Técnicas facilitam na hora de empacotar e transportar os objetos

A imagem mostra algumas caixas de papelão no centro de uma sala, que parecem ser utilizadas para organizar uma mudança de casa. Da esquerda para a direita, há duas caixas de papelão pequenas, uma sobre a outra. Ao lado delas, há outra caixa maior, que está com a tampa semiaberta. Ao fundo é possível ver uma janela de vidro desfocada, que possui a estrutura metálica branca.

A mudança de casa deixa muitas pessoas animadas. Porém, organizar todos os itens da residência é uma tarefa que demanda tempo e paciência – o que pode ser um problemão para bastante gente.

Para facilitar a organização, existem algumas técnicas que permitem empacotar todos os seus pertences e transportá-los para a nova residência com praticidade. 

Se você quer organizar a mudança da melhor maneira, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Para te ajudar, separamos seis dicas que vão agilizar essa tarefa. Confira a seguir!

1. Não deixe para organizar a mudança de casa na última hora

Começar a organizar a mudança de casa apenas alguns dias antes é o primeiro erro que muitas pessoas cometem. Pode não parecer, mas você tem mais coisas em casa do que imagina e vai perceber quando for tirar tudo dos armários.

Se você pretende se mudar no próximo mês, o ideal é iniciar a arrumação com quatro ou três semanas de antecedência. Com esse tempo, você consegue selecionar com calma o que vai ou não para a casa nova. 

E sabe aqueles itens que você não usa com tanta frequência, mas que não podem ficar de fora da mudança? Guarde-os primeiro! 

Assim você evita empacotar objetos essenciais para o dia a dia, desorganizar as caixas e ter que arrumá-las novamente.

Então, para garantir que a mudança ficará bem arrumada, não deixe para começar a organizá-la faltando apenas uma semana, tá bom?

2. Utilize caixas para guardar os objetos da mudança

Antes de tirar tudo do lugar, é importante que você tenha onde guardar seus objetos para não deixá-los espalhados pela casa. Para essa tarefa, separe caixas grandes que vão acomodar seus objetos. 

As caixas de papelão ajudam bastante nessa tarefa. Você pode pedir algumas, que seriam destinadas à reciclagem, em supermercados e lojas. 

No entanto, nem sempre é possível encontrar caixas grandes e em bom estado. Nesses casos, você pode comprar caixas de papelão em lojas que vendem embalagens. 

Outra opção para guardar e organizar os seus objetos é com o uso de caixas plásticas. Elas são excelentes na hora de transportar a mudança da sua antiga casa para a nova, pois o plástico é mais resistente e impermeável, diferente das de papelão. 

Dessa forma, você pode realizar a mudança sem se preocupar com a conservação dos seus pertences, mesmo em dias de chuva e se o transporte for realizado em uma caminhonete aberta. 

No mercado, você encontra opções de caixas de plástico em diversos tamanhos. Com isso, fica mais fácil guardar todos os enfeites, itens de cozinha, sala, quartos, banheiros e outros cômodos. 

E as caixas plásticas com tampa comercializadas aqui na Astra são ótimas para organizar a sua mudança de casa, sabia? 

Com capacidade de 50 litros, as tampas são dobráveis e possuem um sistema que permite empilhar uma sobre a outra – o que otimiza o espaço e facilita o transporte.

Um benefício de utilizar as caixas plásticas na organização da mudança é que você consegue reaproveitá-las. É possível usá-la para guardar sapatos, brinquedos, ferramentas e até mesmo montar uma composteira doméstica.  

3. Selecione o que vai para a casa nova

A faxina nos armários na hora de começar a organizar a mudança de casa é essencial para evitar levar para a nova residência aqueles itens que você não usa há um bom tempo, mas que mantém guardados. 

Então, antes de começar a empacotar os seus objetos de decoração, roupas e produtos de beleza, se pergunte duas coisas: há quanto tempo eu não uso isso? Ainda vou precisar desse item?

Após isso, separe o que não tem mais utilidade e deve ser descartado, ou os objetos que podem ser reaproveitados e doados.

Para facilitar a faxina no guarda-roupa, você pode utilizar um cesto para roupas sujas para armazenar as peças que não usa mais. Assim, fica fácil identificar quais calças, blusas e camisas serão destinadas à doação. 

No armário do banheiro ou na penteadeira, você pode encontrar frascos de produtos que ficaram esquecidos por bastante tempo e passaram da validade. E deixar um saco de lixo ou uma lixeira grande por perto ajuda a descartar todos esses itens. 

Para não levar objetos estragados para a casa nova, é interessante avaliar o estado de conservação de seus itens de utilidade doméstica, como o organizador de talheres, porta-sabonete, porta-escovas de dentes e outros. Se eles estiverem deteriorados, descarte-os corretamente e substitua-os por novos antes da mudança. 

Você pode usar essas dicas para todos os objetos da sua casa, independente do cômodo, e analisar o que vale a pena ou não levar na mudança para a casa nova. 

4. Limpe todos os objetos antes de guardá-los

Limpar ou lavar o que será transportado para sua casa nova é outra atitude que deve ser adotada por quem deseja deixar a mudança de casa ainda mais organizada e prática.

Embora pareça algo simples, quando você for guardar seus objetos na casa nova não será necessário lavar um por um. Por isso, não se esqueça de limpar alguns itens antes de encaixá-los. 

Essa dica vale para os enfeites do rack da sala, porta-retratos, espelhos decorativos, porta-objetos dos quartos, tapetes, cortinas, capas de almofadas e os demais objetos da sua casa que estão precisando ser higienizados.  

 A imagem mostra uma mãe e um filho em uma sala. A mulher é branca, tem cabelo castanho-escuro liso, na altura dos ombros. Ela está em pé e ajusta o quadro de robôs na parede. O olhar dela está voltado para o menino, que está sentado no chão e brinca com alguns trenzinhos. Ao lado esquerdo do menino, há duas caixas plásticas pretas empilhadas. Na de cima, que está aberta, é possível ver um ábaco de madeira.
Antes de guardar quadros e outros itens decorativos, elimine toda a poeira deles.

5. Embale os itens frágeis

Para evitar que objetos frágeis se quebrem durante o transporte, é importante embalá-los corretamente. Você pode utilizar folhas de jornal ou plástico bolha para embrulhar os pratos, taças, enfeites de vidro.

Também é interessante guardar tudo o que pode quebrar em uma mesma caixa e identificá-la como frágil. Assim, as pessoas responsáveis pelo transporte da sua mudança vão tomar mais cuidado quando forem guardar esses itens. 

6. Separe os objetos de acordo com o cômodo

Depois de separar as caixas, selecionar o que vai para a casa nova, limpar os objetos e embalar o que é frágil, é hora de começar a empacotar todos os objetos. 

Para deixar toda a mudança organizada, a dica é utilizar a mesma caixa para guardar objetos de cada cômodo. Dessa maneira, você não terá tanto trabalho para encontrar os objetos quando for arrumar os itens na casa nova.  

Quando for encaixotar os itens da cozinha, por exemplo, você pode guardar os pratos, copos, taças e recipientes de vidro em uma mesma caixa. Em outra, guarde as panelas, potinhos de plástico e os demais itens de cozinha. 

Para transportar os talheres com praticidade, uma boa opção é utilizar os organizadores com tampa. Assim, os garfos, colheres e facas ficam em um único lugar e não sujam durante a mudança. 

E na hora de arrumar as caixas com os itens dos quartos, utilize uma mesma caixa para empacotar roupas de cama, cobertores, travesseiros. 

Os organizadores de talheres também podem ser utilizados para guardar bijuterias, pincéis de maquiagem, lápis e itens de costura. Então, você pode usá-los para transportar os itens com facilidade. 

Na organização das suas roupas, utilize as malas de viagem para não ocupar tanto espaço nas caixas. E se você tiver malas de rodinhas, ficará ainda mais fácil de carregá-las na mudança de casa.  

Para deixar tudo bem arrumado, o ideal é que você utilize essa organização de caixas em todos os cômodos. E ao finalizar, não esqueça de colar uma fita adesiva sobre cada caixa e escrever o que está guardado nela. 

Com essa atitude ficará mais fácil desempacotar cada item e a mudança de casa não será uma tarefa tão árdua. 

Gostou do conteúdo de como organizar a mudança de casa e precisa de dicas para decorar seu novo lar? Confira em nosso blog