No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Saiba quais são os cuidados necessários com botijão de gás

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Saiba quais são os cuidados necessários com botijão de gás

Tempo de Leitura: 5 minutos

Seguindo dicas simples é possível garantir maior vida útil do recipiente e a troca segura em sua residência

Em um canto de um espaço externo, há a instalação de um botijão de gás, protegido com uma capa para botijão da Astra na cor prata. Sobre ele está uma estrutura de concreto. O piso é de tonalidade escura, e o azulejo em quadrados pequenos na cor branca.

O botijão de gás é um item comum no lares brasileiros, mas nem sempre recebe os cuidados necessários para sua conservação e segurança. Sem as devidas atenções, um produto de uso corriqueiro no dia a dia pode acarretar em graves acidentes. 

Vários detalhes importantes são normalmente deixados de lado quando falamos desse item, isso desde a instalação até a manutenção, que deixam o uso do produto mais seguro.

A seguir, confira um artigo completo da Astra, com dicas de como cuidar e tomar medidas de segurança indispensáveis com seu botijão de gás.

Certificação do INMETRO

Antes de adquirir seu botijão ou qualquer item de uso complementar, certifique-se de que todos estão dentro do prazo de validade e dentro das certificações de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ou seja, contendo o símbolo de homologação.

A certificação deve estar em todos os componentes que fazem parte da instalação do gás de cozinha: no corpo do item, em seu regulador de pressão e na mangueira que será conectada ao fogão/forno.

Não faça extensões na mangueira de gás

A mangueira de ligação deve ser de plástico (PVC) e transparente com uma faixa amarela. Ela deve ter a gravação da norma ABNT NBR 8613 e estar dentro do prazo de validade (também gravado no material).

Em relação a instalação, o ideal é que seja mantida uma distância razoável entre o botijão e o fogão. Essas mangueiras costumam ter 80 centímetros de comprimento, o que já supre a exigência mínima de distância entre os dois objetos.

É extremamente prejudicial e perigoso fazer qualquer alteração neste quesito, como extensões ou conexões com outras mangueiras, por exemplo. Por isso, é importante planejar bem o espaço antes de fazer a instalação. Fique atento, hein!

Uma imagem still (somente do produto) onde aparece o kit para instalação de gás de cozinha. Uma mangueira transparente, com listras amarelas e um regulador compõem o kit.
Adquira sempre equipamentos certificados pelo Inmetro, com garantia.
(Foto: Reprodução/Pinterest/Leroy Merlin Brasil)

Atenção ao calor na mangueira

Lembre-se, JAMAIS deixe a mangueira posicionada atrás do fogão! Esse espaço pode fornecer muito calor durante a cocção de alimentos e acabar danificando o material, causando vazamentos.

Caso seja necessário alguma alteração de posição, o ideal é contratar um profissional qualificado, evitando assim qualquer problema!

Local de armazenagem do botijão

A maioria das pessoas tem costume de deixar o botijão próximo ao fogão, até mesmo dentro da cozinha, devido ao comprimento da mangueira. Evite armários ou compartimentos fechados, isso garantirá maior segurança a você e sua família.

O correto é que o produto fique em um local arejado, preferencialmente na parte externa do imóvel.

Para que isso seja possível, opte por mangueiras com um comprimento maior. A dica é calcular o tamanho aproximado que será utilizado, para que não falte material e a instalação seja feita de maneira correta e segura. 

Entretanto, nesses locais descobertos é necessário proteger o botijão de gás contra os efeitos do tempo, como chuva e sol, por exemplo. Neste caso, recomenda-se a construção de um abrigo próprio para o item na área externa e utilizar alguma proteção para a peça.

Na imagem temos um quintal mostrando um botijão de gás instalado na área externa. Há uma estrutura de concreto que cobre o botijão, protegido com a capa para botijão da Astra na cor preta. À esquerda há um vaso com uma árvore e o chão é revestido com pisos que imitam pedras, ao lado há um ralo de canto da Astra.
As capas de botijão feitas em plástico protegem o botijão e podem ficar em áreas externas, sem riscos quando há presença de água.

A capa para botijão de gás da Astra é feita em plástico resistente, e é perfeita para a conservação do produto, sendo ideal contra a ferrugem, por exemplo. O modelo está disponível em três cores: branco, prata e preto.

É importante lembrar que ainda é necessário a cobertura em ambientes externos.

Atenção aos ralos e interruptores

Mantenha seu botijão de gás a uma distância mínima de 1,5 m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos e grelhas de escoamento de água e esgoto.

Isso porque, em caso de possíveis vazamentos, devido aos fluidos serem mais densos que o gás, ele pode se infiltrar nas instalações e causar explosões, caso entre em contato com faíscas ou chamas.

Posição do botijão

Muitas pessoas têm o costume de “deitar” o botijão, acreditando que isso vai “aproveitar o restante do gás”, quando ele está chegando ao fim. Mas isso nada mais é que um mito!

Mantê-lo na posição horizontal não só pode prejudicar a integridade do recipiente, como também pode ocasionar o vazamento do gás liquefeito de petróleo (GLP) e, assim, danificar o regulador de pressão.

Não utilize ferramentas no regulador de pressão

Toda instalação do regulador de pressão deve ser feita manualmente. Isso porque o uso de ferramentas pode desgastar ou gerar avaria na peça, apresentando risco caso haja contato de faíscas com a válvula ou superfície do botijão.

Feche o registro

Quando for se ausentar por muito tempo de casa, ou até mesmo durante a noite, é importante manter o registro fechado, pois assim evita-se possíveis vazamentos do gás. 

Essa também é uma medida de segurança recomendada em caso de identificação de cheiro de gás ou de fato um vazamento.

Troca do botijão

Fazer a troca do botijão é algo normal, por mais difícil que pareça, já que o recipiente tem uma quantidade limitada de gás. Porém, existe um passo a passo sobre o procedimento, que é muito importante para o uso seguro.

Adquira produtos confiáveis

É importante se atentar a marca da distribuidora em que se adquire o botijão. O produto deve ter certificação do Inmetro, e o prazo de validade especificados no corpo do recipiente.

Certifique-se também que a integridade do mesmo está intacta, e que não existe nenhum amassado ou ponto de ferrugem, hein!

Passo a passo para a troca:

  1. Certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados.
  2. Mantenha o local arejado e livre de qualquer tipo de fogo (vela, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos).
  3. Feche o registro de gás.
  4. Retire o lacre do novo botijão.
  5. Retire o regulador do botijão vazio.
  6. Encaixe a válvula do botijão cheio e gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme.
  7. Verifique se existe algum vazamento, aplicando espuma de sabão entre a junção do regulador com a válvula. Faça isso com uma esponja de lavar louça. Caso apareça alguma “bolha”, repasse o procedimento anterior e verifique novamente se há vazamentos.
Na imagem temos um fogão branco, com um grade preta aparente e um pedaço da penal aparecendo. Uma mão branca aparece girando o botão do fogão, desligando o queimador. A parte frontal do fogão apresenta no total quatro botões.
Lembre-se de sempre manter todos os botões dos queimadores desligados na hora da troca do botijão! (Foto: Reprodução/Pexels)

Em caso de vazamentos

Caso seja identificado algum vazamento  em sua residência, o primeiro passo a ser tomado é fechar o registro de gás e garantir que todos estejam em um local seguro.

Em hipótese alguma acenda as luzes ou acione interruptores de eletricidade (ventiladores, por exemplo).

Abra portas e janelas e desligue o quadro elétrico geral, apenas se o mesmo estiver fora da residência, ok?! Em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros (193).


Gostou das dicas? Seguindo-as você garantirá uma maior vida útil para o botijão de gás da sua residência e ainda, assegurar a troca segura do botijão, evitando vazamentos e acidentes!

E se está procurando outras dicas, confira também os artigos sobre “como instalar de forma simples e segura” e “seis dicas para identificar problemas com vazamento de água”. Boa leitura!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro