Elegância e conforto são algumas das características desse estilo

A imagem mostra uma sala de estar bem ampla, com as cores usadas na decoração minimalista. Nela, é possível ver um sofá de canto branco, uma mesa de centro branca, um rack que pega a parede direita toda, uma TV fixada na parede e um armário branco em cima dela. Também é possível ver, ao fundo, uma porta de correr envidraçada.

O estilo de decoração minimalista é ideal para deixar sua casa com um toque elegante, moderno e ainda organizar os ambientes. Não é à toa que tem se tornado cada vez mais uma tendência.

No minimalismo você utilizará apenas os objetos que são essenciais para compor o estilo dos espaços da sua casa. Além disso, as cores mais neutras, como branco, preto e cinza, são muito comuns nas residências com essa decoração.

Quer saber mais sobre o estilo de decoração minimalista e como adotá-lo na sua casa? Separamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira a seguir!

O que é o estilo de decoração minimalista?

O minimalismo é um movimento que vai além da decoração da casa, sabia? Ele surgiu na década de 60, com manifestações artísticas e culturais que visavam excluir todo tipo de excesso.

Com o tempo, foi se transformando e ganhou espaço em outras áreas, como a decoração. Porém, o objetivo se mantém o mesmo: ter apenas o que é indispensável.

É por isso que a decoração minimalista elimina o excesso de objetos decorativos, organiza a casa, deixa o ambiente funcional e com mais espaço.

E com o uso de cores neutras e formas geométricas é possível deixar a residência com uma sensação de conforto. Por isso, o estilo minimalista é ideal para quem deseja uma casa ainda mais aconchegante.

Por que adotar o estilo minimalista?

Adotar a decoração minimalista traz alguns benefícios que vão além da sensação de conforto nos ambientes.

Como esse estilo prioriza o uso de itens essenciais, o ambiente fica mais organizado. E isso também contribui para a praticidade no dia a dia, pois os objetos ficam dispostos nos locais que você mais os utiliza.

Os poucos objetos decorativos e móveis também facilitam na hora da limpeza da casa. Assim, você consegue tirar a poeira dos enfeites e mover a mobília para limpá-la sem muito esforço. 

A elegância é outro benefício do estilo minimalista. Mesmo com poucos móveis, e sem gastar demais, os cômodos da sua casa ficam com um ar mais sofisticado.

E as cores claras, essenciais na decoração minimalista, contribuem bastante com a iluminação natural dos cômodos. Por isso, você pode aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia.

Quatro dicas para adotar a decoração minimalista

1. Escolha apenas os objetos que são fundamentais para o dia a dia

O primeiro passo para ter uma decoração minimalista na sua casa é selecionar o que você realmente precisa para o dia a dia. Com essa análise, você consegue eliminar os pertences que não têm utilidade e deixa os cômodos da sua casa mais espaçosos, o que ajuda na sensação de conforto.

Lembre-se que, no minimalismo, menos é mais. E para te ajudar a identificar o que é fundamental para o dia a dia, listamos abaixo os objetos e móveis que ajudam na praticidade dos cômodos.

Banheiro

O gabinete da pia é um item indispensável no banheiro. Você pode aproveitar o espaço superior dele para colocar um difusor de ambientes, o toalheiro de bancada,  o porta-escovas de dentes e o porta-sabonete líquido.

A escova sanitária e o porta-papel higiênico são outros itens que não podem faltar no banheiro, né? Então pode incluí-los na lista de coisas essenciais.

E utilizar nichos embutidos ou cantoneiras na área do chuveiro permite organizar os produtos de higiene pessoal, como shampoo, condicionador, sabonete e cremes. Por isso, eles também podem ser considerados fundamentais no ambiente.

Com esses itens, você pode unir o útil ao agradável: decorar o ambiente, organizá-lo e deixar tudo mais funcional.

A imagem mostra parte de um banheiro. Nele, é possível ver três nichos brancos embutidos na parede, um em cima do outro, com um pequeno espaçamento. Também é possível ver, no lado direito, a área do box.
Nichos embutidos podem ser usados para decorar e organizar objetos na área seca do banheiro e na do chuveiro.

Sala de estar

Nesse cômodo, você pode considerar como itens indispensáveis o sofá, o rack, o suporte da TV e um tapete que vai contribuir na decoração.

E se você gosta de plantas no interior da casa, pode utilizar algumas para deixar a sala com um toque delicado e vivo.

Quartos

A cama e o guarda-roupa são fundamentais para todos os quartos. No entanto, você também pode considerar a mesinha de cabeceira como essencial para organizar livros, remédios e até mesmo colocar uma luminária. 

Além disso, para quem precisa trabalhar ou estudar em casa, pode incluir a escrivaninha e uma cadeira confortável na lista de indispensáveis para esse cômodo.

Cozinha e sala de jantar

Na cozinha e sala de jantar, você pode incluir os armários, a mesa e eletrodomésticos, como geladeira, panela elétrica, liquidificador e outros.

Não se esqueça das utilidades domésticas, que deixam o cômodo decorado, organizado e funcional. O cesto de frutas e o escorredor de louça aramados, os porta-talheres e as lixeiras discretas, por exemplo, podem ser muito bem utilizados para compor a decoração minimalista.

2. Utilize cores neutras

As cores neutras não podem ficar de fora de uma casa com o estilo minimalista. Por isso, se você quer decorar o seu lar dessa maneira, deve pensar na paleta de cores dos ambientes.

Paredes decoradas

É comum que a maior parte das paredes seja pintada com tinta branca. Se você quiser destacar algum ponto, como atrás do suporte de TV, um aparador, ou espelho, pode utilizar o tom cinza, uma das cores do ano de 2021.

O cimento queimado também pode ser utilizado em toda a decoração minimalista e deixam os cômodos ainda mais sofisticados. E ele é uma ótima solução para as paredes que precisam de um destaque.

Outra opção para decorar as paredes da sua casa é o revestimento 3D. Como ele possui formas geométricas, é possível deixar o ambiente mais confortável.

Os modelos de revestimentos 3D comercializados aqui na Astra são vendidos em placas brancas e podem ser instalados facilmente. E você pode pintá-los com as cores neutras que deseja, no estilo Faça-Você-Mesmo.

A imagem mostra um quarto. Nele, há uma cama de casal ao centro. Na parede atrás dela há revestimentos 3D brancos, que formam origamis. Também é possível ver um espelho oval com led na parede à esquerda da cama.
Revestimentos 3D destacam a parede e deixam os ambientes mais elegantes.

Tons neutros em todos os móveis e objetos

Além de pensar nas cores das paredes, também é interessante utilizar tons neutros nos móveis. Na cozinha, por exemplo, você pode optar por armários brancos, cinzas ou pretos.

No banheiro, você pode instalar um gabinete de vidro para deixar esse ambiente com um toque elegante e minimalista. Aqui na Astra você encontra algumas opções, como o Gabinete Chopin Elegance.

Fabricado todo em vidro e com uma cuba de encaixe, ele é ótimo para não acumular muitos produtos na bancada do banheiro. Além disso, você pode escolher o modelo que possui a cuba preta para decorar o ambiente com cores neutras.

Se o seu banheiro é pequeno ou se você não deseja ocupar muito espaço com a pia, o gabinete Mini Chopin é uma ótima opção para deixar o ambiente com a decoração bem minimalista.

Esse modelo também é produzido em vidro e possui uma cuba de semiencaixe. Ele está disponível com cuba transparente ou preta. Além disso, ele pode ser instalado em banheiros que precisam de acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas.

A imagem mostra, em destaque, um gabinete de vidro, com detalhes pretos, instalado em um banheiro com paredes e pisos brancos. Ao fundo, também é possível ver uma banheira branca.
Gabinete Chopin Elegance dá um toque moderno ao banheiro minimalista.

3. Aposte em espelhos para compor a decoração

O espelho é um ótimo aliado da decoração minimalista. Além de ser funcional, ele ajuda a deixar sua casa ainda mais elegante e cria uma sensação de amplitude nos espaços.

Você pode utilizar espelhos grandes e retangulares, que vão do chão ao teto, no quarto ou no closet. Nos espaços menores, vale apostar em espelhos redondos, que ficam centralizados na parede.

Uma das tendências na decoração minimalista é o espelho Athos, que é sustentado por uma alça. O modelo comercializado aqui na Astra está disponível em 40 ou 60 centímetros de diâmetro.

Você também pode escolher entre as cores preto e marrom para a alça e o acabamento do espelho. Assim fica fácil de combinar o objeto com o estilo minimalista da sua casa.

E se você prefere utilizar espelhos sem moldura para decorar a sua casa, pode gostar dos modelos da nossa Linha Flora. Todos possuem formas geométricas e contribuem esteticamente para diversos espaços do seu lar. 

A imagem mostra um espelho oval, pendurado em uma parede branca por meio de uma alça marrom. Abaixo dele, há um móvel preto, com pequenos enfeites.
Espelhos dão sensação de amplitude ao ambiente e podem ser usados para decorar diversos cômodos.

4. Pense no ambiente todo

Mesmo que o estilo minimalista tenha como objetivo deixar apenas o essencial em cada ambiente, não significa que você não pode utilizar enfeites na sala, quarto, banheiro e em outros cômodos.

No entanto, é importante prestar atenção na quantidade de objetos decorativos. Com a ajuda de nichos e prateleiras, por exemplo, você pode deixar os objetos de decoração mais espaçados e organizados.

Os modelos de nichos quadrados vendidos pela Astra são ótimas soluções para decorar e organizar cômodos como o quarto. Ele pode ser usado para guardar livros, enfeites, porta-retratos e outros objetos.

Com todas essas dicas sobre decoração minimalista é possível tornar os cômodos mais funcionais e elegantes. Tudo isso com apenas os itens fundamentais para o dia a dia.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre decoração? Confira em nosso blog!