No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Decoração infantil: como deixar o ambiente adequado para as crianças

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

Decoração infantil: como deixar o ambiente adequado para as crianças

Tempo de Leitura: 5 minutos

Manter os espaços decorados e lúdicos é uma forma de agradar e auxiliar na evolução dos pequenos

Quarto infantil com alguns itens da Astra em cor azul, com parede com desenhos de aviões e duas prateleiras plásticas. Em frente, um berço e uma cômoda, que possui um urso em cima, e ao lado, um roupeiro telado.

O desenvolvimento de uma criança está ligado a diversos fatores, entre eles a influência da decoração dos ambientes, onde os pequenos irão passar a maior parte do tempo, como o quarto, banheiro e até a sala.

Essa atenção ao estilo de decoração, pode ser adotada para os dormitórios infantis já a partir do nascimento do bebê. Para fazer uma decoração adequada, o correto é que o quarto seja lúdico, com desenhos e cores leves. Isso proporciona um ambiente ideal para as crianças descansarem.

Na arquitetura, esse tipo de decoração de quartos infantis, pensando no desenvolvimento dos pequenos, leva o nome de Quarto Montessoriano. A proposta busca atrelar o aprendizado e a autonomia das crianças junto aos elementos do cômodo, como a cama no chão, armários e prateleiras na altura dos pequenos.

Deixar os ambientes coloridos e com espaços para brincadeiras e atividades auxilia diretamente no desenvolvimento das crianças e, na maioria das vezes, permite mais autonomia desde a primeira infância.

Outro ponto importante em planejar um ambiente decorativo é o ensinamento, para que as crianças já desenvolvam as primeiras ações e sensações de responsabilidade.

Um exemplo é a organização dos brinquedos. Dessa forma, você pode começar fazendo a coleta de brinquedos em conjunto, até eles conseguirem entender onde cada objeto deve ser colocado.

Em nosso Blog, você pode conferir um artigo completo sobre os ambientes montessorianos. A seguir, listamos diversas ideais de composição para decoração infantil para adotar em sua casa:

Em um quarto infantil, a personagem 3D da Astra, a Sol, aparece sentada no chão, em cima de um tapete de urso. O chão é de madeira. Ao fundo temos uma poltrona e quatro nichos hexagonais, em composição. Uma luminária pendente aparece na imagem. E duas pelúcias grandes aparecem ao lado direito, sendo uma girafa e um golfinho.
As cores claras e lúdicas nos ambientes tendem a aprimorar a capacidade de desenvolvimento.

Quartos

O local mais comum para realizar uma decoração para as crianças é o quarto. Este é o ambiente onde os pequenos passam a maior parte do tempo. Por isso, manter este local personalizado – colorido e com móveis que proporcionam autonomia – é de extrema importância.

Na composição, espelhos decorativos podem conceber um toque a mais no ambiente e ainda garantir uma sensação de amplitude. Eles são perfeitos para compor a decoração dos quartos. Na Astra, esse tipo de espelho possui diversas opções de desenhos de animais, e podem ser instalados em lugares como banheiros, quartos ou salas.
Outro item importante para deixar o quarto decorado são os porta-objetos e os gabinetes (que podem ser de madeira ou plásticos). São produtos que ajudarão a ensinar as crianças sobre a organização do quarto desde a primeira idade.

Eles facilitam a organização dos brinquedos e acessórios, atrelando versatilidade a um ambiente convidativo para a criança.

A imagem mostra um quarto em tons de rosa, com um gabinete plástico, porta-objetos e dois quadros em cima do móvel, lixeira e a mini banqueta da Astra, também na cor rosa. No espaço há pelúcias espalhadas, como um unicórnio e coelho. Na parede está aplicado um papel de parede com formatos hexagonais em degradê de rosa, além de espelhos decorativos com desenhos de bichos pendurados na parede.
Manter o quarto decorado, com cores vivas, auxilia ainda mais no desenvolvimento dos pequenos.

Banheiro

O banheiro é outro ambiente que faz parte do desenvolvimento dos pequenos. Mesmo antes do nascimento, os responsáveis já buscam inspirações e maneiras de como decorar o local, mas sempre mantendo-o acessível e seguro para as crianças.

Usado diariamente, o banheiro infantil precisa de pequenos ajustes para a usabilidade, de modo que auxilie no crescimento das crianças. A Astra possui em seu portfólio, vários itens que permitem manter a funcionalidade do ambiente, sem tirar a parte lúdica e divertida. Conheça a linha Astra Kids!

Conforme a criança começa a crescer, chega o momento de realizar o desfralde, uma parte importante no amadurecimento dos pequenos. Por isso, utilizar os assentos sanitários redutores incentiva o uso do vaso sanitário, fazendo com que a criança perca o “medo” dessa etapa. 

O assento funciona como um adaptador que reduz a abertura do assento sanitário, sendo encaixado no assento convencional e não na louça. O item proporciona conforto e segurança. Ele é compatível com os assentos sanitários ovais tradicionais.

Já as mini banquetas de plástico são ideais para ajudar as crianças a alcançarem locais mais altos e de difícil acesso, como pias – para incentivar a escovação dos dentes – e até mesmo o vaso sanitário. Este item traz mais facilidade e liberdade aos pequenos, se tornando um grande aliado no desenvolvimento deles.

Usar uma lixeira com pedal de dupla abertura também éideal para organizar e decorar o banheiro. Com duas formas para abrir a tampa (pedal e botão de pressão na parte superior), a peça proporciona mais praticidade no dia a dia. A lixeira da Linha Kids está disponível nas cores azul e rosa bebê.

Caso queira mais dicas e sugestões para organizar o banheiro infantil, temos um artigo especial em nosso Blog, confira!

A imagem apresenta um banheiro composto com itens da Linha Kids da Astra. O espaço conta com uma mini banqueta, lixeira multiúso, porta-objetos e o assento redutor da Astra - já posicionado no vaso sanitário, em cima do assento tradicional. Ao lado direito da imagem é possível ver um gabinete do banheiro e ao fundo, nas paredes, uma decoração com elementos de selva.
Manter o banheiro decorado e seguro para os pequenos é um importante passo para ajudar no desenvolvimento e bem-estar deles.

Múltiplos ambientes

Vale ressaltar que, muitos itens podem ser utilizados em diversos ambientes, para manter o local decorado e funcional. 

Os roupeiros telados, por exemplo, são indicados para colocar roupas sujas e são uma boa opção de ensinamento. Com eles, as crianças já podem aprender desde pequenos onde colocar as roupas sujas e manter o ambiente organizado.

Eles também podem ser utilizados como uma opção para guardar brinquedos, para que os mesmos não fiquem espalhados por toda a casa. Dessa maneira, estimulará a organização e o cuidado dos pequenos com suas coisas.

baldes, bacias ou caixas plásticas, além das diversas funcionalidades tradicionais, servem também como um local para transportar ou guardar os brinquedos.

Para espaços que necessitam de organização, as prateleiras plásticas são uma ótima opção. Com elas é possivel colocar brinquedos, kits de higiene e cuidado, além, é claro,  enfeites.

Essas prateleiras podem ser feitas de diversos materiais, mas para garantir maior durabilidade da peça, as de plástico são uma ótima pedida. São diversas cores, acabamentos e tamanhos disponíveis no mercado, para você escolher conforme necessidade e estilo de decoração. 

São peças práticas, que mantêm a criatividade e garantem um local colorido, deixando um um ar diferente ao ambiente. Aposte nessa solução! Aproveite para conferir um artigo com dicas para as crianças organizarem seus brinquedos, disponível no Blog Astra!

Na imagem temos um quarto, em primeiro plano sobre um tapete, uma caixa plástica organizadora com tampa da Astra, na cor preta. Ela está sendo usada para armazenar os brinquedos e ursinhos. Na composição, desfocado ao fundo, estão uma mini banqueta e uma parte de um roupeiro telado e uma cômoda.
Pequenas tarefas, como guardar os brinquedos, ensinam as crianças a ajudar na organização da casa.

Portanto, antes de montar ou decorar o quarto dos pequenos, busque por ideias, inspirações e sugestões. Assim você conseguirá manter o local personalizado, permitindo mais diversão e estimulando as crianças, tanto em seu desenvolvimento, quanto no aprendizado.

Caso tenha dúvidas sobre como montar um ambiente infantil, você pode conferir em nosso Blog, dicas para compor ambientes coloridos. Você também encontra dicas para auxiliar na hora de realizar a etapa do desfralde, um momento muito desafiador para os pais.
De modo geral, brincar na hora de montar os ambientes junto aos filhos é essencial! Mantenha os locais coloridos e alegres, pois são ambientes onde os pequenos poderão passar o tempo com seus brinquedos e se desenvolver.

Os itens voltados aos cuidados das crianças você encontra em nossa Loja Virtual, com a Linha Astra Kids. Gostou das dicas? Fique de olho em nosso Blog e acompanhe mais leituras como essa!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro