No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Manutenção e limpeza de caixa d’água: veja os cuidados básicos

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Manutenção e limpeza de caixa d’água: veja os cuidados básicos

Tempo de Leitura: 5 minutos

Um reservatório limpo e funcional é sinônimo de água boa para consumo

Uma caixa d’água azul tampada. (Foto: Reprodução/G1)

A caixa d’água é um item bem comum nas casas brasileiras. Sua presença é praticamente certa em qualquer canteiro de obras e indispensável em todo projeto de engenharia.

Como peça vital do sistema hidráulico, ela precisa receber uma atenção especial de tempos em tempos. A manutenção, por exemplo, é fundamental para mantê-la sempre operando da melhor forma possível. A limpeza, por sua vez, é realizada para preservar a qualidade da água e a saúde dos moradores da residência.

Mas você sabe como realizar a manutenção e a limpeza da caixa d’água de maneira adequada? Confira algumas dicas a seguir!

Qual é a importância da caixa d’água?

A caixa d’água possui duas finalidades básicas. A primeira, e mais conhecida, é garantir o abastecimento de água quando ocorrem interrupções no fornecimento para reparos ou manutenções nas redes de distribuição.

E você sabia que a peça também ajuda a diminuir a pressão da água que vem da rua? Com isso, ela evita sobrecargas nas tubulações internas e ainda proporciona um consumo mais econômico.

A obrigatoriedade de instalação desse reservatório varia conforme o município, mas geralmente ela é obrigatória — além de ser recomendada para evitar os problemas citados.

Uma torneira preta aberta, com água caindo em uma cuba também preta, instalada sobre um gabinete de madeira.
A caixa d’água é uma importante engrenagem do sistema hidráulico da sua casa.

Por que fazer manutenção e limpeza de caixa d’água?

Caixas d’água são feitas para durar. Entretanto, para que isso se torne verdade, é preciso tomar alguns cuidados, sendo os principais a manutenção e a limpeza.

A manutenção, tanto da caixa, quanto de todo o conjunto hidráulico que a abastece, é necessária para manter todo esse sistema operando em harmonia. Essa é uma prática preventiva, para evitar o surgimento de grandes problemas, como canos estourados, furos na caixa, falta de abastecimento etc.

Já a limpeza de caixa d’água, tão importante quanto a manutenção, é essencial para conservar a qualidade da água. Limo e detritos de areia ou terra podem acabar sendo transportados pelo sistema de abastecimento, acumulando sujeira no reservatório.

Alguns animais encontram na caixa d’água um ambiente apropriado para se instalarem e depositarem seus dejetos ou ovos. Ratos, cuja urina pode transmitir leptospirose, e mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, são alguns exemplos disso. 

Tudo isso contamina a água, aumentando o risco de doenças e infecções. Então, limpar o reservatório periodicamente é uma atitude indispensável, viu?

Um mosquito da espécie Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Quando destampada ou desprotegida, a caixa d’água pode servir de criadouro para insetos.

Cuidados necessários com a caixa d’água

Você já percebeu que para manter a caixa em perfeitas condições e funcionando normalmente, é preciso fazer a manutenção e a limpeza dela, né? Acompanhe abaixo algumas dicas para realizá-las:

Manutenção

Procurar por vazamentos é um bom começo. Você pode verificar o estado da caixa e de todo o encanamento, ver se não estão desgastados ou danificados. Também é importante checar as conexões, conferir se estão bem apertadas. No geral, avalie se há necessidade de trocar algum desses componentes.

Instalar uma proteção contra insetos, especialmente mosquitos transmissores de doenças, é extremamente recomendável. Para isso, existem telas que cobrem toda a abertura da caixa d’água, evitando que os insetos tenham acesso ao interior do reservatório.

É importante lembrar que a caixa deve ser sempre mantida muito bem vedada. A tampa nunca pode estar aberta ou entreaberta, combinado? Como dito, a água contaminada por insetos pode causar problemas para quem entra em contato com ela. 

Visando melhorar ainda mais a qualidade, você pode instalar um filtro contra impurezas. O filtro para cavalete da Astra, por exemplo, é ideal para purificação de água. Ele filtra a água que será utilizada na residência ou no estabelecimento, retendo sujeiras, barro e limo.

Por último, mas não menos importante, verifique a torneira de boia da sua caixa d’água. Ela tem a função de regular o nível de água do seu reservatório e, se estiver quebrada ou com defeito, pode fazer o reservatório transbordar.

As torneiras de boia da Astra são ótimas opções para fazer a troca da antiga que está com defeito. Além disso, a torneira de boia de alta vazão  permite um enchimento mais rápido do reservatório e também é uma boa opção para instalar na sua casa.

Limpeza

Conforme recomendação da Sabesp, a limpeza da caixa d’água deve ser realizada a cada seis meses. Esse cuidado é essencial para garantir a higiene e a qualidade da água armazenada. 

Para te ajudar, montamos um passo a passo de como limpar o reservatório, com base nas informações disponibilizadas pela companhia paulista de distribuição de água. Porém, para um procedimento seguro, é válido ressaltar que o ideal é seguir as instruções do fabricante, combinado?

Passo 1:

Programe-se para fazer a limpeza da caixa d’água. Reserve um final de semana ou mesmo um período de suas férias para realizá-la com calma e de maneira criteriosa.

Passo 2:

Feche o registro de entrada da água para poder esvaziar a caixa. Para isso, use a água durante o dia ou retire-a com baldes. Uma dica aqui é armazenar a água para reutilizá-la na própria limpeza do reservatório ou para lavar o quintal, por exemplo. Antes disso, garanta que não está muito suja e que possa ser reaproveitada.

Esvazie a caixa até ficar com um palmo de água no fundo. Em seguida, tampe a saída de água para evitar seu escoamento completo e para que a sujeira não desça pelo encanamento.

Passo 3:

Com um pano úmido, lave as paredes, o fundo e a tampa da caixa. Não utilize escovas de aço ou vassouras e evite certos produtos químicos, como sabão ou detergente.

Passo 4:

Retire a água da lavagem e a sujeira. Depois, seque o fundo com panos limpos.

Passo 5:

Abra o registro de entrada e deixe o reservatório encher até um palmo de altura, lembrando de manter a saída de água fechada. Após isso, adicione dois litros de água sanitária e deixe agir por duas horas.

Com a ajuda de um balde ou de um borrifador, molhe as paredes e a tampa da caixa com essa solução. A cada 30 minutos, verifique se as paredes estão secas e repita esse processo quantas vezes for necessário, até completar as duas horas. Não use essa água em hipótese alguma!

 É possível ver um fluxo de água caindo, como se estivesse sendo despejado de algum cano ou recipiente.
A água sanitária serve para desinfecção da caixa e das tubulações, visando preservar a qualidade da água.

Passo 6:

Ao fim das duas horas, abra a saída da caixa e a esvazie. Lembre-se de manter o registro de entrada fechado, viu? Abra também todos os chuveiros e torneiras, e acione as descargas, para desinfetar as tubulações.

Passo 7:

Por fim, encha a caixa novamente. Utilize a primeira água para lavar o quintal, o banheiro, as áreas externas, etc. Assim, você elimina qualquer resquício de água sanitária que tenha ficado na caixa ou no encanamento.

Outra dica bastante útil é anotar do lado de fora da caixa a data em que a limpeza foi realizada. Dessa forma, você não vai se esquecer do prazo para realizar a próxima.

Com esse guia em mãos, limpar a caixa d’água será bem mais fácil. Além de higiênica, essa ação ainda evita gastos imprevistos e preserva a saúde de todos que utilizam a água que vem do reservatório.

Entendeu como fazer a manutenção e a limpeza de caixa d’água? Acesse nosso site e veja os melhores produtos para essas tarefas!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro