Material evita infiltrações causadas pela água da chuva

A imagem mostra um dos tipos de calhas, o de PVC, instalado ao redor do telhado de uma casa. A calha é branca e retangular. Além disso, é possível o forro da parte externa da casa, que também é branco.

Na hora de construir ou reformar é essencial garantir que os melhores materiais serão utilizados, para evitar problemas no futuro. Por isso, vale a pena se atentar às características dos materiais elétricos, hidráulicos, revestimentos, portas, janelas e outros antes de comprá-los.

Um item hidráulico fundamental e que não pode ficar de fora dessa avaliação, é a calha. Ela é responsável por drenar a água da chuva dos telhados. Assim, ela evita infiltrações, rachaduras nas paredes e preserva a pintura externa da casa. 

E você sabia que existem diversos tipos de calhas? Então, avaliar as peculiaridades de cada um é um passo fundamental. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos tudo o que você precisa saber sobre os diferentes modelos de calhas. Confira a seguir! 

Quais são os tipos de calhas e suas diferenças? 

No mercado estão disponíveis quatro tipos de calhas: de PVC, alumínio, aço galvanizado e de aço inoxidável. 

A principal diferença entre esses modelos está no material utilizado. E eles impactam diretamente em algumas características do produto, como a resistência, vedação e o valor. Abaixo, listamos as características de cada um deles.

1. Calhas de PVC

As calhas de PVC são flexíveis, possuem rigidez, baixa rugosidade e boa capacidade de vedação. Além disso, esse tipo de calha possui preço bem acessível

Uma das características do modelo em PVC é que ele não oxida, é bastante durável e resistente a tempestades. Por isso, é ideal para casas nas regiões litorâneas e em locais com alta frequência de chuva.

Outro diferencial desse tipo de calha é que o material possui alguns aditivos em sua formulação que aumentam a resistência à ação do sol, às intempéries e dá mais vida útil ao produto. 

As calhas de PVC fabricadas aqui na Astra, por exemplo, recebem Dióxido de Titânio (TiO2), o que as torna mais duráveis. 

A montagem e instalação das calhas desse material podem ser realizadas facilmente, no estilo Faça-Você-Mesmo. Isso é possível porque os componentes de PVC, como esquadros, joelhos, suportes de fixação e abraçadeiras, já saem prontos da fábrica – o que não acontece com os outros tipos de calhas. 

E para garantir o bom funcionamento das calhas de PVC é importante realizar a limpeza periodicamente. Assim, você evita que alguma parte fique entupida com resíduos, como folhas, e a água possa ser drenada. 

Não há um intervalo exato para fazer essa manutenção. Porém, em locais com alto índice de chuva, é recomendado limpar as calhas a cada seis meses. 

Calhas de PVC unem a durabilidade, facilidade de instalação e custo benefício.

2. Calhas de alumínio

As calhas fabricadas em alumínio são bastante resistentes às intempéries e à maresia. Além disso, o suporte de fixação delas é produzido no mesmo material, o que impede que a estrutura caia em dias de tempestades fortes. 

Se o seu telhado não tem beiral ou não está bem alinhado com o fim da telha, é possível instalar os suportes prolongadores de alumínio. Eles são excelentes para sustentar as calhas, alinhá-las e deixar o telhado ainda mais bonito. 

Um diferencial das calhas de alumínio é que elas podem receber pintura eletrostática. Essa técnica de tintura protege o material e permite deixá-lo personalizado, combinando com a estética da sua casa.

Em geral, essas calhas são feitas sem costuras e articulações, o que impede os desgastes na estrutura. E essa característica também tem outra vantagem: não há necessidade de manutenções. 

Porém, a montagem desse modelo é mais complicada. Diferente das calhas de PVC, a instalação deve ser realizada apenas por profissionais especializados. 

3. Calhas de aço galvanizado

Um dos tipos de calhas muito utilizadas em obras residenciais, comerciais e industriais, é o de aço galvanizado. Um dos principais atrativos desse material é o preço mais acessível que o alumínio. 

Porém, o aço galvanizado possui alto índice de corrosão e não é recomendado instalá-lo em cidades litorâneas. Por essa razão, as calhas desse tipo são menos duráveis que as fabricadas em PVC e alumínio. 

As peças das calhas galvanizadas são produzidas de acordo com a demanda de instalação. Dessa forma, a montagem delas é mais técnica e deve ser realizada apenas por um profissional da área. 

E esse tipo de calha não reage bem à pintura. Então, se você quer pintar o material, o ideal é optar pelos modelos de alumínio ou de aço inoxidável. 

4. Calhas de aço inoxidável

As calhas de aço inoxidável são extremamente resistentes e duráveis. O material não enferruja e o brilho dele é preservado por muitos anos, o que contribui com a estética da sua casa. Por isso, o modelo não exige manutenções periódicas. 

Além disso, o material pode ser pintado com tinta eletrostática. Assim, você pode escolher a cor que mais combina com o seu telhado.

Embora tenha todos esses benefícios, as calhas de aço inoxidável costumam ser de duas a quatro vezes mais caras do que as fabricadas em outros materiais. 

A imagem mostra parte de um telhado, principalmente as calhas instaladas na beiral dele.
Calhas de aço inoxidável são mais resistentes e mais caras.

Qual o tipo de calha ideal para sua casa?

Para não errar na hora de escolher entre os tipos de calhas, é importante considerar alguns aspectos referentes à estrutura da sua casa, estética e condições externas. 

Para garantir que você escolherá o melhor modelo, selecionamos alguns dos principais pontos para se atentar antes de instalar qualquer calha.

Tipo de telhado

Se o seu telhado é de platibanda ou de beiral, as calhas serão o único recurso para o escoamento da água da chuva. Nesse caso, você deve escolher um modelo com grande capacidade de vazão

Outro ponto importante para observar é o comprimento do telhado. Se o da sua casa é muito grande, o valor investido na calha pode ficar bem elevado – dependendo do material escolhido, como o aço inoxidável.

Além disso, pensar na estética do seu telhado é importante antes de escolher o modelo de calha. Se você quer unir o bom custo-benefício à beleza, pode optar pelas calhas de PVC da Astra. 

Diferente da maior parte dos modelos disponíveis neste material, as fabricadas aqui não são como os canos PVC. Todas elas possuem formato retangular, o que contribui com o design do telhado. 

A imagem mostra uma calha retangular branca, fabricada em PVC. Ela está instalada na parte de madeira abaixo do telhado.
Calhas de PVC da Astra são opções em conta, duráveis e esteticamente bonitas.

Condições climáticas da região

As condições climáticas da sua região são essenciais para avaliar qual modelo de calha é o mais adequado para sua casa. 

Altos níveis de chuva, por exemplo, exigem modelos de calhas com maior capacidade de vazão e de escoamento. Por isso, é fundamental considerar a frequência de chuvas no local em que você mora. 

E se a sua casa é na região litorânea, você deve optar por um material resistente à maresia e à corrosão, como as de PVC, alumínio e aço inoxidável. 
Outro fator para se atentar é a arborização na área da sua residência. Ter muitas árvores por perto facilita que folhas e galhos fiquem acumulados na calha, o que atrapalha no escoamento da água. Para evitar que isso aconteça, você pode instalar um anti-folha no bocal de saída das calhas.

A imagem mostra o interior de uma calha de PVC branca. Na área de saída da água, há um objeto cinza que barra a passagem de folhas.
A Anti-folhas evitam entupimento das saídas de água das calhas.

Fator econômico

Quanto você pretende gastar com as calhas também é um fator para avaliar antes de escolher o tipo ideal para a sua casa.

Se você quer um modelo mais barato, pode optar pelas calhas de aço galvanizado. Porém, não se esqueça que a durabilidade delas é menor, pois estão sujeitas à corrosão e isso pode levar a gastos futuros.

E se você não quer gastar tanto, mas deseja qualidade, a melhor opção é optar pelas calhas de PVC ou de alumínio. 

As calhas de aço inoxidável são mais caras, mas bem duráveis. Então, se você não está preocupado com o valor, elas vão atender à sua necessidade. 

Gostou de conhecer as diferenças entre os tipos de calha? Saiba também sobre os benefícios de instalar o ralo oculto na sua casa!