No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Decoração de ano novo simples para preparar a sua festa

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

Decoração de ano novo simples para preparar a sua festa

Tempo de Leitura: 6 minutos

O fim de ano chegou e a decoração de Ano Novo é uma das partes importantes da comemoração! 

Sete mãos brindando com taças de champanhe com confetes dourados e prateados no chão ao fundo, como se fosse uma festa de ano novo.

A palavra Réveillon, de origem francesa, vem do verbo réveiller que significa “acordar” ou “reanimar”. Por isso, no dia 31 de dezembro nos preparamos para comemorar um novo ano que simboliza recomeço e renovação de esperanças. 

Assim como o Natal, o Ano Novo é uma festa de fim de ano muito aguardada e comemorada no mundo todo. É o momento de reunir a família e amigos, por isso a decoração da festa deve estar à altura dessa data tão especial.

Para tornar esse momento inesquecível, trouxemos dicas de decoração de Ano Novo simples para serem feitas em casa ou em qualquer lugar que você esteja. Confira a seguir!

Decoração de Ano Novo simples, mas que impressiona

A decoração é uma parte super importante da festa, né? Através dela você pode criar temas e impressionar seus convidados, criando lembranças que ficarão guardadas na memória

Não tem ideia de como preparar sua festa de réveillon? Veja as dicas que separamos para a sua decoração de Ano Novo brilhar!

Cores

O branco representa paz, harmonia e pureza, por isso é o símbolo do Ano Novo. As pessoas costumam se vestir de branco e usar essa cor em muitos detalhes na noite de Réveillon.

Na decoração isso não poderia ser diferente, não é mesmo? Juntamente ao branco, o dourado e o prateado se destacam na hora de montar o ambiente para receber os convidados. Nas lojas, a maioria dos itens tem essas cores, com diversas opções e valores para decorar a sua casa, apartamento ou outros ambientes como quiser.

Mas se você busca algo para ousar e sair do comum, uma decoração divertida e com muitas cores pode ser o que você procura. A decoração tropical combina com o verão brasileiro, além de ser perfeita para ambientes de praia ou piscina.

Em destaque, um porta-guardanapos em tom de branco sob uma mesa com jogo americano, louças, talheres e taças postas ao fundo.
O branco e as cores metalizadas são características do Ano Novo.

Balões

Uma opção barata e criativa para a sua decoração de Ano Novo são os balões. Disponíveis em várias cores e tamanhos, os balões ou bexigas preenchem o espaço e dão destaque a decoração.

Na entrada, unido a flores, tecidos ou luzes, os balões combinam com vários itens decorativos. 

Você também pode optar por balões coloridos ou personalizados com frases, glitter, tinta ou qualquer outra forma de deixar a decoração com a sua cara. 

O critério de cores também se aplica aos balões. Você pode apostar em bexigas transparentes com detalhes dourados ou prateados. Os brancos, perolados, coloridos ou metalizados também são boas opções para investir quando for decorar. 

Bexigas prateadas, douradas e pretas com fitas suspensas no teto com um letreiro de “feliz Ano Novo” dourado, escrito em inglês.
Os balões são ótimas opções de decoração em qualquer festa.
(Foto: Reprodução/Pinterest/Revista Artesanato)

Iluminação

As luzes são bastante características do Natal, mas também lembram a energia de Ano Novo, sabia? 

Os pisca-piscas amarelos do dia 25 podem ser reutilizados no dia 31, assim como os coloridos e os monocromáticos. A iluminação faz a diferença nesse tipo de decoração!

Sobre uma mesa de canto, uma bandeja com taças de champanhe, um quadro, e na parede estão coladas bexigas douradas e luzes pisca-piscas.
A iluminação traz um tom de magia e brilho para a decoração.
(Foto: Reprodução/Pinterest/Casa Vogue)

Mesa de Ano Novo  

Se você gosta de unir as pessoas que ama e planeja tudo nos mínimos detalhes, provavelmente pensou em montar uma mesa temática de Ano Novo, certo? 

Apesar de parecer complicado, preparar uma mesa para o Réveillon é simples. Utensílios de casa, por exemplo, podem e devem ser usados se combinarem com a montagem e decoração da sua mesa. 

Os tecidos como voil branco se encaixam perfeitamente para essa data, mas você pode utilizar outros tipos de cores como toalha e até mesmo estendidos na parede, para criar um cenário temático.

Se você pensa em incrementar a sua decoração, outro item importante para a sua mesa de Ano Novo são os suportes para bolo e doces. Transparentes ou em cores temáticas da festa, vale a pena usar esse item em tamanhos diferentes para criar a composição. 

Mesa de jantar 

Já a mesa da ceia é unanimidade nas festas de Ano Novo — e também a mais aguardada! É claro que a ideia é deixar as comidas e sobremesas brilharem, já que são o foco da ceia, mas também sobra um espacinho para decorar, né?

Louças e talheres são essenciais para um jantar e essa é a hora daquela louça linda pensada para momentos especiais sair do armário! 

Se você prefere algo mais sóbrio, pode apostar em peças brancas e talheres mais simples em toalhas mais decoradas. Porém, se é fã de cores vibrantes, vale utilizar louças e talheres mais ornamentados.

As velas e castiçais são itens decorativos que trazem elegância e sofisticação para a sua mesa de jantar, além de criarem um clima aconchegante. As aromáticas deixam a decoração agradável e ainda perfumam o ambiente. 

Para montar uma mesa elegante, os castiçais dourados ou prateados da maneira são ótimas pedidas. 

Jogos americanos e guardanapos laranja, pratos brancos, talheres prata, itens em palha e um porta-guardanapos em aço.
Cores vivas também são ótimas escolhas para a mesa da ceia.

Flores e arranjos são bem-vindos, assim como as frutas que também são clássicas nas festas de fim de ano. As flores podem ser arranjadas em vasos de vidro ou com tom metalizado, pensando também na elegância. Já as frutas podem ser colocadas em bandejas ou descascadas e cortadas de maneira criativa. 

Além de usar itens de casa como jogos americanos – que podem ser feitos de PVC –  porta-talheres e até tábuas de corte, você pode reutilizar os adereços de Natal. As pinhas, bolas decorativas e estrelas brilhantes combinam muito bem com o clima das festas de ano novo.

Ceia de Ano Novo

Como falamos anteriormente, a ceia de Ano Novo é uma parte importante na celebração. Reunir todos na mesa, agradecer pelo ano que passou, o que está por vir e cear juntos é um momento especial. 

Mas muitas pessoas ficam na dúvida do que servir no jantar de Ano Novo e acabam preparando o mesmo cardápio do Natal. Apesar da superstição das aves que ciscam para trás, o cardápio de Ano Novo pode ter muitas variações.

Uma pessoa de luvas segurando um refratário com comida e o apoiando sobre uma grelha que está em cima de uma mesa preta.
A ceia pode ser feita composta por diversas receitas.

Você pode servir o que quiser na ceia de Ano Novo, o importante é não deixar a comida acabar, não é mesmo? Entradas como bolinhos de bacalhau, antepasto, saladas e frios vão abrir o cardápio com excelência. 

As bacalhoadas são clássicas como prato principal, mas também você também pode servir outros tipos de peixes, pernil, lombo e acompanhamentos com as suas receitas favoritas. 

Já para as sobremesas, os pavês, mousses e tortas são boas opções. Então, você pode apostar nesses clássicos que todo mundo gosta.

No caso das bebidas, a dica é verificar a quantidade de convidados e separar um espaço bom e confortável para disponibilizar tudo sem dor de cabeça.

Você pode pensar em drinks especiais, diferentes dos tradicionais, e investir em copos personalizados de Ano Novo com o nome dos convidados. Essa é mais uma dica charmosa para a sua decoração. 

Bem, deu para perceber como as festas de fim de ano são um momento especial, né? A decoração é uma grande oportunidade de deixar tudo lindo para criar e viver boas lembranças.

Para os supersticiosos, saber o significado das cores e o que elas simbolizam é uma parte imprescindível para comemorar o Ano Novo. Assim você pode escolher apenas a que traz coisas boas. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e confira mais dicas sobre decoração!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro