No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Tipos de sifão: como evitar mau cheiro na pia

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Qual a diferença...

Tipos de sifão: como evitar mau cheiro na pia

Tempo de Leitura: 5 minutos

Por ser uma peça importante para o funcionamento do lar, é preciso se atentar na hora de escolher o modelo ideal de sifão

Pia de vidro com cuba embutida em um gabinete de vidro, com detalhes metálicos. Ao lado esquerdo da pia, há um vaso preto com plantas.

O sifão é uma peça fundamental para o funcionamento do lar, mas poucas pessoas percebem isso no dia a dia. 

O item é importante para o escoamento da água de lavatórios, pias de cozinha e tanques. Ele funciona como um fecho hídrico, atuando no controle de odores e entradas de insetos nos lares e estabelecimentos. 

No mercado, existe uma grande quantidade de modelos e peças com algumas variações. Como cada um é ideal para uma situação, é importante saber suas principais diferenças. 

Por isso, neste artigo separamos as principais informações sobre os tipos de sifão, como é o funcionamento de cada um e sua importância como fecho hídrico. Acompanhe!

O que é fecho hídrico?

O fecho hídrico é uma barreira no sifão responsável por evitar que os gases com mau cheiro vindos do esgoto subam até o ambiente. Ele também é responsável por impedir a entrada de insetos. 

Não sabe onde fica o fecho hídrico? Dê uma olhada no espaço embaixo da pia da cozinha ou do banheiro, pois é lá que o processo acontece!

Três desenhos ilustrativos sobre o processo de sifonagem. No primeiro, um sifão em S; no segundo, em U; e no terceiro, um sifão com copo. Abaixo de cada desenho, há uma imagem real do produto.
A água retida na curva do sifão é responsável pelo processo de sifonagem, que evita a passagem dos gases de mau cheiro e dos insetos.

A principal função do sifão é drenar a água e levá-la até a tubulação do esgoto. Porém, parte dessa água fica armazenada no interior da curvatura da peça. É essa quantidade acumulada que recebe o nome de fecho hídrico.

O fecho hídrico também está presente em peças sanitárias. Em vasos, mictórios, ralos e caixas sifonadas, possuem os desconectores, que cumprem a função de impedir que o mau cheiro do esgoto chegue ao ambiente. 

Tipos de sifão

O sifão é responsável por transportar e reter a água, além de prevenir vazamentos. Para isso acontecer, ele precisa estar bem rosqueado, vedado e posicionado corretamente, viu?

Além disso, existem diversos tipos de sifão, cada um com sua especificação, para atender as demandas hidráulicas da forma necessária. Veja alguns exemplos abaixo:

Sifão sanfonado

Perfeito para pias de cozinha e banheiros, o sifão sanfonado é flexível e versátil. Ou seja, a peça pode ser estendida em várias direções, facilitando seu uso e auxiliando na correção de desalinhamentos na hora da instalação.

Curva de pia pedra vista de baixo, sendo apoiada por uma estrutura de metal. Ligando a saída da pia à parede está um sifão sanfonado universal metalizado.
Versatilidade é a palavra-chave desse tipo de sifão.

Sifão universal

Já o sifão universal adapta-se a qualquer saída de válvula de pia e nas mais variadas entradas de tubulação de esgoto. Seus diferentes comprimentos são suficientes para suprir os problemas de instalação presentes em residências.

Esse é o modelo ideal para, praticamente, todas as ocasiões, sem gerar dor de cabeça ao usuário em relação à compatibilidade. Além disso, corrige também possíveis desalinhamentos e impede o retorno do mau cheiro da tubulação de esgoto. 

Porém, caso ele não encaixe corretamente na válvula, você pode utilizar um adaptador para sifão. Essa peça torna o sifão compatível com todas as válvulas de mercado

Sifão duplo/triplo

Esse tipo de sifão tem as mesmas qualidades do sifão sanfonado. Seu grande diferencial está na capacidade de captar mais de uma saída simultaneamente

Ele é ideal para áreas de serviço e locais de uso coletivo, com mais de uma cuba. Para esses casos, você encontra três opções disponíveis aqui na Astra, uma delas é o sifão duplo com copo.

Sifão flexível 

Feito sempre na cor branca e com plástico maleável, o sifão flexível tem curvatura única, em formato de U ou S. Ele é bem resistente, porém não permite que se faça ajustes na instalação.

Uma grande vantagem deste produto é a facilidade de limpeza, devido à sua maleabilidade. Ela permite a desobstrução do sifão com apenas alguns apertos em seu corpo.

Sifão articulado

O sifão articulado é mais rígido, porém permite a correção de desalinhamentos entre a tubulação e a saída de água do ralo. Aqui na Astra, você encontra um kit de sifão cromado e válvula click.

Um gabinete de vidro vermelho, com partes metálicas, está fixado a uma parede preta. Abaixo dele está um sifão articulado da Astra metalizado, evidenciando o sistema de sifonagem.
A articulação de alguns modelos possibilita a correção de pequenos desalinhamentos entre a pia e a tubulação na parede.

Sifão rígido

Diferente do modelo flexível, o sifão rígido é composto por um tubo reto, sem curvaturas, com um copo acoplado à sua estrutura, que é responsável pela sifonagem. É importante ressaltar que, nesse caso, a estrutura do esgoto deve estar alinhada com a pia

Na hora de escolher entre esse modelo e o sanfonado, podem surgir dúvidas sobre qual é o melhor. Por isso, na Astra você também encontra uma junção dos dois: o sifão sanfonado com copo

Tipos de materiais

Além dos vários tipos de sifão que podem ser encontrados no mercado, existem opções fabricadas em diversos materiais e acabamentos.

Antes de comprar qualquer um, é necessário avaliar a sua necessidade e o melhor acabamento da peça. Assim, ela também poderá agregar valor à decoração do seu imóvel. Confira os principais tipos de materiais:

Cromado e metalizado

Fabricados em plástico resistente, os sifões cromados e metalizados passam por processos técnicos específicos que conferem um acabamento ainda mais atrativo à peça. Através de uma “tinta”, as peças ganham um aspecto semelhante ao metal.

Plástico

Mesmo sendo muito resistentes, esses modelos requerem uma demanda maior de cuidado e manutenção para prolongar a vida útil da peça.

Em sua maioria, os modelos são brancos, mas se você está buscando opções diferenciadas que agregam à decoração, veio ao lugar certo! No portfólio da Astra, há outras opções de cores, como o sifão sanfonado preto.

A peça é produzida inteiramente em matéria-prima preta, garantindo a coloração sem descascar ou perder a tonalidade. Lindo, não é mesmo?

Metal e inox

No mercado, é possível encontrar outros materiais de fabricação. Metal e aço inox são alguns dos exemplos de peças que podem ser encontradas em lojas de materiais de construção. 

Em um banheiro, está um gabinete de vidro na cor preto — o gabinete de vidro William da Astra — e abaixo dele um sifão também na cor preta. A parede ao fundo é revestida com azulejo que remete ao mármore.
O novo acabamento apresentado pela Astra no sifão universal agrega ainda mais valor à peça, possibilitando a inserção do modelo em decorações neutras.

Como fazer a manutenção do sifão?

Com as portas do gabinete abertas, uma pessoa branca segura um sifão também branco para instalá-lo na cuba. Uma cuba branca de semi-embutir está sobre uma bancada de mármore, junto a acessórios na parte superior.
 A limpeza frequente do sifão garante uma maior durabilidade da peça, evitando também o entupimento de pias e lavatórios.

Para manter seu sifão sempre funcional e higienizado, é importante fazer uma limpeza mensal. Assim, você consegue remover o acúmulo de sujeira do interior da peça.

Para isso, basta desacoplar o sifão com cuidado e realizar a limpeza em um tanque, por exemplo. Use detergente e água — pode ser morna, para auxiliar na retirada da gordura. 

Ah, para que o efeito almejado seja alcançado, lembre-se de não usar a pia por um bom tempo antes de tirar o sifão da tubulação, combinado? 

Além da limpeza, é importante ficar atento ao momento de trocar a peça. O vídeo a seguir te ensina o passo a passo para uma troca correta da peça:

Outro detalhe para prestar atenção são os períodos longos em que a casa fica sem ninguém, como as viagens. Ao voltar, o mau cheiro será evidente. Isso ocorre porque a água do fecho hídrico evapora e permite a passagem dos gases do encanamento.

Por isso, o ideal é sempre manter as válvulas das pias e tanques tampadas, assim como os ralos e o vaso sanitário. 
Gostou das dicas e aprendeu a diferenciar os tipos de sifão? Confira todas as opções disponíveis em nosso site!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro