No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Limpeza de banheiro: qual a melhor forma de realizá-la?

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Limpeza de banheiro: qual a melhor forma de realizá-la?

Tempo de Leitura: 6 minutos

O banheiro é uma das áreas que mais merecem atenção na hora da limpeza

Um banheiro com piso, revestimento, armário, cuba e vaso sanitário brancos. O assento e a tampa do vaso, a lixeira, o tapete e os acessórios em cima do armário são da cor spray, que se parece com um verde. Também é possível ver parte do box e parte do espelho.

A limpeza de banheiro é essencial para a higiene geral da casa. Esse cômodo é um dos locais mais propícios à proliferação de germes, bactérias ou outros vetores de doenças. Portanto, é necessário realizar a limpeza frequentemente. 

E você sabe qual é a melhor forma de fazer a higienização deste espaço, limpar o box ou desinfetar o vaso sanitário, por exemplo?

Neste artigo, listamos os procedimentos mais adequados para a limpeza da cada parte do seu banheiro. Assim, vai ficar mais fácil manter o ambiente sempre limpo e cheiroso. Confira a seguir!

Por que é fundamental fazer a limpeza do banheiro?

Você já reparou que o banheiro é uma das áreas de maior circulação da casa? Mesmo que a residência tenha mais de um sanitário, esses cômodos acabam sendo muito utilizados ao longo do dia por quem mora ou visita o local.

Além disso, esse também é o local onde fazemos nossas necessidades fisiológicas, tomamos banho, deixamos nossas roupas sujas… ou seja, é um ambiente bastante propício à proliferação de germes e bactérias.

Sendo assim, a higienização do espaço é vital para conter os microorganismos que podem se alastrar. Afinal, como o banheiro é de uso coletivo, todos que o utilizam podem acabar adoecendo se ele não for limpo corretamente.

Uma pessoa usando luvas rosas e um avental segura um balde cheio de produtos de limpeza, como panos, escovas, esponjas e produtos químicos.
 O banheiro é o cômodo da casa que exige uma limpeza com bastante frequência.

Como fazer a limpeza de um banheiro corretamente?

Para realizar a limpeza, são necessários alguns materiais, como esponja, luvas, vassoura, rodo, panos e escova sanitária. Também é importante ter os produtos de limpeza certos, como cloro ou água sanitária, detergente, desinfetante, limpa vidros e bactericida.

Veja como limpar cada parte do seu banheiro:

Vaso sanitário

Antes de iniciar a limpeza do banheiro, lembre-se de colocar as luvas. Despeje um pouco de água sanitária na parte interna da louça e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, utilizando a escova sanitária da Astra, esfregue todo o interior do vaso. 

Para melhor atendê-lo, a Astra oferece diversos modelos de escovas sanitárias. Alguns com a cabeça em formato circular, que removem a sujeira com mais facilidade. E outros, com a cabeça menor, que alcançam os cantos mais estreitos.

O portfólio da Astra conta com modelos que possuem diversas cores disponíveis, além de bases com formatos diversificados. Assim como a linha premium da marca, a Astra Conceito, que traz ao mercado opções de escovas sanitárias fabricadas em cerâmica ou concreto.

Para o exterior do vaso, incluindo o arco do assento sanitário, a tampa e a caixa acoplada, você pode usar detergente neutro incolor. Com a ajuda de uma esponja, espalhe-o em toda a superfície. Esfregue bem para eliminar todas as bactérias.

Por fim, enxágue o interior do vaso, usando a própria descarga para ajudar a retirar os produtos utilizados na limpeza interna.

 Vista parcial de um banheiro, onde estão um vaso sanitário branco, uma escova sanitária vermelha, um pedaço de um armário branco e um tapete vermelho.
 O uso diário e constante do vaso sanitário faz com que ele fique sujo mais rápido, o que exige a limpeza frequente do banheiro.

Pias e cubas

Para evitar danos ou avarias ao acabamento da peça, é preciso se atentar às recomendações de limpeza especificadas pelo fabricante.

A Astra, por exemplo, disponibiliza vários modelos de cubas. Cada um é feito com materiais diferentes, o que pode alterar os procedimentos de limpeza.

Em todos os casos, não deixe de consultar o fabricante caso surjam dúvidas!

Um gabinete de madeira com uma cuba, uma torneira e alguns acessórios na parte superior.
Lembre-se também de limpar o ralo da pia.

Armários e gabinetes

Um pano macio levemente úmido e detergente já dão conta do recado aqui. Passe o pano por todo o móvel e depois seque-o com outro pano limpo.

O ideal é seguir as recomendações de limpeza do fabricante para manter a conservação do móvel. Para limpar os armários e gabinetes da Astra fabricados em  plástico, por exemplo, você pode seguir as instruções acima.

Um armário de banheiro aberto, com alguns produtos dentro, incluindo um tubo de pasta de dente e três escovas. Ao lado, um porta-toalhas, com uma toalha pendurada.
Retire tudo de dentro do armário para limpá-lo mais facilmente.

Espelho

Para limpar o espelho, você pode usar limpa-vidros, álcool ou fazer uma mistura de água com detergente. Independentemente do produto, borrife-o no espelho e use um pano ou esponja para esfregar. Finalize com um pano seco, para secar e dar brilho à peça.

Os espelhos da Astra são de fácil limpeza e você pode seguir as recomendações acima. O único ponto de atenção é com os espelhos de LED. O sistema elétrico na parte de trás pode ser danificado ao entrar em contato com algum líquido.

Uma pessoa usando luvas e esfregando um espelho cheio de sabão com uma esponja.
 Espelhos não costumam juntar muita sujeira.

Ralos

Normalmente, os banheiros possuem dois ralos: um na área do box e outro no entre a pia e o vaso sanitário. Ambos ficam sujos, mas o do box junta mais resíduos.

Isso porque ele recebe toda a sujeira que tiramos do nosso corpo, todo o sabão, pelos, cabelos, etc., que acabam formando uma crosta em seu interior.

Você deve limpá-los com um pano macio, água e sabão neutro. Esfregue bem até tirar essa crosta. Uma dica é colocar um pouco de vinagre ou antibactericida para finalizar a limpeza.

Para uma limpeza de banheiro ainda mais prática, o ralo oculto da Astra é uma mão na roda. Basta retirar a base do ralo pressionando uma das laterais e levantando a tampa.

Com a ajuda de uma escovinha e detergente neutro, você consegue remover toda a sujeira e os cabelos que ficam retidos.

Uma grelha branca instalada em um piso quadrangular acinzentado que está molhado.
 Os ralos acumulam muita sujeira, principalmente pelos e cabelos.

Box

Aqui, você também pode usar aquela mesma solução de água, água sanitária e detergente. Espalhe-a por todo o box, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, e esfregue com uma esponja.

Lembre-se de usar o lado macio da esponja para não manchar ou riscar o vidro. Enxague e remova toda essa solução.

Não se esqueça de limpar o trilho do box. Uma escova de dentes velha pode ajudar nessa parte. Fica a dica!

Uma pessoa usando luvas e uma esponja para esfregar o vidro de um box.
Com o tempo, o box acumula bastante gordura do corpo.

Chão e paredes

No chão, você pode passar um pano molhado com uma solução de água e água sanitária. Para secar o banheiro, use um pano limpo. Se preferir, finalize usando um pano semi-úmido com desinfetante para dar um toque final de limpeza ao banheiro.

As paredes podem ser limpas com a mesma solução de água, água sanitária e detergente. Esfregue-as com uma esponja e depois passe um pano seco.

Vista parcial de um banheiro, onde estão o vaso sanitário na cor preta, o suporte para papel higiênico, também na cor preta, a escova sanitária da Astra na cor concreto com acabamento em bambu, e o box. Há uma bancada de madeira que forma a área do lavatório, onde estão uma cuba na cor concreto, um espelho redondo na cor preta, acessórios de banheiro na cor concreto com acabamento em bambu, alguns produtos de higiene pessoal e um suporte para toalhas, com uma toalha de rosto pendurada. Embaixo dessa bancada, há um tronco de árvore cortado como peça decorativa, onde estão mais algumas toalhas. O piso do banheiro é de madeira e as paredes são pintadas com tinta na cor concreto, sendo que o pedaço da parede onde fica o lavatório conta com revestimentos 3D.
O chão e as paredes são os últimos itens da lista de limpeza de banheiro.

Cuidados diários com o banheiro

Procure manter esse ambiente bem ventilado. A umidade que naturalmente se acumula ali proporciona o cenário ideal para o aparecimento de mofo e proliferação de bactérias.

Além disso, limpe-o com frequência. Faça a limpeza do banheiro pelo menos uma vez por semana. Dependendo da frequência de uso e da quantidade de pessoas na casa, pode ser necessário limpá-lo mais vezes. 

E para deixar o ambiente sempre com um cheiro agradável, aposte em aromatizadores. No mercado, existem diversas opções, como difusores de madeira, aromatizadores automáticos, etc. 

Por fim, separe os materiais utilizados na limpeza do banheiro para uso exclusivo nessa atividade.

A esponja do vaso é só do vaso. A esponja da pia é só da pia. E tudo o que foi utilizado no banheiro é só do banheiro. Dessa forma, você evita que os germes e bactérias se espalhem.

Viu como a limpeza de banheiro pode ser fácil, rápida e descomplicada? Visite nosso site e confira os melhores acessórios para o seu banheiro!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro