A imagem mostra uma caixa, aparentemente feita de palha. No interior dela, da esquerda para a direita, é possível ver um porta-escovas de dente, um porta-sabonete líquido, um porta-sabonete em barra e dois potes multiúso. Todos eles são de plástico vermelho. Além deles, há duas toalhas brancas, dobradas em forma de rolinho. A caixa está em cima de uma superfície branca. Esses itens de utilidade doméstica são bem comuns em listas de chá de casa nova.

Fazer um chá de casa nova tem se tornado uma prática cada vez mais comum. E não é por acaso: essa festa ajuda bastante quem está prestes a morar sozinho ou quem vai se casar

Nesse período de mudança é comum gastar muito com a compra de eletrodomésticos, móveis, objetos do dia a dia e de decoração.

Por essa razão, montar uma lista de presentes com os utensílios mais em conta, mas que são indispensáveis, permite economizar um bom dinheiro. 

Cada item presenteado por familiares e amigos é uma forma de contribuir para o enxoval e criar uma lembrança afetiva. 

E para garantir que a sua lista de chá de casa nova ficará bem completa, separamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira a seguir!

Itens essenciais para a lista de chá de casa nova

Quando falamos de presentes para a mobiliar a casa, muitos pensam em luxo e se esquecem dos itens básicos.

Lembre-se: a lista de presentes de casamento é bem diferente da comumente usada em chás de casa nova. 

Para essa comemoração, coloque em suas sugestões os objetos mais baratos e fundamentais. Pense em itens como potes para a cozinha, baldes, porta-sabonetes e outros. 

Utilize o papel ou o bloco de notas do celular para escrever todos os objetos que pretende ganhar e não se esquecer de nada. Quando finalizar, peça ajuda de familiares e amigos para conferir se não falta nenhum objeto importante para cada cômodo. 

Cozinha

Esse é, sem dúvidas, o cômodo mais recheado de itens para presentear uma pessoa que está mudando de casa.

Não deixe de fora da sua lista de chá de casa nova os pequenos acessórios de cozinha, como abridor de latas e garrafas, saca-rolhas, espremedor de alho e ralador. 

Lembre-se também do que você vai precisar para cozinhar e acrescente-os à lista. Ganhar colheres de pau, tábua para cortar carne e legumes, escorredor de macarrão e de arroz, panelas e frigideira, vai te ajudar bastante.  

Você pode incluir nas suas sugestões de presentes os clássicos conjuntos de pratos, copos, xícaras e talheres. 

Não se esqueça que o escorredor de louça é muito útil para o dia a dia e coloque-o na lista de chá de casa nova também.

Na imagem, é possível ver a área da pia de uma cozinha. Em cima do mármore, da esquerda para a direita, há um escorredor de louças, uma tábua de corte, um porta-esponja, com espaço para colocar detergente, e uma lixeira. Todos eles são roxos.
Utilidades domésticas para cozinha, como escorredor, tábua, lixeira de pia e potes multiuso, facilitam bastante o seu dia a dia.

Os pequenos potes plásticos, tigelas de diversos tamanhos e conjuntos de sobremesa também precisam estar na sua lista de sugestão de presentes. 

Objetos como peneiras, formas para bolo e jarras de suco também são mais que necessários no cotidiano. Então, pode colocá-los na lista! 

Para deixar a cozinha sempre limpa e organizada, inclua nas sugestões de presente as lixeiras de pia e de chão

Também vale a pena listar os organizadores de talheres com tampa. Eles são excelentes para manter garfos, facas e colheres sempre limpos e no lugar certo.

Se no seu novo lar o botijão de gás fica aparente, é interessante pedir uma capa plástica para ele. Além de escondê-lo e contribuir com a estética, ela o protege de intempéries, como ferrugem. 

Lavanderia

Colocar objetos de lavanderia na lista de presentes do seu chá de casa nova pode até te causar um pouco de estranheza. Porém, não deixe de pedi-los, tá bom? 

Afinal, baldes, bacias, pás de lixo, vassoura e rodo são essenciais para a limpeza no dia a dia – e ótimos presentes para quem está se mudando. 

Para manter a organização do cômodo, coloque em sua lista potes multiúso para guardar o sabão em pó, caixas plásticas de diferentes tamanhos, cestos de roupa e prendedores

Não se esqueça que os varais de chão, de teto, ou multiúso também são indispensáveis. Por isso, vale a pena inseri-los nas suas sugestões de presentes para a casa nova. 

A imagem mostra a lavanderia de uma casa. No lado esquerdo da imagem, há um cesto de roupas e um tanque branco. Também é possível ver uma pá de lixo e um balde dentro de uma bacia. Eles são brancos e estão bem perto do tanque. Na parede do lado direito da imagem, é possível ver a parte superior de um armário cinza. Em cima dele, há um pote transparente com sabão em pó e um porta-prendedores.
Baldes, bacias, pá, potes para sabão e para guardar prendedores são ótimas opções de presente para quem está se mudando.

Banheiro

Os objetos de utilidade doméstica para o banheiro também são ótimas opções de presente. 

Na sua lista, coloque os itens para armazenar produtos de higiene, como saboneteiras e porta-escovas de dentes. 

Também vale a pena pedir objetos para a organização de maquiagens e cosméticos do dia a dia. Nesse caso, as caixas plásticas e organizadores vão te ajudar bastante! 

E não se esqueça de incluir nas suas sugestões de presentes os objetos fundamentais para manter o ambiente limpo, como lixeiras e escovas sanitárias

Além disso, é interessante pedir kits de toalhas para banho, de rosto e tapetes para o banheiro

Na imagem um cesto de roupa vermelho aparece na frente de uma porta marrom. Em cima dele há itens de organização de banheiro na cor bege, todos os itens estão envolvidos por um laço vermelho.
 Cesto de roupas e porta-objetos são itens que não podem ficar de fora dos presentes para a casa.

Quarto

O quarto é um ambiente que pede aconchego. Então, inclua na sua lista jogos de cama, com lençóis, fronhas e colchas. Também vale a pena pedir almofadas, cobertores e tapetes. 

Esses são itens que se você ganhar mais de um, será ainda melhor. Assim, fica fácil trocá-los periodicamente para lavar. 

Decoração

Itens decorativos também são excelentes opções para pedir como presente, ainda mais para aqueles amigos ou convidados que conhecem bem o seu gosto. 

Você pode optar por pedir tapetes para diferentes cômodos, cortinas e peças decorativas. 

E objetos como quadros, relógios, espelhos, vasos, difusores ou bombonieres de vidro também contribuirão para a decoração do lar.

A imagem mostra uma sala de estar. Da esquerda para a direita, há um sofá branco. Na parede acima dele, é possível ver um quadro marrom. No canto direito da imagem, há um aparador marrom com o tampo de vidro. Em cima dele, há pequenos objetos decorativos na cor marrom. E na parede acima do aparador, é possível ver um espelho.
Espelhos, quadros e almofadas decorativas também podem estar na lista de chá de casa nova.

Prepare o convite para o chá de casa nova

Após montar a lista com tudo o que você precisa para o seu lar, é hora de preparar os convites para o chá de casa nova. 

Faça uma lista com todos os convidados e selecione algumas sugestões de presentes para cada um deles no convite. Com essa atitude, é possível evitar ganhar itens repetidos ou que os objetos essenciais fiquem de fora. 

Se você deseja enviar o convite por WhatsApp, uma boa opção é criá-lo em sites como o Canva, que possui modelos editáveis. 

Nele, você consegue mudar informações como a data, local e os presentes recomendados. Assim, fica fácil chamar todas as pessoas queridas para a sua festa. 

Gostou das dicas para fazer sua lista de chá de casa? Conheça a nossa linha completa de utilidades domésticas e veja todas as opções de presentes para o seu lar!