No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Sistema hidráulico: produtos necessários para uma boa funcionalidade

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Sistema hidráulico: produtos necessários para uma boa funcionalidade

Tempo de Leitura: 6 minutos

Alguns materiais são imprescindíveis para manter o bom funcionamento e evitar o surgimento de problemas futuros

Uma mão branca aparece segurando ajustando um sifão preto fosco da Astra embaixo de um gabinete de vidro.

A construção de um imóvel – residencial ou comercial – requer atenção em diversos aspectos, entre eles a parte hidráulica. Porém, para entender sobre a funcionalidade destes produtos é preciso muita pesquisa e atenção.

O sistema hidráulico de uma construção é responsável por todo o abastecimento de água do imóvel, desde a distribuição até o escoamento da água para o esgoto. Sendo assim, já imagina-se a importância de manter esta parte do imóvel em bom funcionamento, realizando sempre os reparos necessários.

Muitas vezes, esse sistema é deixado em segundo plano, entretanto, ela é uma parte essencial no desenvolvimento de uma obra. Realizar um projeto hidráulico, definindo cada ponto de entrada e saída de água – por onde passarão as tubulações – e a localização da caixa d’água permitirá uma maior qualidade e um trabalho com mais precisão.

Mas cuidado! A utilização incorreta de materiais hidráulicos pode comprometer e trazer problemas ao imóvel, necessitando de reparos futuros. Dessa forma, é sempre importante compreender quais os tipos de produtos hidráulicos que sua casa deve ter e qual se encaixa melhor para cada situação.

Confira a seguir algumas dicas de itens para a construção e manutenção de um sistema hidráulico:

Sifões

O sifão é responsável por evitar o mau cheiro em pias, tanques e lavatórios. Ele realiza a conexão entre a válvula (ralo) e a tubulação de água.

Porém, não basta somente colocar o sifão, a instalação deve ser feita de maneira correta, de modo que a curvatura faça a devida sifonagem – gerando um acúmulo de água na parte baixa do cano, evitando o retorno de odores desagradáveis. .

Este é um produto hidráulico muito fundamental, pois a peça está presente em diversos ambientes, como banheiros, lavabos, cozinhas e ambientes externos.

Entender o funcionamento do sifão é primordial para saber qual o modelo ideal para a sua instalação: sanfonado, rígido, com copo, flexível ou articulado. Além disso, os sifões podem ser encontrados em material plástico ou metal.

Em um banheiro encontra-se instalado um sifão na cor preta, abaixo de um gabinete de vidro preto. A parede segue o estilo marmorizado. Ao lado, encontra-se uma folhagem decorativa.
O sifão é um dos itens mais importantes na hora de pensar na parte hidráulica de uma casa.

Caixa sifonada

Indicada para o escoamento de água e recebimento de dejetos em banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas. A  caixa sifonada desvia a água para a rede de esgoto, sendo essencial para o projeto do sistema hidráulico de uma casa ou prédio.

A peça fará a conexão entre as várias tubulações de esgoto do imóvel, com o intuito de evitar o vazamento de mau cheiro e gases para dentro do ambiente.

Mas lembre-se, é necessário fazer a manutenção e a limpeza periódica da caixa sifonada, para evitar um possível entupimento pelo acúmulo de resíduos. Outro ponto importante é saber a medida correta da caixa sifonada para a sua necessidade.

A Astra possui quatro medidas diferentes de caixas sifonadas, e cada modelo conta com respectivas quantidades de entradas para tubulação. Clique aqui para conferir!

Anel de vedação

O anel de vedação – como o nome já diz – possui a função de vedar a saída de água dos vasos sanitários à saída de esgoto, de modo que não ocorra vazamento de gases e odores indesejados. A peça realiza o preenchimento do espaço entre o vaso e o tubo de esgoto.

O anel é fabricado em borracha butílica, sendo um produto maleável, antibacteriano e que não resseca, além de contar com aroma floral. Entretanto, além de utilizar o anel de vedação, também é necessário realizar a instalação correta e manter a manutenção periódica da rede de esgoto.

Na Astra você encontra dois modelos: com ou sem guia. O primeiro auxilia no posicionamento correto do vaso sanitário, facilitando a instalação. Já o segundo, possui a mesma função, porém necessita de mais cuidado na hora de posicionar o anel. No Blog Astra você encontra um artigo completo para te ajudar a escolher o melhor anel de vedação.

Ralos e grelhas

Muitos já sabem, mas a função do ralo é simples, o escoamento da água, porém este item requer atenção na escolha do melhor tipo e modelo para cada ambiente.

Outra importância dos ralos (junto às grelhas) é evitar que insetos, pragas e pequenos animais entrem em sua casa. Essa barreira é garantida por meio de grelhas que possuem sistema anti-inseto – disponível em diversos modelos da Astra.

Atualmente, é muito comum encontrar uma variedade de ralos no mercado, feitos em inox ou em plástico. Dentre os modelos, estão: ralo seco, ralo sifonado, ralo oculto, ralo de canto e ralo linear.

Portanto, antes de escolher a peça, é importante avaliar o ambiente em que ele será instalado, para que não ocorra problemas posteriormente.

Manter a limpeza dos ralos também é essencial para evitar o entupimento, com isso, a escolha do ralo ideal pode oferecer mais facilidade na hora de realizar a limpeza. Confira na Loja Astra os modelos de ralos disponíveis.

Engate flexível

O engate flexível é um produto de extrema importância na hora de pensar na parte hidráulica de uma construção. A solução está presente em diversos ambientes, como lavatórios, pias, em sistemas de descarga, entre outros.

Este item, juntamente com o sifão, realiza a condução da água, sendo o primeiro responsável pela entrada e o segundo pela saída, respectivamente.

Na imagem aparecem um sifão articulado cromado e um engate flexível prateado, instalados na parte inferior de uma cuba/gabinete de vidro.
Os engates flexíveis que compõem o sistema hidráulico possuem diversas opções de tamanhos e cores/acabamento na Astra.

Bolsa Excêntrica

Outro produto ideal é a bolsa excêntrica, um produto que permite a alteração do ponto de instalação da bacia sanitária e possibilita um deslocamento de até 27 mm.

A solução foi pensada para casos de instalações feitas incorretamente, de modo que não precise realizar grandes mudanças na tubulação do banheiro.
Outro ponto importante é que ela pode ser utilizada no momento da troca de uma bacia com  válvula de descarga para uma com a caixa acoplada (para garantir o espaçamento necessário entre a parede e a caixa.

Mas lembre-se, você deve estar atento e verificar se o deslocamento será suficiente para a instalação. Fica a dica!

Uma imagem 3D mostra a instalação de uma bolsa excêntrica na bacia sanitária.
A bolsa excêntrica permite a instalação da bacia sanitária, evitando grandes reformas no banheiro.

Torneira de boia

A caixa d’água é indispensável em qualquer construção. Dessa maneira, manter os seus componentes sempre em bom funcionamento é essencial.

Um desses itens são as torneiras de boia, fabricadas em alumínio ou latão, responsáveis por  controlar o enchimento de reservatórios, como as caixas d’água.

A torneira de boia é importante, pois realiza o fechamento da alimentação de água após atingir o nível do tanque, impedindo que a caixa d’água transborde. Aproveite para conferir um outro artigo do Blog Astra sobre as funcionalidades da torneira de boia.

Manter a preservação da boia é importante, pois impede que o nível de água não sobreponha o corpo da torneira. Caso este fator aconteça, está na hora de realizar a troca do componente.

Na Astra você encontra o modelo de alta vazão, que garante o enchimento mais rápido do reservatório.

Uma caixa d'água cortada, na cor azul, mostra uma torneira de boia de alta vazão da Astra em funcionamento. A caixa está cheia de água.
O modelo garante uma melhor performance no enchimento de caixas d’água.

Sistema hidráulico

De modo geral, manter a parte hidráulica de qualquer construção em dia é primordial para garantir o bom funcionamento e evitar o surgimento de problemas!

Fazer um projeto adequado; realizar a manutenção periódica; utilizar os itens corretos e contar com o auxílio de profissionais especializados também complementam na qualidade e desempenho desta parte do seu imóvel. Fica a dica!

Estes foram apenas alguns dos produtos necessários para manter um sistema hidráulico em bom funcionamento. Em nossa loja, você encontra uma diversidade de itens para este e muitos outros setores.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas tenham te ajudado. Fique por dentro do nosso Blog e acompanhe mais leituras como essa!

Veja também outras dicas, como os cuidados necessários para preservar uma casa de temporada e descubra qual o melhor anel de vedação para o seu vaso sanitário.

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro