A imagem mostra um banheiro infantil. Da esquerda para direita, estão os seguintes elementos: papel higiênico em papeleira, balde de lixo azul, vaso sanitário com assento e tampas azuis, botão de descarga branco, banqueta de apoio azul. Numa outra parede, decorada com azulejos listrados horizontalmente em azul e branco, pode-se observar um nicho plástico branco, com utensílios azuis na parte interna e um boneco de pelúcia na parte superior externa, um espelho com estampas de dinossauros, uma pia branca, que possui um porta-sabonete líquido azul, toalha branca, e um roupeiro azul, que sustenta outro roupeiro branco de tamanho reduzido e outros dois bonecos de pelúcia.

Quando o assunto é banheiro infantil, muitos pais já imaginam diversas maneiras de decorar o cômodo, usando toda sua criatividade para personalizar o ambiente.

No entanto, mais importante que a decoração, é garantir que o banheiro seja acessível para as crianças.

Isso porque os pequenos estão em constante processo de experimentação e aprendizagem. Por isso, é essencial garantir que eles tenham um ambiente lúdico e acolhedor para seu amadurecimento

Como o ambiente é usado diariamente, é fundamental que seu banheiro infantil passe por pequenos ajustes que favoreçam o aspecto funcional, para auxiliar no desenvolvimento das crianças em seu dia a dia.
Quer saber como deixar o banheiro mais funcional para as crianças? Confira a seguir cinco dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa!

Use assentos sanitários redutores

O desfralde da criança é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes do seu desenvolvimento, pois é a hora que ela começa a se tornar mais independente.

Por isso, é crucial que os pais se mobilizem para tornar essa experiência a mais segura e confortável possível.

Uma boa alternativa é equipar seu banheiro infantil com um assento sanitário redutor, item que pode ser um aliado fundamental nesse delicado período de transição.

Ele atua reduzindo o diâmetro de abertura do assento, pois ele é encaixado no assento convencional, e não na louça, proporcionando à criança um contato inicial mais amistoso com o assento sanitário, na medida em que oferece segurança e conforto.

Além disso, é uma opção bem acessível, que não exige obras ou reformas no banheiro infantil. Basta posicioná-lo quando a criança for utilizar o vaso sanitário e depois guardá-lo para o próximo uso.

Conforme o tempo vai passando, a tendência é que ela perca o medo e se acostume gradualmente com o uso do vaso.

Aqui na Astra, temos assentos redutores disponíveis com estampas coloridas e temáticas, para tornar essa adaptação ainda mais lúdica e convidativa para os pequenos.

Também é interessante investir em variações desse produto. Você pode optar por modelos que possuem alça, são dobráveis e que possuem o assento almofadado, que é bem macio e promove um conforto maior para a criança.

A imagem mostra a vista interna de um banheiro infantil revestido com pisos brancos. É possível observar uma pia com torneira prata, onde, no lugar da saboneteira, existe um porta-sabonete líquido amarelo. No encosto do vaso sanitário, existe um livro lúdico amarelo com uma baleia azul, e um outro um brinquedo infantil; o vaso em si é branco, com exceção da tampa e do assento, que são amarelos, e tem acoplado um redutor de assento sanitário, estampado com peixes e figuras do oceano.
Após o desfralde, os redutores de assento são itens essenciais para promover o primeiro contato da criança com o vaso sanitário.

Banquetas para auxiliar no uso do vaso sanitário e da pia

Pensar na altura do vaso sanitário e da pia é outro ponto importante na hora de deixar o banheiro infantil funcional e proporcionar mais autonomia às crianças.

No entanto, considerando a velocidade que os pequenos crescem e também a restrição de uso para outros moradores, acaba sendo inviável reestruturar o cômodo com móveis em tamanho reduzido.

A solução para isso é assegurar que seu banheiro para crianças tenha banquetas de auxílio, que servem de apoio para elas e possibilitam seu acesso aos móveis mais altos. 

Com esses itens, os pequenos terão mais facilidade em executar tarefas básicas de higiene, como lavar as mãos e escovar os dentes, se acostumando progressivamente com a prática desses cuidados.

As mini banquetas fabricadas aqui na Astra são ideais para assegurar a acessibilidade no seu banheiro infantil. Elas são feitas inteiramente de plástico, por isso são bem leves e fácil de transportar.

Assim como o assento sanitário redutor, as banquetas podem ser grandes parceiras no período do desfralde, dando apoio aos pézinhos e diminuindo o desconforto dos pequenos na hora de fazer suas necessidades.

Aposte em nichos para a decoração funcional

Se você gosta do método de ensino montessoriano, sabe que deixar os objetos do dia a dia na altura das crianças ajuda amplamente em seu desenvolvimento desde a primeira infância.

Sendo assim, não existe motivo para não aplicar esse mesmo conceito ao banheiro infantil, né? 

Nossa sugestão é que você invista na instalação de nichos, que podem ser embutidos ou de sobrepor, para organizar e deixar alguns itens ao alcance dos pequenos.

Além da parte funcional, essas peças podem ser utilizadas para decorar o banheiro para crianças, com a presença de brinquedos e outros enfeites. 

É o caso dos nichos de embutir da Astra, elegantes produtos fabricados em fibra de vidro e disponíveis nas cores bege, branco, cinza e preto fosco. Eles também são uma das melhores opções para otimizar o espaço em banheiros pequenos. 

Contudo, para a instalação do nicho de embutir, é necessário reformas que envolvem custos extras, o que deixa esse procedimento menos atrativo para algumas pessoas.

