No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Como cuidar de um cachorro? 7 dicas para agradar seu Pet

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Como cuidar de um cachorro? 7 dicas para agradar seu Pet

Tempo de Leitura: 6 minutos

Os cuidados diários com o seu cãozinho são extremamente importantes e devem fazer parte da rotina

Um cachorro de pelagem branca, cinza e marrom, com a boca aberta e olhando para a câmera.

Ser o tutor de um cachorro é sempre um desafio, afinal, ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Por isso, é comum que algumas pessoas fiquem com dúvidas sobre quais são os cuidados especiais.

Para cuidar de um cachorro, você deverá considerar aspectos que vão desde a saúde física do animal até a comportamental. Responsabilidades, como ir ao médico veterinário, levar o cachorro para passear e oferecer um bom ambiente para ele viver são essenciais.

Quer saber como cuidar de um cachorro da melhor maneira? Confira algumas dicas que preparamos neste artigo. Com isso, você estará sempre pronto para atender às necessidades do seu amigão de quatro patas!

Entendendo o comportamento canino

Você sabia que nem todos os cachorros são iguais? Cada um tem uma personalidade diferente, que deve ser analisada conforme o seu comportamento. Dessa forma, o seu relacionamento com o animal será saudável.

O comportamento canino é bem diferente do humano e conta com duas vertentes principais: a submissa e a dominante. Esses dois tipos de comportamento são determinantes para entender a relação do tutor com o animal

Para cuidar de um cachorro, é necessário aprender a identificar as características de cada vertente. Dependendo do tipo de comportamento que o seu cão apresenta, você vai precisar da orientação de um profissional especializado. 

Cães submissos

Esses costumam ser aqueles com um comportamento mais calmo e manso. São animais que passam tranquilamente pelo adestramento, já que estão sempre buscando a aprovação do seu tutor.

Costumam ser mais carentes e necessitam de atenção dos donos, mas oferecem também muito amor e uma convivência tranquila.

No dia a dia, o cão submisso costuma se alimentar com tranquilidade e dificilmente pede mais comida do que a oferecida pelo dono. Além disso, eles também mostram sua vulnerabilidade perante o tutor quando deitam de barriga para cima para pedir carinho.

Uma pessoa ajoelhada sobre um tapete, vestindo roupas de ginástica, fazendo carinho em um cachorro de pelos predominantemente pretos, com partes marrons, deitado de barriga para cima.
Cães submissos são muito carinhosos.

Cães dominantes

São cachorros com um comportamento mais possessivo e agressivo. Durante o adestramento, o tutor poderá encontrar dificuldades em ensinar alguns comandos e em fazer com que o cão o obedeça.

Esses cães costumam estar sempre com uma postura firme e não se curvam diante de outros animais ou humanos. Por isso, normalmente eles não obedecem a comandos e são teimosos.

A repetição de comportamentos que já foram reprovados por seus tutores e ensinados como errados também é bem comum.

No dia a dia, é possível identificar esse tipo de comportamento canino também na alimentação. Os cães dominantes costumam avançar em comidas que o dono está comendo e ser insistente.

Um cachorro, de pelagem branca, cinza e marrom, com a boca aberta e uma coleira preta.
Cães dominantes costumam ter uma postura mais imponente.

Como cuidar de um cachorro: veja os cuidados necessários

Agora que você já sabe como identificar a característica comportamental do seu Pet, é hora de entender como cuidar de um cachorro da melhor maneira. 

Alguns cuidados e prevenções são essenciais para manter a saúde e o bem-estar do seu pet. Acompanhe a seguir:

1. Vacinação

Essa é uma das primeiras medidas a serem tomadas no momento em que você decide ter um cachorro. A vacinação deve acontecer de maneira periódica e acompanhar o cão durante toda a sua vida. Lembre-se de manter a carteira de vacinação do seu Pet em dia, hein!

As vacinas ajudam na prevenção de várias doenças, como cinomose, raiva e parvovirose. Além disso, a vermifugação e o uso de antipulgas são essenciais para manter o seu cachorro saudável.

Lembre-se de sempre buscar a orientação de um médico veterinário para escolher o melhor método, combinado?

2. Check-up regular

Visitar o médico veterinário com frequência é o ponto mais importante ao cuidar de um cachorro. Os tutores devem sempre levar o cão para consultas periódicas e realização de exames.

Um médico veterinário avaliando um cachorro pequeno de pelos na cor marrom. O veterinário carrega um estetoscópio no pescoço e há um aparelho para exames próximo à mesa onde o cachorro está sendo avaliado.
Consultas médicas regulares podem evitar doenças ou diagnosticá-las com antecedência.

3. Ambiente limpo

Cuidar de um cachorro também envolve manter o ambiente em que ele vive limpo e agradável para evitar a proliferação de germes e bactérias.

O local em que ele faz suas necessidades fisiológicas, por exemplo, não deve ser o mesmo em que ele se alimenta, dorme ou brinca.

4. Higiene do cão

Independentemente da raça do seu cachorro, ele deve tomar banhos regulares para evitar o acúmulo de sujeiras e o aparecimento de parasitas.

Outra boa estratégia para manter a saúde do seu Pet é aparar os pelos. Dependendo da pelagem, o ideal é escová-la frequentemente, para evitar que os pelos embaracem, causando dor e outros problemas ao seu animal.

Os modelos de escova para pets da Astra podem ser utilizados em qualquer tipo de cão, desde o pequeno Yorkshire até o grande Golden Retriever. Veja as diferenças entre eles:

  • Rasqueadeira plástica: penteia os pelos e ainda conta com uma elevação traseira para retirar a pele morta acumulada.
  • Escova com alça regulável: com encaixe para a mão, esse modelo é anatômico e conta com frisos para facilitar a escovação.
Imagem da escova com alça regulável da Astra na cor azul.
A escova com alça regulável da Astra é ideal para você e para seu cão.

5. Passeio e contato com outros cães

Passear é um ótimo jeito de gastar a energia do seu cão, além de ser bom para sua saúde física. Nesse caso, é importante ter uma boa coleira. Aqui na Astra, comercializamos modelos de couro e de nylon, que garantem a segurança do seu pet.

Da mesma forma, o contato com outros cães é determinante para o bem-estar do animal. Quando filhotes, a exposição a pessoas e animais facilita a socialização e ajuda o seu Pet a não ter medo da presença de outros seres humanos. 

6. Alimentação e hidratação adequadas

Uma alimentação balanceada, com a escolha de uma ração adequada e nutritiva, é fundamental para cuidar de um cachorro.

São os nutrientes desse alimento que vão dar saúde ao Pet, aumentar a sua imunidade e deixar o pelo sempre saudável e macio. Para isso, é preciso ter um bom comedouro para cachorros.

O comedouro antiformiga da Astra, por exemplo, está disponível em diversos tamanhos e cores. Ele é ideal para evitar que a comida do seu amigo seja infestada por esses insetos.

Procure também manter a água do seu cão sempre limpa e fresca. Com o bebedouro para pelos longos da Astra, você garante que seu animal ficará hidratado sem molhar os pelos.

Vale ressaltar que a troca diária da água e a limpeza do recipiente evitam que o mesmo seja um criadouro para a dengue, por exemplo. 

Um cachorro pequeno de pelos brancos se alimentando em um comedouro antiformiga da Astra na cor vermelha. Ele está em um ambiente que parece ser um quintal, com uma bolinha azul ao lado do comedouro. Ao seu redor, estão uma casinha nas cores vermelho e preto, e um grande vaso de plantas.
Cães adultos devem comer, em média, duas vezes por dia.

7. Brincadeiras e exercícios

Todo animal gosta de brincar, seja ele um cão submisso ou dominante. Isso faz parte dos cuidados com um cachorro.

Escolher o brinquedo certo para o tamanho do animal é fundamental para deixar o momento leve e divertido. Além disso, alguns brinquedos contam com características e funcionalidades específicas.

Os brinquedos da Astra com cravos e cordas são perfeitos para auxiliar na limpeza dos dentes e massagear as gengivas dos cães. Os mais maciços, como as bolinhas, servem para fortalecer a mordida.

Um cachorro de pelagem branca, cinza e marrom, com uma coleira preta, está com a boca aberta e olhando para uma bolinha azul na mão de uma pessoa.
Brincar gera estímulos físicos e emocionais no seu cachorro.

Todos os brinquedos da Astra são funcionais e visam diminuir o estresse do seu Pet, e contribuir para uma boa saúde mental e física.

Curtiu essas dicas de como cuidar de um cachorro? Então, confira todos os produtos da nossa linha Pet e ofereça o melhor para o seu companheiro peludo!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro