No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Ferramentas mais utilizadas durante uma construção

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Ferramentas mais utilizadas durante uma construção

Tempo de Leitura: 6 minutos

Possuir materiais adequados para uma obra é imprescindível
para obter bons resultados

A desempenadeira é um dos itens mais importantes em construções, garantindo ótimos acabamentos.

A hora da construção é um momento de muita correria e agitação e, devido a isso, podem surgir diversos problemas. Dessa maneira, possuir os materiais corretos para esse tipo de ocasião é imprescindível!

Durante uma obra, temos que pensar em tudo que vamos utilizar. É preciso se atentar com a qualidade dos produtos, prazos e também nas ferramentas que serão utilizadas. Por isso, é muito importante manter tudo organizado e pensar nos itens que não podem faltar nesta hora.

A seguir, você confere algumas dicas das ferramentas mais utilizadas em uma construção. Com elas você conseguirá  se preparar e não precisará se preocupar durante a correria da obra. Fica a dica!

Desempenadeira

Um dos itens mais comuns em obras é a desempenadeira. Ela é muito utilizada em construções civis para acabamento e alisamento com massa fina, grossa, corrida ou acrílica. São diversos modelos disponíveis, sendo alguns específicos para assentamento de pisos e revestimentos, que  ajudam a melhorar a fixação.

Em lojas de materiais de construção é possível encontrar desempenadeiras de aço, madeira ou fabricadas em plástico resistente – essas possuem pega anatômica e são produzidas em versões com espuma ou estriada na superfície alisadora. Como padrão, são encontradas em formato retangular.

Há também outros tipos disponíveis no mercado, como: desempenadeira para cimento queimado, desempenadeira para grafiato, além de versões mais tecnológicas, como a desempenadeira elétrica. 

A Astra possui diversos tipos de desempenadeiras, cada uma indicada para uma função. Você pode conhecer melhor cada modelo neste artigo do Blog Astra. Aproveite também para conferir as opções disponíveis em nossa Loja Virtual.

A desempenadeira é um dos itens mais importantes em construções, garantindo ótimos acabamentos.

Caixa para massa

A caixa de massa é outro item muito comum em construções, sendo ideal para mistura e transporte de argamassa de rejunte, reboco ou concreto. Ela também é uma ótima alternativa para evitar o desperdício de materiais durante a obra.

É sempre importante utilizar uma caixa de massa com a capacidade correspondente à sua necessidade. Na Loja Virtual da Astra você encontra opções de caixas de 20L e de 30L de capacidade, evitando o excesso e o retrabalho durante a execução da obra.

A caixa de massa também auxilia na mobilidade do material pelo canteiro de obra.

Nivelador e espaçador de piso

Manter o correto espaçamento do piso proporciona um resultado melhor e mais agradável do acabamento. Sendo assim, os espaçadores de piso são muito importantes, pois permitem o alinhamento e assentamento perfeito dos revestimentos. Já os niveladores de piso permitem igualar os  revestimentos do ambiente, diminuindo as possíveis imperfeições no assentamento do piso ou azulejo. Além disso, esses produtos impedem o estufamento do piso e possíveis problemas que isso venha causar na obra.

Para o nivelamento de piso, recomenda-se o uso de todas as peças do sistema: clipes niveladores, cunhas e o alicate universal. Elas formam um conjunto de fácil aplicação, que diminui também o tempo de mão de obra. Além disso, os produtos possuem ótimo custo-benefício. 

Na Loja Astra estão disponíveis os niveladores de piso em 1 mm, 1.5 mm, 2 mm, 3 mm, 4 mm e 5 mm. Antes de comprar consulte na caixa do piso qual o espaçamento ideal para o seu modelo, de modo que evite erros no assentamento.

Aproveite para conferir o artigo com 7 dicas para o assentamento de piso correto, disponível no Blog Astra!

Tomadas e interruptores

Ao pensar em uma construção, deve-se estar ciente sobre a parte elétrica, por isso, escolher os modelos de tomadas que serão utilizados é muito importante.

Utilizar tomadas que seguem a norma da ABNT NBR 14136 é o ideal. As tomadas da Astra estão aptas a esta diretriz. Além disso, são certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e admitem uma tensão máxima de 250V, garantindo mais segurança à rede elétrica.

É sempre importante pensar nos pontos de instalação das tomadas, de modo que evite sobrecarga e a utilização de adaptadores ou benjamins. Uma boa opção é utilizar os modelos com duas ou três tomadas da Astra para ter uma tomada para cada aparelho.

Clique aqui e confira a quantidade de pontos elétricos necessários para cada cômodo da casa! E na Loja Astra, você também encontra diversas opções de materiais elétricos, inclusive uma infinidade de modelos de tomadas e interruptores.

Alt text: Na imagem vemos uma cozinha, com uma parede marmorizada e uma tomada dupla da Astra. Ao lado, temos o porta-detergente, porta-talheres e o rodinho de pia, todos na cor amarela “Solar”.
A  utilização de modelos com duas tomadas é recomendado para ambientes que possuam mais de um aparelho ligado

Disjuntores

Ainda pensando na parte elétrica, os disjuntores são imprescindíveis para o bom funcionamento e segurança do imóvel. Durante a construção, é importante pensar neste item, já que sua função é  evitar curtos-circuitos e acidentes elétricos. Lembre-se que por isso deve ser trocado se apresentar problemas.

A linha de disjuntores da Astra possui modelos tipo DIN em três versões, monopolares, bipolares e tripolares, conforme o número de pólos da instalação elétrica do local. Os produtos são todos certificados pelo Inmetro e seguem as especificações das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dessa forma, você pode escolher o disjuntor de acordo com o número de fases de energia elétrica que vêm da rua para a instalação da residência. Mas não se esqueça, antes de escolher o modelo, procure um eletricista para indicar a melhor versão para sua casa, hein!
Caso tenha dúvidas de como planejar ou fazer as manutenções, confira este artigo em nosso Blog.

Calhas

Pensar na parte hidráulica é outro ponto essencial para uma construção, pois ela é responsável pelo abastecimento, distribuição e escoamento de água no imóvel. Um dos itens que não podem faltar no planejamento de uma obra, são as calhas.

Elas são responsáveis por drenar a água da chuva dos telhados. O sistema é um ótimo aliado para evitar infiltrações, bolhas de umidade e rachaduras nas paredes, além de proteger o chão da erosão causada pela queda d’água.

Escolher o modelo ideal de calha é muito importante. Essa etapa te levará ao modelo ideal para suprir as suas necessidades e também lhe indicar o investimento necessário, dentro do orçamento estipulado.

Em lojas, é possível encontrar calhas fabricadas em diversos materiais, como metal, chapas galvanizadas e até mesmo em PVC – versão que garante maior durabilidade ao sistema. Para entender melhor as diferenças entre elas, confira este artigo em nosso Blog.

Em nossa loja, você pode conhecer a linha completa de calhas de PVC e seus componentes. Confira também o simulador de calhas da Astra e saiba quais peças serão necessárias para montar o sistema em sua residência, assim como a quantidade indicada.

A escolha da calha correta é um ponto essencial para a parte hidráulica e deve-se ter grande atenção a este ponto.

Ralos e grelhas

Por fim, e não menos importante,  é necessário pensar no escoamento da água de todos os ambientes, sejam eles internos ou externos. Essa verificação evitará que poças se formem em locais com quedas de água, por exemplo. Por isso, deve-se utilizar ralos e grelhas.

Os ralos também são importantes para evitar que insetos, pragas e pequenos animais entrem em sua casa. Neste caso, opte por modelos com sistema anti-inseto. Ao procurar por ralos e grelhas no mercado, é muito comum encontrar modelos feitos em inox ou em plástico. Entre estes modelos, estão: ralo seco, ralo sifonado, ralo oculto e ralo de canto.

Portanto, antes de escolher a peça, é importante contratar um especialista para avaliar o ambiente e determinar o melhor modelo para o espaço a ser instalado. Caso tenha dúvidas sobre itens necessários para um bom funcionamento do sistema hidráulico, confira este artigo em nosso Blog.
De modo geral, utilizar as ferramentas e materiais adequados em uma construção é essencial para evitar problemas futuros. Contudo, é sempre importante contar com o auxílio de profissionais especializados, para auxiliar nas escolhas e indicar as melhores opções.

Em nossa Loja, você encontrará uma linha completa de acessórios para construção, além de itens essenciais que complementam as  linhas de hidráulica e elétrica.

Gostou das nossas dicas? Fique de olho em nosso Blog e acompanhe mais leituras como essa! Confira também 9 dicas de como cuidar do seu banheiro e como realizar a instalação correta e segura de tomadas.

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro