No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Ceia de Natal 2021: dicas e ideias para a decoração natalina

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

Ceia de Natal 2021: dicas e ideias para a decoração natalina

Tempo de Leitura: 7 minutos

Para tornar a comemoração ainda mais especial, alguns enfeites não podem ficar de fora!

Uma mulher colocando uma bola de Natal vermelha com detalhes dourados em uma árvore com outras bolas e um enfeite vermelho.

Dezembro é o mês que traz o verão, o clima de férias e as festas de fim de ano. O Natal é uma dessas comemorações especiais e aguardadas ao redor do mundo.

Sinônimo de alegria e união, esse feriado nos faz ficar mais perto daqueles que amamos. Por isso, nos reunimos com a família e amigos para confraternizar  e trocar alguns presentes. 

A decoração temática traz um toque de magia para essa festa. Para te ajudar a preparar a comemoração perfeita, trouxemos algumas ideias de decoração de Natal. Acompanhe a seguir!

O que não pode faltar na sua decoração de ceia de Natal

Assim como a árvore de Natal, existem alguns itens que não podem ficar de fora na decoração natalina. Por isso, separamos alguns itens fundamentais para preparar sua casa para a festa:

Toalhas e guardanapos 

As toalhas em tons de vermelho e verde, geralmente estampadas com figuras e desenhos como papais-noéis, guirlandas e viscos são um clássico da ceia de Natal.

Além delas, toalhas xadrez, douradas ou prateadas também são ótimas opções para deixar a mesa temática. 

Porém, se você prefere algo mais minimalista, uma boa escolha é utilizar toalhas lisas de cores claras. Para criar uma composição equilibrada, é possível combiná-las a outros itens com detalhes coloridos e chamativos.

Os guardanapos, sejam de tecido ou de papel, são excelentes para isso! Eles podem ser lisos ou estampados, com cores vibrantes, brilhantes ou mais discretas.

Os de tecido são mais elegantes e formais, por isso costumam ser usados em ocasiões especiais. Entretanto, os de papel são mais baratos e no mercado você encontra opções disponíveis em diversas cores.

Caso prefira os de papel, você pode utilizar porta-guardanapos para decorar a mesa de Natal. 

Os metalizados ajudam a dar um toque mais clean à mesa. Porém, se você quer aproveitar os tons natalinos, pode apostar em porta-guardanapos de plástico. Aqui na Astra, por exemplo, temos modelos disponíveis nas cores vermelho e verde

Mesa branca com porta-guardanapo vermelho da Astra ao centro. Ele está cheio de guardanapos verdes e brancos, que possuem desenho de árvore de Natal. Ao redor, estão quatro jogos americanos com pratos ilustrados de papai noel e talheres.
Até os mínimos detalhes fazem a diferença na decoração de Natal

Louças

Assim como os guardanapos, as louças são itens que complementam a decoração da sua mesa de Natal. Com diversos modelos e formatos, essas peças podem ser o destaque da noite natalina em família. 

Pratos brancos de cerâmica, ou de porcelana, são curingas e combinam com qualquer ocasião, inclusive com a ceia de Natal. Para incrementar a mesa e deixá-la mais temática, você pode utilizar taças e castiçais vermelhos, verdes e dourados. 

Além disso, você pode apostar em pratos e talheres adornados. Eles trazem um tom de elegância para a mesa e compõem perfeitamente as decorações mais clássicas. 

Criatividade para utilizar outros itens na decoração

A criatividade é uma grande aliada quando o assunto é decoração, né? Como os enfeites dos anos anteriores sempre ficam guardados, você pode soltar a imaginação e encontrar maneiras de reutilizá-los

Adornos de árvore, pinhas, castiçais, fitas e um jogo americano que você não usa há anos são ideais para finalizar a decoração da sua mesa de Natal. Para complementar, vale a pena colocar algumas flores e plantas que transmitem frescor e dão o toque final à ceia.

Além desses itens, você pode abusar da criatividade e usar qualquer item da sua casa para incrementar a decoração de natal. 

O porta-algodão e porta-cotonete vermelhos da Astra, por exemplo, podem ser combinados aos adereços de Natal. Também é possível aproveitar caixas plásticas para colocar algumas pinhas coloridas e brilhantes.

As cores são outras possibilidades de ousar e abusar na criatividade. Como já mencionamos, vermelho, verde e dourado são as mais tradicionais nessa época, mas não são obrigatórias, tá bom?

Se você busca sair do óbvio, pode fazer combinações diferentes. Uma dica é apostar em composições com prata e roxo, azul e dourado, marrom e vermelho ou as que preferir. 

O branco fica bem em qualquer ocasião. Então, pode combiná-lo com outras tonalidades sem medo!

Ao fundo, uma árvore de Natal com enfeites em vermelho ao lado de um móvel com um boneco natalino apoiado em sua ponta. Um pouco mais atrás, estão um porta-guardanapo e um porta-cotonete vermelhos.
Alguns itens de utilidade doméstica também podem ser usados para enfeitar a casa para o Natal. 

Pratos para garantir a melhor ceia de Natal

Quando falamos em Natal, a primeira coisa que vem à cabeça é a ceia. Isso porque ela é o ponto principal e um dos símbolos dessa data comemorativa. 

Apesar de ser uma representação clássica, as comidas típicas do Natal variam bastante e dependem da região, da cultura e tradições de cada família. 

Ao redor do mundo, as ceias natalinas são um pouco diferentes. Na Argentina, por exemplo, o prato principal é carne bovina com molho de gemas, atum e creme de leite. Porém, na Alemanha o destaque é o pato assado ou a carpa.
Se você quer fazer um natal tradicionalmente brasileiro, listamos pratos que não podem faltar na sua ceia:

1. Peru ou Chester

O peru geralmente é o prato principal da noite. Porém, dependendo da sua tradição familiar, pode ser substituído por chester, carne suína ou frango. 

A ave pode ser assada com molhos, crostas, diferentes tipos de manteigas, legumes e ervas. Também é possível recheá-la com farofas e alimentos úmidos, que ajudam na cocção e agradam o paladar.

2. Farofa 

A farofa é um dos acompanhamentos mais presentes no dia a dia do brasileiro e não poderia ficar de fora do Natal, né? Além de ser fácil de fazer, pode ser preparada com diversos ingredientes. 

Geralmente, ela é feita à base de farinha de mandioca ou de milho, manteiga e sal. Também é possível acrescentar frutas, bacon, linguiça, milho, azeitona, etc. A combinação de ingredientes é ilimitada e pode surpreender a ceia. 

3. Arroz incrementado

Um dos alimentos mais consumidos no Brasil é o arroz. No Natal, você pode prepará-lo tradicionalmente ou incrementá-lo.

Algumas pessoas costumam servi-lo com passas, nozes e frutos do mar. Também é possível preparar o famoso arroz à grega ou de forno, típicos na ceia brasileira. 

4. Salpicão 

O salpicão é um prato gelado que combina muito bem com o calor de dezembro. Ele é simples de fazer, traz bastante sabor e cor para a mesa de Natal.

Feito com frango cozido desfiado, cenoura, milho e às vezes com uva-passa, o salpicão é um prato delicioso que vem para completar o clima natalino.  

5. Sobremesas

A sobremesa finaliza a noite de fartura com aquele toque açucarado. Então, não pode faltar em uma ceia de Natal, né?

Apostar nos clássicos nunca é demais. O pavê, bombom de travessa, a rabanada, panetone ou chocotone são algumas escolhas certeiras. Você também pode apostar em tortas e mousses que agradem à família toda. 

Ideias de decoração natalina para a casa toda

Para finalizar tudo com perfeição, nada melhor do que decorar a casa toda para essa data tão especial, não é mesmo? Para te ajudar, selecionamos algumas ideias de decoração de Natal para a casa toda!

Ceia

Mesa branca com porta-guardanapos, guirlanda e galheteiro ao centro. Ao redor, estão quatro jogos americanos com pratos ilustrados de papai noel, talheres e taças verdes.
As cores, além das figuras, fazem alusão à celebração de Natal.

Para a sua ceia, vale pensar nas dicas que mencionamos anteriormente e escolher aquilo que mais combina com você e a sua família. 

Aqui, a mesa de jantar foi montada com muitas cores e itens que remetem ao Natal. Os pratos com desenhos de papai-noel, guardanapos com árvores de Natal e taças verdes deixam a ceia com a cara dessa comemoração.

Café da manhã

Mesa de madeira com pratos, xícaras, guardanapos e outros enfeites de Natal.
O café da manhã de Natal também pode ser uma refeição especial.

Preparar um café da manhã também é uma forma de mostrar a harmonia e união dessa comemoração e começar o dia com o clima natalino. Xícaras, jogos americanos, talheres e outros utensílios ajudam a construir esse clima.

Cozinha

Sobre uma pia, um escorredor vermelho com pratos desenhados com um papai-noel e outras figuras natalinas.
Usando a criatividade, qualquer utensílio pode ser um item decorativo.

Na decoração da cozinha, você pode ser mais sutil. Aqui, as cores características do Natal no escorredor enfeitam a pia. 

Você também pode aproveitar pequenos adereços, como pratos, guardanapos, e outros itens que remetem a figuras natalinas.

Em nossa loja virtual, você encontra diversos utensílios domésticos perfeitos para deixar seu ambiente bonito e bem decorado no Natal, mas também podem ser utilizados para organizar sua casa após as festividades.

Banheiro

Até o banheiro pode ser decorado para o Natal, sabia? Essa tarefa é bem simples, basta dispor pequenos papais-noéis em nichos e acessórios de banheiro vermelhos e verdes.

Um banheiro branco com lixeira e assento sanitário vermelhos e nicho quadrado na parede decorado com dois pequenos papais-noéis.
Até cômodos inesperados podem ser decorados para o Natal.

Entrada de casa

Entrada de uma casa com tapete escrito “bem-vindo” em vermelho e branco, e um encosto de porta em formato de papai noel.
 A decoração de Natal pode estar em detalhes na entrada da sua casa ou apartamento.

A entrada e a sala de estar são como a capa de um livro. Então, decorá-las é como um convite para a sua celebração. Você pode investir em guirlandas, pisca-piscas, tapetes de entrada e adornos com papai-noel, por exemplo. 

Com essas ideias, sua casa ficará com a cara do clima natalino. Quando a comemoração chegar ao fim, basta guardar a decoração da melhor forma e aproveitar as ideias para o próximo ano! 

Gostou das nossas dicas e quer comprar alguns produtos para decorar sua ceia de Natal? Conheça a nossa loja!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro