No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Tipos de ralos para o banheiro: saiba como escolher o ideal

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Qual a diferença...

Tipos de ralos para o banheiro: saiba como escolher o ideal

Tempo de Leitura: 7 minutos

A peça é fundamental para o ambiente e você deve analisar todos os detalhes para instalar o melhor

Um ralo de banheiro redondo branco da Astra aparece em um piso quadriculado cinza molhado. Esse é um dos tipos de ralos para banheiro.

Durante a construção ou reforma da sua casa, existem muitas preocupações sobre materiais e peças para a sala, quartos, cozinha. É claro que não seria diferente para a área de banheiros e lavabos, né?

Na hora de comprar os itens de construção para esse ambiente, muitas pessoas não consideram os diversos tipos de ralos para banheiro existentes. Apesar de ser uma peça essencial, na maioria das vezes, a escolha dela fica por último na lista de prioridades, mas não deveria!

Instalar o ralo ideal para o seu banheiro ajuda a evitar infiltrações, entupimentos, mau cheiro e até a presença de insetos. Além disso, a peça também contribui para a estética e limpeza do ambiente. 

No mercado, você encontra vários tipos de ralos, com formas e tamanhos que se adequam à decoração sem perder a funcionalidade. Mas como saber qual é o melhor para cada banheiro? 

Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas para você conseguir escolher o ralo ideal. Acompanhe a seguir!

Qual a importância do ralo?

Parece óbvio e simples, mas antes de escolher o melhor tipo de ralo é importante entender qual é sua função e exatamente como ele funciona. 

O ralo é responsável por escoar a água pela tubulação até chegar ao esgoto, colaborando para que o banheiro e outros locais com ralo fiquem limpos e secos. Por essa razão, um modelo inadequado pode gerar acúmulo de água no piso e acabar inundando o banheiro. 

O ralo é formado por uma caixa receptora, cuja base é encaixada ao chão e ligada por tubos ao esgoto. Acompanha também a grelha, responsável por reter qualquer tipo de sujeira ou detrito e evitar que eles cheguem ao encanamento. 

5 tipos de ralos

O mercado oferece alguns tipos de ralos feitos em inox ou plástico. Também existem alguns modelos que podem ser mais adequados para o box ou áreas secas. 

Acompanhe as próximas linhas, pois iremos te ajudar a escolher o ralo perfeito para seu banheiro!

1. Ralo seco simples

Um ralo quadrado branco da Astra, com grelha de plástico também branca, aparece na imagem.
Ralo seco é um dos tipos mais populares.

Esse é o modelo mais conhecido e mais usado nos banheiros brasileiros. Por não possuir sifão, esse tipo de ralo não deve ser ligado diretamente à tubulação de esgoto.

Nesse caso, quando a água do chuveiro escoa pelo ralo, acaba deixando o caminho livre para o retorno de gases que trazem mau cheiro do esgoto. Então, a dica para usar esse tipo de ralo no banheiro é conectá-lo a uma caixa sifonada, que evitará o retorno do odor.

O ralo seco simples, ou tradicional, pode ser feito de plástico, alumínio ou inox. Independentemente do material, ele possui medidas padrão no mercado com modelos quadrados medindo 10×10 cm, 15×15 cm, 20×20 cm. Já os redondos possuem 9,7 cm ou 15 cm de diâmetro. 

Além disso, eles possuem os preços mais acessíveis na hora da compra. Não é à toa que é comumente instalado nos banheiros. Entretanto, o ralo seco é mais indicado para áreas de coleta de água da chuva como varandas e sacadas.

Se você deseja instalar esse tipo de ralo, pode contar com a nossa ajuda! Em nossa loja virtual, você pode comprar o ralo seco quadrado de 10x10cm sem precisar sair de casa. 

2. Ralo sifonado

 Um ralo sifonado plástico cinza, com grelha de metal da Astra, aparece em um fundo transparente.
Ralo sifonado evita odores de esgoto no banheiro.

Por outro lado, temos o ralo sifonado. Assim como o sifão de pia, esse modelo possui um compartimento que armazena água em seu interior e retém o mau cheiro

Caso você queira mudar do ralo seco para o sifonado, talvez seja preciso trocar o seu encanamento. Nesse caso, será necessário fazer uma pequena reforma no banheiro.

3. Ralo oculto

Um banheiro com piso branco, vaso sanitário com caixa acoplada branco, assento sanitário e lixeira bege e ralo oculto instalado no piso do box aparece na imagem.
 O ralo oculto fica bem discreto no piso, quase imperceptível.

O ralo oculto, também conhecido como invisível, é uma das opções mais discretas e sofisticadas dessa lista. Quem opta por esse tipo de ralo, normalmente busca por beleza nos detalhes e quer deixar tudo mais confortável e elegante. 

Esse ralo pode ser encontrado em versões com grelhas, acabamento em inox ou com tampas porta- piso. Para o último, utiliza-se o próprio piso do banheiro como acabamento.

Na etapa de chumbamento, basta fazer os cortes de acordo com a dimensão interna da tampa e usar o adesivo para fixação, conforme orientações do fabricante. 

O ralo oculto Astra é um dos modelos que possui dispositivo anti-inseto, peça encaixada na saída, que  impede a passagem de insetos pelo ralo. 

Se você deseja instalar esse modelo de ralo no banheiro da sua casa de forma prática, pode contar com a nossa ajuda. Em nossa loja virtual, temos diversas opções de ralo oculto e você pode escolher a cor que mais combina com o piso.

Além disso, se você quer inovar e utilizar o ralo oculto em outras áreas, deve prestar atenção em algumas características. Eles não devem ser utilizados onde há tráfego de veículos, para outros casos é interessante verificar as indicações do fabricante.

4. Ralo de Canto

Parte de um banheiro aparece na imagem. Da esquerda para a direita, há a parte do box, com piso cinza, um ralo de canto e tapete de banho. Do lado de fora do box, há um vaso sanitário com caixa acoplada branco e assento sanitário bege.
 Esse modelo ajuda no escoamento de água.

Como o nome sugere, o ralo de canto é indicado para instalações nos cantos do cômodo e possui grelha em formato “L” ou triangular, ideal para diversos ambientes. Especialmente para o banheiro, o ralo facilita o escoamento da água na área do box e facilita também a instalação.

Discreto e prático, o ralo de canto Astra também é um modelo anti-inseto automático. Ótimo para ambientes externos!

Em nosso site, estão disponíveis duas opções de ralo de canto: com acabamento branco (indicado para ambientes internos) e cromado (indicado para áreas internas e externas). 

5. Ralo linear

Um banheiro com ralo linear, piso cinza e alguns detalhes brancos.
Os ralos lineares são modernos e quando feitos de forma oculta, ficam imperceptíveis.
(Foto: Reprodução/Desentop)

O ralo linear é um modelo de ralo disponível no mercado que traz elegância e modernidade para o banheiro, mas essa não é a única vantagem de usá-lo. 

Ele também é ótimo para redução de cortes expostos no revestimento. Por isso, esse tipo de ralo compõe melhor a paginação do piso e facilita a queda e escoamento da água.

Geralmente feito em inox ou plástico, o ralo linear pode ter vários materiais e grelhas que facilitam a limpeza e evitam o entupimento, graças ao seu tamanho. Você pode encontrar ralos lineares em diversos comprimentos, 50 cm, 70 cm, 90 cm ou escolher o tamanho sob medida.

Para instalar esse ralo, é necessário deixá-lo no mesmo nível do revestimento. Então, na hora de fazer o contrapiso, o construtor deve criar um rebaixamento para encaixar o ralo linear, preferencialmente no canto do box.  

Os ralos lineares também podem ser ocultos. Além disso, é possível instalá-los em áreas como garagens, corredores e ao redor de piscinas.

Como instalar ralo de banheiro?

Para cada tipo de piso, existe um formato que interfere na paginação e encanamento, além das diferentes instruções dos fabricantes de ralo. Então, separamos algumas dicas para se atentar e considerar na hora de instalar o seu ralo:

  • Impermeabilização do piso.
  • Verificar o nível do caimento do piso para instalação do ralo.
  • Não instalar o ralo em local de constante passagem, como embaixo do chuveiro ou em frente à cuba.
  • Quanto maior a dimensão do piso, mais difícil será criar caimento. Nesses casos, o ralo linear é o mais indicado para peças grandes.
  • A grelha deve estar no mesmo nível do piso ou abaixo para que a água escoe corretamente.
  • A vedação em volta do ralo é importante para evitar vazamentos. 

Para facilitar a instalação do ralo, o nosso piso box é uma boa escolha. Ao utilizá-lo, o ralo é instalado na própria peça, podendo conter ou não uma caixa sifonada. 

Caso opte por um tipo de piso que não possua essa peça hidráulica, a tubulação de saída deve ser conectada a uma caixa sifonada, geralmente a central do banheiro.

Cuidados com o seu ralo de banheiro

Com o tempo de uso e banhos recorrentes, os ralos acabam acumulando sujeira, fios de cabelos e alguns resíduos que ocasionam entupimento

A falta de manutenção acaba deixando o banheiro com aspecto sujo e mau cheiro. Por isso, vamos te lembrar de alguns cuidados para evitar esses problemas. 

 Um ralo simples de inox em um azulejo branco sendo limpo por uma pessoa usando luvas laranjas.
A limpeza dos ralos é essencial para manter o banheiro limpo e livre de entupimentos.
(Foto: Reprodução/Obramax)

Limpeza após o banho 

Limpar o banheiro diariamente, após o banho, evita o acúmulo de fios de cabelo, produtos de higiene e consequentemente o entupimento do ralo. 

Para realizar essa tarefa, você pode usar luvas retirando resíduos de todos os ralos e alguns produtos de limpeza.

Limpeza e desentupimento dos ralos 

Caso não consiga evitar o entupimento, existem alguns procedimentos a serem feitos para ajudar a resolver esse problema. 

Primeiro, retire a grelha ou o tampão do seu ralo e, usando as luvas, retire qualquer sujeira que venha obstruir a passagem. No caso do ralo sifonado, não esqueça de repor a água para evitar o mau cheiro.

Se mesmo assim você continuar tendo problemas com o seu ralo, pode usar algumas soluções como água quente ou bicarbonato de sódio com sal, ou vinagre. Lembre-se de seguir todas as instruções e sempre usar luvas para desentupir os ralos de casa. 

Viu como é importante incluir o ralo na lista de prioridades da sua obra? Essa peça exige muito cuidado e atenção para que não seja uma dor de cabeça na sua obra. 

Gostou das dicas e já sabe qual modelo vai instalar em seu banheiro? Conheça a nossa loja e compre agora mesmo o melhor tipo de ralo para sua casa!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro