No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Como instalar tomada de forma simples e segura

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Como instalar tomada de forma simples e segura

Tempo de Leitura: 6 minutos

Aprenda a identificar os diferentes tipos de tomadas e qual deles é o ideal para cada cômodo da casa

Uma tomada branca da Astra e seu espelho também branco. Há uma chave de fenda perto da tomada.

A energia elétrica está presente em nosso cotidiano há muitas décadas e, para aproveitarmos seus benefícios no dia a dia, a criação das tomadas foi essencial.

Apesar de estarem espalhadas por todos os cantos das casas, nem todo mundo entende como funciona a instalação delas.  

Saber como instalar tomadas conforme as recomendações de segurança pode parecer complicado, mas a escolha correta das tomadas para cada necessidade já facilita esse processo.

Para te ajudar, neste artigo listamos tudo o que você precisa sobre os tipos de tomadas e preparamos um passo a passo para você fazer a instalação de forma prática e segura. Acompanhe a seguir!

Tipos de tomadas

Existem diversos tipos de tomadas disponíveis no mercado. Embora tenham algumas diferenças, eles possuem pontos semelhantes, principalmente em relação à segurança. 

Todo tipo de tomada conta com uma pequena cavidade. Isso impede que os dedos entrem em contato com a corrente elétrica, diminuindo a chance de acidentes, principalmente entre crianças. Todas as tomadas da Astra seguem essa recomendação.

Além disso, há alguns anos o Brasil alterou seu padrão de tomada para o plugue tipo N, também conhecido como plugue com três pinos. Essa padronização foi estabelecida para facilitar o dia a dia e aumentar a segurança durante a instalação

Uma diferenciação muito comum no Brasil é entre as tomadas de 110 V e 220 V. A última é geralmente representada por uma tomada vermelha, que indica a voltagem maior.

Conheça um pouco sobre os diferentes modelos:

Tomada com plugue tipo C ou dois pinos

Esse tipo de tomada foi praticamente extinto no Brasil com o surgimento da tomada de três pinos e sua padronização.

Costuma ser utilizada para aparelhos que consomem até 2,5 A, como espremedores de fruta elétricos e mixers, por isso não é muito recomendada atualmente.

Tomada com plugue tipo N ou três pinos

É a mais utilizada atualmente no Brasil. Os plugues de três pinos são recomendados quando o aparelho que será conectado à tomada precisa de aterramento elétrico. Isso acontece através do terceiro pino, responsável pela ligação de fio terra que evita os choques.

Existem duas variações para esse tipo de tomada: a de 10 A e a de 20 A. Na Astra, você encontra os dois modelos.

A tomada de 10 A é ideal para ligar aparelhos do dia a dia que não requerem uma amperagem muito alta. É muito comum utilizá-la para plugar televisões, computadores, carregadores e eletrodomésticos menores, como liquidificadores e batedeiras, entre outros.

Já a tomada de 20 A é recomendada para aparelhos que costumam demandar uma amperagem maior, como os que estão nas cozinhas, lavanderias e banheiros. Alguns exemplos são a máquina de lavar, o microondas e o forno elétrico.

Um ponto de atenção: para evitar acidentes e uma eventual sobrecarga do seu sistema elétrico, o ideal é não utilizar adaptadores para tomadas de 20 A, combinado? 

O mais recomendado nesses casos é aprender a instalar uma tomada para trocar a sua de 10A por uma de 20 A. Assim, seus aparelhos estarão conectados em segurança.

Uma tomada de três pinos vermelha de 10 A da Astra.
As tomadas com três pinos são exigidas pelo Inmetro há mais de 20 anos.

Tipos de interruptores

O interruptor é uma peça-chave para o acionamento de um circuito elétrico. Conheça os diferentes tipos de interruptores disponíveis:

Interruptor de polo único

Esse é o tipo mais comum disponível no mercado. É fácil de instalar e de ser utilizado. Para interromper a conexão entre dois terminais, basta apertar o botão para um dos lados. O interruptor simples da Astra é extremamente funcional para o dia a dia.

Interruptor de dois polos

Esse tipo de interruptor consegue acionar dois circuitos elétricos em uma única caixa. Também é possível combinar os interruptores com uma tomada, otimizando espaço e garantindo a eficácia da sua conexão elétrica.

Kit da Astra com placa 4x2, interruptor simples e tomada 20 A separada na cor branca.
Interruptores com mais de um polo oferecem muitas opções para o seu projeto elétrico.

Interruptor de três polos

É muito comum utilizar essa opção para controlar a iluminação com dois interruptores distintos. Diferentemente dos anteriores, ele não possui a função de liga e desliga. A instalação desses interruptores já é uma tarefa mais avançada.

Interruptor de quatro polos

Os grandes centros comerciais costumam utilizar esse modelo por seu fácil acesso para controlar as luzes do ambiente. Assim como o de três polos, não possui função de liga e desliga e sua instalação é mais complexa.

Interruptor de campainha

Básico e presente em quase todos os lugares, é responsável pelo acionamento da corrente da campainha. O pulsador vertical da Astra é uma ótima opção para aprender a instalar tomada.

Interruptor branco da Astra instalado na parede de uma casa, especificamente na cozinha. Ao fundo, fora de foco, é possível ver os eletrodomésticos, como geladeira e fogão, a pia e alguns armários.
Cada tipo de interruptor atende uma necessidade diferente.

Como escolher a tomada ideal

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os tipos de tomada, fica mais fácil comprar os kits adequados para cada ambiente da sua casa.

Para salas e quartos, a tomada de 10 A costuma funcionar bem. Geralmente, os aparelhos utilizados no dia a dia não necessitam de muita corrente elétrica.

Já para cozinhas e lavanderias, você pode alternar entre tomadas de 10 A e de 20 A para os equipamentos maiores. O ideal é que os locais onde ficarão a máquina de lavar, a geladeira e o micro-ondas, por exemplo, tenham uma tomada de 20 A.

Não se esqueça de instalar tomadas 20 A pelo cômodo, caso precise mudar algum eletrodoméstico de lugar, ok?

Como instalar tomada

A norma da ABNT NBR 5410 indica que as tomadas e os interruptores devem ser instalados em três alturas principais:

  • Baixas: 30 centímetros a partir do chão;
  • Médias: 120 a 130 centímetros a partir do chão;
  • Altas: 200 a 225 centímetros a partir do chão.

Segundo a mesma norma, a quantidade mínima de tomadas para um ambiente é de uma para cada 5 metros de parede.

Uma ótima ideia para otimizar espaço na hora de instalar tomada é aproveitar um mesmo circuito elétrico para instalar dois pontos de tomada. Por meio do kit com duas tomadas da Astra você economiza espaço e ainda garante a segurança da sua casa.

Fique bem atento às especificações de instalação de tomadas

Passo a passo da instalação 

Dominando todas as especificações técnicas, fica mais fácil aprender a instalar uma tomada. Confira o passo a passo da instalação:

  1. Desligue a energia elétrica do local para garantir a segurança da instalação;
  2. Com uma chave de fenda, retire o espelho da tomada antiga e, em seguida, desconecte os fios dos bocais internos;
  3. Confira se a fiação está adequada. Caso seja necessário, retire as pontas danificadas desencapando 5 milímetros dos fios com um alicate;
  4. Seguindo as normas da ABNT, identifique as cores da fiação. O tom azul-claro corresponde a uma fiação neutra. O verde, ou verde com amarelo, para uma fiação terra. E o vermelho, preto ou marrom para a fase;
  5. Conecte o fio terra no pino do meio, em seguida, o fio fase de um lado e o neutro de outro. Caso tenha um pino com a letra N, ele deverá ser colocado no fio neutro;
  6. Com os fios parafusados, conecte o suporte no local da instalação, organizando os fios dentro da tomada. Coloque o espelho e pronto!

Uma dica importante para evitar choques elétricos é nunca segurar dois fios ao mesmo tempo, ou encostar os fios desencapados. Mesmo com a energia desligada, é bom nunca arriscar, não é mesmo?

Vale ressaltar que a instalação deve ser feita, preferencialmente, por um profissional, para evitar quaisquer problemas e riscos. Caso tenha um conhecimento maior sobre elétrica, não esqueça de usar os equipamentos de segurança necessários, hein!

Agora que você já sabe como instalar tomada, que tal comprar os melhores produtos para o projeto elétrico de sua residência ou estabelecimento? Acesse o nosso site e veja tudo que a Astra oferece!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro