No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Como organizar o banheiro: confira 9 dicas indispensáveis

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como organizar?

Como organizar o banheiro: confira 9 dicas indispensáveis

Tempo de Leitura: 5 minutos

É preciso se atentar em vários detalhes para manter o banheiro organizado de forma prática e duradoura 

A imagem mostra um banheiro dividido em dois ambientes. A área de banho possui porcelanato em tons amadeirados instalados no chão e na parede, além de dois ganchos de parede, um vazio e um com roupão, um banco com toalhas em cima e a frente, uma parede com suporte e chuveiro instalado. O espaço à frente possui revestimento marmorizado, uma pia no mesmo tom e acessórios de parede, além de uma bacia sanitária na cor preta.

Os banheiros são cômodos muito utilizados no dia a dia, não é mesmo?! Nesses espaços,  realizamos os cuidados de higiene pessoal, nos arrumamos e também tomamos aquele banho relaxante após um dia cansativo. 

Por ser uma parte bem específica da casa, o acúmulo de objetos e produtos é muito comum na correria da rotina. Por isso, manter o cômodo organizado pode ser uma tarefa desafiadora, se não for estabelecido um planejamento prévio. 

A seguir, você confere um artigo repleto de dicas sobre como planejar e organizar  de forma regrada, para evitar problemas futuros, facilitar a limpeza e ainda deixar seu banheiro ou lavabo ainda mais elegante! 

Separe e classifique os objetos e produtos

Por ser um espaço muito utilizado para a higiene pessoal, diversos produtos e objetos são deixados no banheiro. Muitas vezes, utilizamos mais de uma marca para um único produto, e assim, o acúmulo de embalagens deixa o ambiente desorganizado

Para começar uma boa organização, o essencial é separar todos os produtos, olhar a validade na embalagem e separar quais são usados com frequência e quais podem ser descartados. 

Também é importante lembrar que o banheiro é um ambiente úmido e alguns produtos não são recomendados para esse tipo de local, podendo, inclusive, estragá-los. Um exemplo são os perfumes, esses devem ser mantidos em locais longe da luz, para não acelerar o processo de oxidação.

Outra dica interessante é separar os artigos de acordo com sua categoria, como: cuidados com a pele, produtos para cabelo, cosméticos de beleza etc. Esses itens podem ser organizados em cestos plásticos.

Aproveite a área do espelho

É muito comum que os espelhos, normalmente em cima do lavatório, sejam acoplados em armários.

Essa área merece uma atenção especial, já que além de ficar em destaque, também pode ser usada para guardar e organizar os itens de uso frequente, como escovas de dentes, creme dental, enxaguante bucal, cotonetes, algodões etc.

Os armários plásticos aqui facilitam na hora da limpeza, já que o material de fabricação proporciona uma superfície lisa. Com um pano úmido é possível resolver grande parte do problema.

O importante é manter os itens limpos, organizados e com acesso rápido para o dia a dia. 

Na imagem temos uma parede de azulejos cinzas e armário com espelho embutido, também com duas toalhas rosto penduradas. Abaixo, uma bancada de madeira com cuba de apoio branca em formato quadrada, e junto, alguns acessórios como um porta-escova, bandeja de madeira e vaso com uma pequena planta.
Nos armários fixados à parede, armazene apenas os itens mais usados.

Organize a bancada e garanta praticidade

Na bancada, o ideal é sempre manter a praticidade. Disponha alguns objetos de forma ordenada, para facilitar na hora do uso. Nesta situação, a dica é fazer a escolha pensada de cada acessório que irá compor o espaço.

Além de ajudar na organização, os itens deixam o ambiente ainda mais elegante e sofisticado. Porta-escovas, porta-sabonete líquido e toalheiro de bancada são só alguns dos exemplos que atendem essa necessidade. 

Você também pode utilizar bandejas ou organizadores para dispor esses itens de forma separada, deixando apenas os objetos necessários.

Em uma bancada de madeira estão uma cuba e acessórios fabricados em concreto, uma planta decorativa ao lado e acima, um espelho redondo, com moldura assimétrica. Ao fundo, podemos ver a parte interna do box, com parede de ladrilhos.
Uma bancada com itens essenciais garante uma decoração ampla e clean.

Utilize gabinetes para otimização do espaço

Os gabinetes, ou armários de bancada, são ótimos aliados na hora da organização. Eles evitam o acúmulo de itens em cima da pia (ajudando a armazenar os produtos sobressalentes), fazendo uma espécie de estoque.

Mas também é importante atentar-se à disposição dentro do móvel, não adianta desobstruir uma área para sobrecarregar outra, hein!

Usar organizadores e cestos é uma ótima forma de fazer a organização nesse espaço, sem perder a praticidade e deixando tudo ao alcance das mãos.  

Nas gavetas, por exemplo, você pode deixar produtos que não podem entrar em contato com a umidade, como secador, chapinha e barbeador. Também é um excelente local para deixar o kit de primeiros socorros, para ter fácil acesso em caso de acidentes domésticos. Fica a dica!

Prateleiras e nichos como soluções práticas

Outra forma de otimizar os espaços e deixar o ambiente mais harmonioso é usar as paredes, instalando prateleiras ou nichos. São produtos práticos e de fácil limpeza, que ajudam a dispor os objetos de maneira visual, sem comprometer com o espaço útil e o fluxo do ambiente. 

Você pode posicioná-los no encontro entre duas paredes, ou até acima do vaso sanitário. Assim, você poderá deixar dispostos itens como o papel higiênico, toalhas limpas, artigos de limpeza ou até mesmo itens decorativos.

Na imagem temos uma parede com porcelanato com veios cinzas, um sanitário fixado e acima duas prateleiras com objetos decorativos. Ao lado, um espelho redondo com gabinete de vidro e uma cuba embutida, contendo um toalheiro com uma toalha verde pendurada no suporte. As duas paredes restantes contêm revestimentos 3D branco, com fitas de LED na conexão à parede central.
Utilize as paredes vazias a seu favor, instalando nichos ou prateleiras.

Utilize as paredes vazias a seu favor 

Ainda atrelando ao uso das paredes, temos a sugestão de uso de ganchos/cabides e outros suportes. São excelentes opções para pendurar toalhas e roupões, por exemplo.

Mas é importante se atentar à distância entre uma peça e outra, principalmente no caso de roupas de banho úmidas, para evitar a proliferação de microorganismos, mofo e até o mau cheiro. 

Outra dica é usar um gancho para cada membro da família, para diferenciar as toalhas de banho. Isso por ser feito por meio de cabides únicos ou com um cabide triplo, como o da Astra Conceito. No caso das toalhas de rosto, também existe a opção de toalheiro de bancada

Se você mora de aluguel ou não quer danificar a parede com perfurações, outra solução é usar acessórios que possuem fixação por meio de ventosas. Na Loja Virtual da Astra você encontra uma linha completa, aproveite para conferir!

Nicho de embutir como opção de organização

Um jeito de aproveitar bem o espaço e ainda ganhar um local extra é utilizar nichos de embutir. Ele pode ser instalado dentro ou fora do box, e usado para depositar produtos diários ou até itens de decoração.

Na imagem está um box de vidro com parede de azulejos creme com veios amarelos, junto a um nicho de embutir branco com duas embalagens de produtos mais um sabonete.
Nichos de embutir são excelentes para aproveitar o espaço e organizar os objetos. 

Organize também os itens dentro do box

O box é um quesito a parte na organização do banheiro. Muitas das dicas anteriores podem ser usadas, mas é preciso dar uma atenção especial a essa parte. Geralmente, o espaço nessa área é bem limitado, então é muito importante deixar apenas os produtos realmente usados

Normalmente, cada membro da família tem seus objetos pessoais nessa área, então pode-se usar um nicho para cada ou separará-los em bandejas ou compartimentos plásticos, para facilitar o uso.

Para quem não gosta de perfurar a parede, aqui os acessórios com ventosas também são válidos. Confira o catálogo e a ampla variedade de itens com essa facilidade aqui.

Garanta um banheiro acessível a todos!

O banheiro já costuma ser um ambiente muito escorregadio e, para pessoas com mobilidade reduzida, se torna ainda mais perigoso se não forem tomadas medidas protetivas. Escolher um revestimento antiderrapante – ainda na fase de projeto – é muito importante.

Além disso, para necessidades especiais, podem ser tomados outros cuidados. Barras de apoio próximas ao box ou do vaso sanitário são essenciais, assento sanitário elevado e tapete antiderrapante são algumas das precauções que podem ser tomadas.

A linha de acessibilidade da Astra oferece esse e outros produtos para atender a demanda. 

É necessário se atentar aos detalhes para tornar o banheiro um ambiente seguro para todos.

Seguindo as dicas acima você deixar seu banheiro organizado de uma forma simples e elegante, mas é importante manter a ordem. Por isso, sempre que utilizar um produto, guarde-o no local correto, e lembre-se de manter a limpeza em dia.

Você encontra mais conteúdos como esse no Blog Astra!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro