Antes de começar o quebra-quebra, é importante se atentar a alguns detalhes para não enfrentar muitos problemas

Um banheiro visto de cima, que representa uma reforma de banheiro. Da esquerda para a direita há um vaso sanitário branco, uma banheira e um box de vidro transparente. Também há um gabinete branco com acabamento em mármore claro.

Fazer uma reforma de banheiro para repaginar o ambiente, deixá-lo mais bonito e solucionar alguns problemas, pode deixar muitas pessoas empolgadas e um pouco preocupadas com a mudança.

Quem já vivenciou uma reforma em casa sabe que essa tarefa costuma ser trabalhosa e é possível que aconteçam alguns perrengues na obra. Por essa razão, algumas pessoas acabam adiando a restauração se ela não for urgente.

Porém, quando surge uma infiltração, vazamento de água ou problemas na rede elétrica, é essencial solucioná-los o mais rápido possível e não tem para onde fugir.

Você sabia que existem alguns truques que permitem deixar a reforma de banheiro mais fácil e menos estressante?

Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar grandes perrengues na obra. Confira a seguir!

O que preciso fazer antes de começar uma obra?

O planejamento é fundamental para evitar contratempos durante a reforma do banheiro. Nessa etapa, é importante se preparar para as partes mais burocráticas e para as de construção.

Então, lembre-se de considerar o seu orçamento para pagar os profissionais essenciais para a obra, como construtores, engenheiros civis e arquitetos.

Também é importante definir tudo que deseja mudar no banheiro e quais itens de construção não podem ficar de fora dessa repaginação do ambiente.

Para garantir que você não se esquecerá de nada importante, listamos quatro pontos para prestar atenção antes de começar a obra. 

1. Estipule um orçamento

Quando o assunto é construção, temos a sensação de que o orçamento vai estourar no final, né? Para que isso não aconteça e você não tenha dor de cabeça com a reforma, o planejamento é fundamental.

Antes de começar a obra, defina seu orçamento. Pense em quanto você está disposto gastar e qual é o valor máximo que pode investir nessa reforma de banheiro.

Inclua nesta estimativa uma previsão de gastos com materiais, mão de obra e energia. Lembre-se de estipular um valor maior do que realmente vai gastar para ter um dinheiro reserva em casos de imprevistos com a obra.

Uma mão de uma pessoa branca segura uma caneta sobre um papel branco. Com a outra mão ela pressiona a tecla de uma calculadora preta.
Para não gastar mais do que o orçamento estipulado para a obra, é importante ter um dinheiro guardado para casos de emergência.

2. Crie o projeto do ambiente

Elaborar um projeto para a reforma de banheiro vai garantir que o ambiente fique do jeito que você deseja e essa atitude é primordial para quem quer evitar erros.

Com a ajuda de um arquiteto ou projetista você consegue ter noção do que é possível realizar, ou não, no espaço.

Se há problemas estruturais, como infiltrações, vazamentos ou risco de curtos circuitos, o profissional vai pensar nas mudanças que podem solucioná-los com a segurança exigida.

Outra vantagem de criar um projeto para o seu banheiro é que ele ajuda a decorar e a deixar o ambiente mais funcional. Nele, o arquiteto pode pensar em composições elegantes que combinam com o seu estilo e com os outros ambientes da casa.

3. Contrate profissionais especializados

Encarar uma obra com profissionais sem especialização, ou sozinho, pode ser bem difícil e gerar gastos extras.

Por isso, se você não quer perrengues na reforma de banheiro, é importante contratar profissionais qualificados, como eletricistas, encanadores e azulejistas para chegar ao resultado que você deseja com a reforma de banheiro.

Nessa etapa, é interessante pesquisar bons profissionais na sua cidade e até mesmo pedir indicações de pessoas que fizeram reformas recentemente. Com isso, você evita dores de cabeça com a obra.

4. Compre os materiais necessários

Com o projeto finalizado, o orçamento definido e os profissionais contratados, é hora de adquirir os produtos que você vai precisar para reformar seu banheiro.

Para não se esquecer de nada, faça uma lista com todos os itens necessários. Você também pode consultar sites de materiais de construção, que ajudam bastante neste processo.

Não se esqueça de pesquisar os produtos em lojas diferentes. Assim, você consegue comparar o preço, avaliar o custo-benefício dos materiais e ver no que é possível economizar para não estourar o orçamento.

Passo a passo da reforma de banheiro

As reformas de banheiro costumam ser bastante trabalhosas e exigem atenção especial para a parte hidráulica, elétrica, acabamento e decoração. Pensando nisso, separamos alguns pontos que você não pode deixar de lado:

Hidráulica

Pensar no sistema hidráulico é o primeiro passo para iniciar a reforma de banheiro, pois ele é responsável pelo abastecimento, distribuição e escoamento de água nesse ambiente.

Para as tubulações e encanamentos, é primordial escolher o diâmetro determinado para cada item da obra. A saída de água da pia do banheiro, por exemplo, deve ter 40 mm ou 50mm, essa definição depende da região onde o imóvel está localizado. Já a saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central precisa ter 100 mm.

Também é necessário utilizar as tubulações próprias, além de analisar sua resistência e o fluxo de água quente ou fria.

Vale checar se o anel de vedação da bacia sanitária e o sifão estão em bom estado, para evitar que os maus cheiros provenientes do esgoto retornem.

Nessa etapa da reforma de banheiro, é necessário verificar também se há necessidade de adaptações. Se você quer mudar o vaso sanitário de lugar, esse é o momento!

A bolsa excêntrica foi desenvolvida para alterar o ponto de instalação da bacia sanitária e possibilita deslocar a instalação em até 27 mm. Ela é ideal em casos de instalações feitas com medidas incorretas e que precisam de ajuste sem fazer grandes mudanças na tubulação de esgoto.

Além disso, ela pode ser utilizada no momento de troca de uma bacia com válvula de descarga para uma com a caixa acoplada. Porém, é importante verificar se o deslocamento proporcionado pela bolsa excêntrica Astra será suficiente.

Um vaso sanitário branco aparece instalado sobre um piso cinza. Abaixo dele há uma bolsa excêntrica encaixada no piso.
A bolsa excêntrica possibilita o perfeito acabamento entre o vaso sanitário que tem a caixa acoplada à parede.

Sistema elétrico

Cuidar da parte elétrica dos cômodos da sua casa, principalmente do banheiro, é pensar na segurança dos moradores da residência. Por isso, evite economizar nos itens de elétrica e escolha materiais de qualidade e certificados.

Um item de segurança elétrica que não pode ficar de fora da sua obra é o disjuntor. Para evitar sobrecarga no sistema, lembre-se de instalar os tipos corretos.

Toda vez que a corrente exigida pelos aparelhos do banheiro for superior à suportada pela fiação, esse item será desarmado.

Cabos, fios e eletrodutos serão muito utilizados na reforma de banheiro. Fique atento às normas, como a NBR-5410, para garantir que os fios estejam de acordo com a corrente elétrica utilizadas pelos equipamentos.

Instalar um interruptor pode ser suficiente para o banheiro, mas cheque esse quesito com o eletricista responsável pela obra. Para facilitar o seu dia a dia, você pode escolher um modelo que possui uma tomada de 20 amperes para uso de secador de cabelo, chapinha ou barbeador elétrico.

Além disso, será necessário inserir um passa fio para instalar uma ducha elétrica no ambiente e garantir os banhos quentes.

A iluminação também é um ponto que não pode ser esquecido durante a reforma.  O banheiro é um dos cômodos que mais pede uma boa iluminação, pois a luz branca é indispensável para garantir clareza e trazer visibilidade ao espaço. 


Por essa razão, opte por lâmpadas LED para garantir alta eficiência e maior economia de energia. Isso também vale para luminárias e espelhos que contam com iluminação.

O melhor é prever todas as necessidades das atividades cotidianas, que exigem instalações elétricas, antes de finalizar a obra. Assim, será possível evitar retrabalhos futuramente.

Alguns itens de elétrica aparecem sobre uma superfície laranja. Dentre eles, há tubos amarelos e laranja, tomadas e interruptores brancos, caixas de energia amarelas, fios pretos, disjuntor e resistência elétrica.
Um bom sistema elétrico residencial supre as necessidades dos moradores, segue os padrões de segurança e economiza energia.

Acabamento

Escolher o acabamento do banheiro vai impactar diretamente na decoração do ambiente – e no seu orçamento. Por isso, pense em quais revestimentos serão usados para o chão e paredes da área seca e do box.

Se você deseja que seu banheiro fique com um aspecto relaxante, é interessante apostar em modelos mais discretos.

Para quem quer fugir do tradicional e ter um banheiro mais moderno, uma boa opção é optar por acabamentos coloridos.

Se o foco da sua reforma de banheiro é trocar o piso todo, vale a pena dedicar mais tempo para escolher corretamente o ideal.

Lembre-se que o banheiro é um ambiente úmido e muitas vezes escorregadio. Por essa razão, é importante considerar investir em pisos antiderrapantes.

Para os revestimentos de parede, é importante que o material seja resistente à umidade. Dessa forma você pode usá-los na área interna do box e na área seca para dar uma sensação de beleza e sofisticação ao ambiente todo.

Uma cuba de apoio preta aparece sobre uma bancada de mármore branco. Ao fundo, há uma parede com revestimento 3D branco e um espelho hexagonal.
Revestimentos do banheiro devem ser resistentes à umidade.

Decoração

A decoração do banheiro pode deixá-lo mais bonito, aconchegante e funcional no dia a dia. Assim, não pode ficar de fora da sua reforma.

Pense em detalhes como o modelo da cuba que mais combina com o ambiente, em nichos embutidos que podem ser instalados na área do box e na área seca, espelhos e gabinetes.  

Você pode finalizar a decoração com tapetes, cortinas, acessórios de bancada e outros itens necessários. Não se esqueça de combinar os tons desses objetos com o seu banheiro.

Pense na instalação de uma banheira

Muitas pessoas sonham em ter uma banheira, mas antes de comprar uma, é necessário observar alguns detalhes, pois não são todas as residências que podem ter uma.

Uma banheira branca instalada em um local com piso claro. Ela está cheia de água e ao seu redor há algumas toalhas.
Banheiras são itens de relaxamento perfeitos em um banheiro, mas antes de instalar uma é necessário checar a estrutura da construção. 

Uma banheira com água pode sobrecarregar a estrutura da casa e prédio, pois ela pode chegar a pesar em média 300 quilos quando está cheia.

Por isso, é necessário verificar os limites de carga que a edificação pode receber e consultar um profissional antes de instalar uma banheira

Você pode aproveitar a elaboração do projeto arquitetônico e pedir para o arquiteto ou projetista avaliar se o cômodo poderá ou não comportar essa peça.

Com todos esses detalhes em mente e no papel, com certeza sua reforma de banheiro será um sucesso e não terá grandes perrengues.

Já sabe quais produtos escolher para a sua obra? Confira o preço desses e outros produtos no site da Astra!