Uma alternativa mais prática são os nichos quadrados plásticos. Eles também estão disponíveis em nosso catálogo e já possuem o kit de fixação incluso, para facilitar a instalação em seu banheiro infantil.

Na área do box, os nichos também são ótimos para posicionar itens como shampoos, condicionadores e sabonetes na altura das crianças, dando autonomia para que elas passem a tomar banho sozinhas. 

Mas se você não quer uma solução mais prática e barata, pode gostar das nossas cantoneiras plásticas. Elas podem ser instaladas direto no rejunte, sem necessidade de perfuração e estão disponíveis em diversas cores. 

Outra opção para deixar os itens de higiene na altura dos pequenos, é instalar um dos nossos porta-shampoos em aço inox. Como possui fixação por ventosas, ele é ideal para locais que não podem ser danificados, pois você não precisa furar a parede para instalá-lo.

Vale a pena considerar esses produtos para deixar seu banheiro para crianças mais funcional!

A imagem mostra a vista interna de um banheiro branco, com parte do box em destaque. Na parede que é visível fora da área de banho, encontra-se um nicho quadrado plástico, que sustenta dois bonecos natalinos, na parte de dentro e em cima, além de uma almofada vermelha em seu interior. No box, é possível ver um adesivo com temática natalina: uma casa nevada com uma família de bonecos de neve, pequenas árvores de natal, guirlandas, e algumas estrelas semelhantes a flocos de neve.
A aplicação de nichos em seu banheiro para crianças abre uma série de possibilidades decorativas e funcionais para o ambiente

Invista em utensílios que estimulem a organização

Ensinar as crianças a não bagunçar e manter a ordem é uma tarefa complicada, no entanto, isso pode ser bem mais fácil se você conseguir incentivá-las nesse sentido.

Por isso, sendo um cômodo de uso frequente, é fundamental que seu banheiro infantil tenha itens que estimulem a organização dos pequenos. 

Aqui, o leque de possibilidades é grande e vão desde inserir divisórias nas gavetas do gabinete, até baldes plásticos para ensiná-los a guardar os brinquedos após o banho.

Os roupeiros telados da Astra são uma boa opção para ensinar onde colocar as roupas sujas, por exemplo, para que eles aprendam desde cedo e não deixem o banheiro desorganizado.

Caso o banheiro infantil seja usado por mais de duas crianças, uma boa ideia é investir em porta-sabonetes e porta-escovas com cores diferentes, para separar os itens de cada um.

Você sabe que, quanto mais cedo a criança for estimulada a organizar seus itens, mais provável é que ela aprenda a realizar essas tarefas sozinha.

Além disso, é interessante garantir que itens como toalhas e escovas de dentes sigam esse mesmo padrão de cores, para reforçar a organização e tornar ainda mais lúdica a assimilação dos itens dos pequenos.

A imagem mostra um banheiro com elementos majoritariamente brancos. Da esquerda para a direita, existe um roupeiro telado amarelo, que sustenta um modelo branco de tamanho bem inferior. É possível ver uma bancada e um vaso sanitário brancos, com uma lixeira amarela entre eles. Ademais, uma papeleira prata, sem papel higiênico.
Com roupeiros, baldes e outros utensílios, as crianças terão mais estímulos para manter a o banheiro sempre organizado

Deixe o espaço bonito e mais divertido

Sendo fundamental que se sintam estimuladas a tomar banho, escovar os dentes e cuidar da higiene geral, a decoração também pode ser uma aliada na funcionalidade do seu banheiro para crianças.

Então, vale a pena colocar toda sua criatividade em ação para enfeitar o cômodo!

Coloque quadros com personagens que as crianças gostam, cole adesivos coloridos nas paredes e invista em enfeites para tornar o ambiente mais recreativo.

Para te ajudar nessa tarefa, aqui na Astra, temos espelhos decorativos com estampas de bichinhos que auxiliam na hora de deixar o ambiente mais divertido para os pequenos. E eles estão disponíveis em diversas opções, basta escolher o animal preferido do seu filho!

Por isso, também vale a pena colocar brinquedos no cômodo, que além do caráter decorativo, são ótimos para distrair e entreter as crianças durante o banho.

E usar cores chamativas na decoração também ajuda a deixar o banheiro das crianças mais bonito e divertido. Você pode usá-las nas cubas, nos utensílios para guardar escova de dentes, sabonete, cotonetes e outros itens de higiene.

Em nossa linha Astra Kids, você encontra kits de higiene que são um belo recurso de design funcional para esses ambientes. Práticos e funcionais, eles ajudam a deixar o banheiro infantil com ares mais lúdicos.

A imagem mostra a vista superior de uma bancada branca. Em cima dela, há uma caixa plástica branca, na qual é possível ver alguns porta-objetos de plástico rosas. Ao fundo, é possíver ver dois ursinhos de pelúcia, também em tom rosa.
Um banheiro infantil decorado com elementos coloridos e divertidos é uma aposta certeira para que as crianças se sintam acolhidas no ambiente

Todos esses cuidados ajudam a passar a ideia de que pode ser gostoso e divertido cuidar da limpeza do corpo. Portanto, não deixe de colocar as dicas em prática para deixar seu banheiro infantil mais funcional!

Dessa maneira, além de tornar o ambiente acolhedor, você estará contribuindo amplamente para o desenvolvimento da autonomia das crianças.

Gostou desse conteúdo? Conheça também algumas dicas para ensinar as crianças a guardar seus brinquedos!