No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Qual o melhor anel de vedação para vaso sanitário?

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

O que é ou para que serve?

Qual o melhor anel de vedação para vaso sanitário?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Entenda a importância dessa peça para o seu banheiro!

Vista parcial de um banheiro, com um vaso sanitário branco, de assento sanitário e tampa pretos, em destaque. De um lado, uma lixeira preta; do outro, um tapete preto e um gabinete branco, com alguns acessórios e toalhas, também nas cores branco e preto. O piso e o revestimento do banheiro são brancos.

O banheiro é um dos ambientes mais utilizados da casa. Justamente por isso, situações desagradáveis, como uma bacia sanitária com vazamento ou o retorno dos gases do esgoto não são bem-vindas.

E esses são só alguns dos problemas por não saber qual o melhor anel de vedação para vaso sanitário.

Para te ajudar a solucionar esse problema, separamos as principais informações sobre o anel de vedação para vaso sanitário. Dessa forma, você vai poder escolher o que melhor atende às suas necessidades. Acompanhe a seguir!

O que é um anel de vedação para vaso sanitário?

O anel de vedação é um objeto utilizado para unir e vedar a saída de água da sua bacia sanitária ao sistema de esgoto. Ele é o responsável pelo bloqueio do mau cheiro que pode vir dali.

Um bom anel de vedação para vaso sanitário é composto por borracha butílica, resina sintética, carga inorgânica, pigmento inorgânico, óleo mineral e antioxidante.

Essa composição garante a boa maleabilidade do anel, facilitando sua instalação e aumentando a eficiência da vedação.

 Esse anel é o que preenche o espaço entre o vaso sanitário e o tubo de esgoto. Sabendo qual o melhor anel de vedação para o seu vaso sanitário, dificilmente haverá vazamento de gases e dejetos no seu banheiro.

O anel de vedação é aquela peça invisível, cuja função é essencial para o bom funcionamento do vaso sanitário.

Evitando vazamentos no vaso sanitário

A função mais básica do anel de vedação para vaso sanitário é impedir o vazamento da água da bacia. Por conta das suas características, ele segura a água do vaso sanitário e a leva até o sistema de esgoto, onde será tratada.

Uma má instalação também pode causar problemas. Isso acontece quando o anel de vedação é mal posicionado, impedindo a passagem da água e provocando os vazamentos na sua bacia sanitária.

Uma dica para avaliar a necessidade de trocar o anel de vedação é verificar se há água na base da sua bacia sanitária. Isso pode indicar que o encaixe do anel de vedação não está perfeito ou que a bacia sanitária está solta.

Um erro muito comum cometido pelas pessoas nesses casos é rejuntar em volta da base que está no chão ou aplicar silicone. No entanto, é importante dizer que essas soluções não funcionam a longo prazo e podem até causar infiltrações no seu banheiro.

Caso a troca do anel de vedação já tenha sido realizada e a sua bacia sanitária continue apresentando vazamentos, busque um profissional. Só ele conseguirá identificar a causa do problema e orientar a melhor solução.

Ilustração de um banheiro com o piso preto. Há um vaso sanitário branco, com a parte de baixo transparente, onde é possível ver o anel de vedação. Também há uma pia em concreto , com alguns acessórios abaixo dela, ao lado do vaso.
Vazamentos podem ser indícios de que é hora de trocar o anel de vedação.

Vantagens de ter um bom anel de vedação para vaso sanitário

Na hora de escolher o melhor anel de vedação, considere marcas de qualidade, reconhecidas no mercado e com boa reputação entre os consumidores.

O anel de vedação da Astra conta com características importantes para um bom funcionamento. Veja os diferenciais da nossa peça:

  • Possui aroma floral: que ajuda a combater o mau cheiro no banheiro.
  • Feito com borracha butílica: essa composição na fabricação evita o ressecamento do seu anel de vedação;
  • Tem flexibilidade: essa característica permite a moldagem conforme o formato da saída em que o anel de vedação está sendo instalado.

Tipos de anel de vedação

Para escolher um anel de vedação, é importante conhecer os modelos disponíveis. Na Astra, você encontra dois modelos: com ou sem guia. Confira a seguir as diferenças entre esses dois tipos e aprenda a escolher o melhor anel de vedação para o seu vaso sanitário:

Anel de vedação com guia plástica

A guia do anel de vedação auxilia no posicionamento correto do vaso sanitário em relação à saída de esgoto. Isso deixa a instalação ainda mais prática.

Anel de vedação sem guia plástica

Funciona da mesma maneira que o modelo com guia. Entretanto, precisa de um cuidado maior na hora de ser posicionado em relação à saída de esgoto para uma instalação de sucesso.

Imagem de um anel de vedação com guia plástica da Astra na cor azul.
A guia plástica é muito útil para alinhar corretamente o anel de vedação.

Qual é o melhor anel de vedação para vaso sanitário?

Atualmente, os materiais mais utilizados nos anéis de vedação de qualidade são borracha butílica e PVC reciclados.

Os anéis de vedação da Astra são fabricados em borracha butílica, o que evita ressecamentos.

Além disso, a flexibilidade desse material permite que eles se moldem ao formato da saída em que serão instalados. Assegurando, assim, a vedação total entre o vaso sanitário e o tubo de esgoto.

Quando trocar o anel de vedação?

É muito difícil ter que trocar um anel de vedação para vaso sanitário. Geralmente, ele pode durar entre vinte e trinta anos, ou até mais, dependendo da qualidade do material escolhido.

Porém, existem alguns motivos para uma troca precoce do anel de vedação:

  • Obras ou reformas;
  • Troca da bacia sanitária;
  • Ressecamento do anel de vedação;
  • Mau odor ou vazamento no vaso sanitário.

No entanto, eles possuem validade e é importante sempre se atentar às orientações do seu fabricante. Normalmente, a validade de um anel de vedação para vaso sanitário é de cinco anos após a data de fabricação.

Vista parcial de um banheiro, com um vaso sanitário branco em destaque, uma lixeira vermelha de um lado, um suporte para revistas e papel higiênico do outro, e um tapete vermelho à frente. O piso do banheiro é branco, o revestimento também é branco, mas com alguns ladrilhos coloridos, e há um papel de parede nas cores branco, vinho e preto, com a silhueta de uma cidade.
A vida útil de um anel de vedação pode ser bem extensa.

Como instalar um anel de vedação para vaso sanitário

Agora que você já sabe qual o melhor anel de vedação para vaso sanitário, é hora de aprender algumas técnicas para a sua instalação.

Antes de instalar o seu anel de vedação, certifique-se de que ele está bem encaixado na saída de esgoto. Essa etapa é fundamental para uma boa instalação. Agora, acompanhe o passo a passo de como fazer a vedação correta:

  1. Deixe o tudo de saída de esgoto rente ao piso, cortando a sobra de PVC;
  2. Marque corretamente a posição da furação, para que a saída da bacia sanitária fique centralizada com o tubo de esgoto;
  3. Fure o piso conforme as especificações de fixação;
  4. Retire o papel de proteção do anel;
  5. Retire a proteção que ainda está no seu anel de vedação;
  6. Limpe o piso e coloque o vaso sanitário conforme a marcação feita, ou seja, centralizado na saída de esgoto;
  7. Pressione o vaso contra o piso para acomodar o anel de vedação, garantindo a vedação completa;
  8. Fixe o vaso ao solo utilizando os parafusos de fixação;
  9. Pronto! Instalação concluída com sucesso.

Na hora de escolher o anel de vedação para vaso sanitário, sempre considere um bom material e utilize as peças adequadas na instalação. Assim, você evita maiores problemas no futuro.

Descobriu qual é o melhor anel de vedação para vaso sanitário? Confira em nosso site esses e outros materiais que podem ser usados em seu projeto hidráulico!


Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro