No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

7 dicas de como fazer decoração com livros em sua casa

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar? Como organizar?

7 dicas de como fazer decoração com livros em sua casa

Tempo de Leitura: 5 minutos

Transforme sua coleção de livros em uma decoração elegante e sofisticada!

Uma sala com uma cadeira de balanço ninho. Ao fundo, há uma parede de tijolinhos de barro. Uma porta branca aparece à esquerda com um vaso de planta e, à frente, está uma parede com uma estante de ferro com prateleiras de madeira. Nela estão diversos livros organizados.
(Foto: Reprodução/Pinterest/Casa.com.br)

Todo amante de livros tem sua própria coleção, seja ela pequena ou grande. Além de itens de valor intelectual inestimável, os livros também podem ser usados como objetos decorativos.

Porém, conforme o acervo cresce, fica cada vez mais difícil arrumar e manter o ambiente organizado, não é mesmo?

Pensando em te ajudar, neste artigo separamos algumas dicas de como fazer decoração com livros. Veja como deixar seu espaço de leitura mais organizado e harmonioso, além de facilitar a identificação de títulos específicos!

7 dicas de decoração com livros

Antes de pôr a mão na massa, é importante deixar tudo preparado para iniciar a tarefa. O ideal é separar todos os livros em um local arejado, retirar o pó e verificar se algum exemplar precisa de reparo específico

Para garantir um trabalho efetivo, faça uma avaliação e determine com quais livros você realmente deseja ficar. Separe os que podem ser passados adiante e coloque para venda ou doação.

Se você tiver livros que ainda nem abriu, chegou o momento de fazer isso! Retire o plástico e deixe tudo em ordem para começar a organização com as nossas dicas:

1. Utilize uma estante

Se você tem uma grande coleção de livros, pode apostar em uma ou mais estantes para organizar seus exemplares e decorar um ambiente. Elas são resistentes e possuem diversos formatos e tamanhos, que se adequam ao espaço e também ao estilo decorativo do local.

Além disso, por serem móveis específicos para estes objetos, deixam o cômodo com um ar sofisticado e culto. Então, se essa é a proposta que você deseja para a sua casa, pode apostar nas estantes sem medo!

Você pode dispor os livros de formas diferentes, brincando com as cores e formatos das obras. Também é possível empilhá-los na horizontal ou enfileira-los harmoniosamente, você é quem decide qual decoração com livros mais combina com o seu estilo!

Essa dica também é válida para quem tem um acervo menor. Por ser um móvel muito versátil, a estante pode ser usada para a colocação de outros objetos.

Esculturas, pequenos vasos, action figures (bonecos colecionáveis), quadros, velas aromáticas, espelhos e tudo que vier à sua imaginação.

 Uma estante com armação de ferro e prateleiras de madeira, cheia de peças decorativas, como vasos de plantas, vasos de porcelana e vidro, livros e outros objetos. Ao lado da estante, há um sofá e, à frente, uma mesa de madeira com duas cadeiras e um vaso de planta.
Uma estante bem organizada acrescenta muito ao projeto decorativo do ambiente.

2. Instale prateleiras

Essa opção é ainda mais versátil. Utilizando prateleiras, não é necessário ficar preso a apenas um canto ou posição. Elas podem ser usadas em diversos cômodos, tanto juntas quanto separadas.

Você pode, por exemplo, posicionar uma ao lado da outra, mas em alturas diferentes. Se preferir, também é possível deixá-las intercaladas, criando diferentes posições nessa composição. Assim, sua decoração com livros vai ganhar um ar bem moderno!

É legal usar esses itens para guardar livros que não cabem mais na estante ou até mesmo aquela coleção especial que merece um destaque único.

No catálogo da Astra, é possível encontrar prateleiras de diversos tamanhos e cores. Todas são fabricadas em plástico resistente, um material que não atrai cupim e não empena, é de fácil limpeza e não retém umidade.

 Um quarto infantil, com papel de parede de bolinhas coloridas que se localiza ao fundo do espaço. Uma cômoda acomoda um kit higiene da linha Astra Kids. Há uma prateleira rosa instalada na parede, com livros e um brinquedo sobre ela. Na parede ao fundo, há espelhos decorativos quadrados, com desenhos de girafa e zebra.
 Em quartos de crianças, os livros infantis podem ser organizados em prateleiras coloridas.

3. Use cestos organizadores

Dispor os livros em cestos também é uma opção decorativa interessante. Como são peças de fácil manuseio, você pode alterar a decoração de forma rápida e prática, além de facilitar na hora da limpeza

Também é legal colocar os cestos em cima das mesas de escritório, separando ali os livros usados com maior frequência. A mesma dica vale para a decoração com livros infantis, deixando-os acessíveis às crianças em lugares de fácil visualização.

A linha office da Astra possui diversos organizadores plásticos que atendem a essa dica.

Uma mesa de escritório de madeira que possui sobre ela um cesto com livros coloridos organizados dentro dele. Ao lado, há uma revista e um globo terrestre decorativo. Ao fundo, há um quadro na parede e uma parte de um quadro sobre a mesa. Na imagem também aparece o encosto da cadeira.
Em escritórios, a arrumação dos livros pode ser mais prática com o uso de organizadores.

4. Separe os livros por tamanho ou por cor

Usar livros de diferentes tamanhos em diversos móveis também é uma ótima opção de organização. Para colocá-los nos espaços livres, use obras de diferentes alturas e larguras.

A princípio, pode parecer um pouco desorganizado, mas é justamente esse tom despojado que dá um toque diferente à decoração.

Usar a cor dos livros na decoração dá um charme único aos ambientes e ainda traz vida ao cômodo. Para quem tem uma grande variedade, é possível separar as cores semelhantes e dispô-las em forma de arco-íris ou em degradê, por exemplo.

É possível combinar as cores com outros itens do ambiente, como o tom das paredes ou objetos presentes no local. Isso gera um efeito de destaque na decoração com livros. Por fim, você também pode destacar sua cor favorita em algum espaço.

Uma grande estante, com livros organizados em degradê de cores, está em uma sala. A estante em madeira possui spots de luz acima. A sala possui um tapete no chão, junto a duas poltronas em couro e almofadas em cima. Dois puffs estão localizados ao centro, um com um livro aberto em cima. Ao lado, aparecem as folhagens de uma planta.
A organização de cor em degradê pode ser um ponto de destaque nos ambientes. (Foto: Reprodução/Pinterest/Buzzfeed)

5. Aproveite os livros como detalhes decorativos

Naturalmente, a decoração com livros tende a despertar a curiosidade das pessoas. Deixá-los de forma despretensiosa, em diversos cantos da casa, é um jeito simples e elegante de organizá-los.

Eles podem ser colocados em cima da mesa de cabeceira, na mesinha de centro da sala de estar ou até empilhados em um canto reservado. É importante se atentar ao local escolhido, para não correr o risco de danificar alguma obra.

6. Use aparadores de livros

Os aparadores são ótimos complementos à decoração com livros. Eles são suportes que seguram os livros em pé, colocados no início e no fim da fileira de livros. Essas peças podem ser encontradas em diversos tamanhos, formatos e estilos, com frases, desenhos, etc.

 Uma mesa branca com quatro livros apoiados por aparadores de madeira em formato triangular, com as laterais pretas. Ao lado, há um vaso branco, com uma pequena planta.
 Os materiais dos aparadores podem variar, sendo de madeira, plástico ou metal. (Foto: Reprodução/Pinterest/Viva Decora)

7. Defina alguns destaques

Sabe aqueles livros em edição especial? Eles costumam ter uma estética diferenciada e normalmente são livros em capa dura com tamanhos especiais e detalhes na capa.

Essas obras podem ser utilizadas como destaque em algum cômodo, deixando a capa à mostra ou com uma iluminação no local. Algumas pessoas colocam suas peças raras em redomas de vidro para evitar os danos externos, deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

Agora é só escolher a dica que mais te agrada ou mesclar todas elas na sua decoração. O importante é fazer da sua casa um ambiente confortável e com a sua cara!

Gostou dessas dicas e quer ver ainda mais produtos para a decoração com livros? Visite nosso site e confira tudo que temos a oferecer na parte de utilidades domésticas!


Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro