No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Cor do ano 2021: saiba como usá-la na decoração da sua casa

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

Cor do ano 2021: saiba como usá-la na decoração da sua casa

Tempo de Leitura: 4 minutos
A imagem mostra um leque de paletas de cores diversas, todas da marca Pantone.

Pantone é uma empresa de Nova Jersey, nos Estados Unidos, mundialmente famosa pelo seu sistema de identificação de cores PMS (Pantone Matching System), desenvolvido pelo seu fundador Lawrence Herbert.

Lawrence acreditava que as cores eram subjetivas aos olhos humanos e através do seu sistema de numeração, as tonalidades são desenvolvidas precisamente.

Há mais de 20 anos, no mês de dezembro, diversos especialistas se reúnem para definir a cor do ano Pantone. A cor eleita guia diversos setores durante o ano todo, como o design, arte, moda, viagens e até mesmo as tendências de decoração.

Se você estava buscando inspiração para renovar algum ambiente da sua casa ou escritório, este é o momento! Confira a seguir como você pode utilizar a cor do ano na decoração!

Qual é a cor do ano de 2021?

Diferentemente dos anos anteriores, em 2021 foram escolhidas duas cores como referência: Ultimate Gray e Illuminating, nuances iluminadas de cinza e amarelo.

Essas cores prometem ditar tendências em todos os setores de A a Z durante o ano que se iniciou.

A última vez que a Pantone optou por um duo para representar a cor do ano foi em 2016, com o Rose Quartz e Serenity, que foram escolhidas com a missão de transmitir calma, compostura e compaixão.

O motivo da escolha

A imagem mostra uma mulher de cabelos pretos fingindo que está tirando uma foto com os dedos, e ao fundo uma tela amarela com sua sombra. Também existem dois quadrados e textos na imagem indicando o nome das cores do ano.
As cores eleitas são uma mensagem de esperança e força ao ano que se inicia. (Foto: Pantone Color Institute / Divulgação)

Em 2020, a cor eleita para representar a mudança e movimento que faziam parte da identidade do ano foi o Classic Blue – Azul Clássico.

Surpreendentemente, a cor azul também é atribuída à tristeza, sentimento que se fez presente em diversos acontecimentos que marcaram o ano, principalmente a pandemia do novo coronavírus.

Com todas as mudanças globais que aconteceram, o início de 2021 foi marcado pela esperança e incerteza, que foram representadas pelo duo de cores.

tonalidade amarela Illuminating vem com a proposta de trazer otimismo, energia e vivacidade. Segundo a Pantone, precisamos acreditar que o futuro que nos espera será mais ensolarado.

Já o cinza Ultimate Gray, o primeiro tom neutro eleito como cor do ano, é como a resistência a tempos difíceis que estamos enfrentando. Sólido como uma rocha, representa a estabilidade e força para acreditar que esse ano será melhor.

Essa escolha foi aplaudida e reconhecida como “um casamento de otimismo e força”, pela Institute of Color.

Inove e use as cores do ano para decorar a casa

É possível utilizar as cores do ano em sua casa em diversos cômodos, por exemplo, na pintura de paredes para tornar o ambiente mais moderno.

O cinza já se destacava e continuará em alta nesse quesito, por ser considerado despojado, mas também elegante.

A presença de suas cores nos dá a oportunidade de realizar diversas combinações e assim, é possível decorar alguns ambientes da casa com a cor amarela, outros em tons de cinza.

Mesmo objetos pequenos fazem a diferença e tornam o espaço mais agradável e aconchegante.

Sala

A imagem mostra um rack na sala, com dois organizadores, um cinza e outro azul mediterrâneo. Na parte direita também há uma prateleira com revistas e uma cortina branca ao lado.
Na sala, é possível utilizar a cor do ano em detalhes destacados de amarelo ou então trazendo a sobriedade do cinza.

Existem mudanças das mais trabalhosas às mais simples para se fazer em qualquer ambiente.

Na sala, essas renovações podem significar a pintura da parede ou até mesmo a troca de objetos pequenos, que muitas vezes não damos tanta atenção por estarmos tão acostumados a eles.

A Astra traz diversos tipos e estilos de organizadores de plástico e estão disponíveis nas cores Concreto e Mediterrâneo, semelhantes ao cinza Ultimate Gray.

Cozinha

Na cozinha existem tanto objetos relacionados à decoração, quanto utensílios que podem ser trocados para se destacar com a cor do ano.

Porta mantimentos, prateleiras e até mesmo talheres podem entrar no grupo de inovações para o espaço.

Porta-Talheres de Bancada da Astra, além de fazer o papel de organizar os talheres sobre a mesa de jantar, é multifuncional e pode se adequar a outros ambientes, assim como o porta-canetas, pincéis e outros utensílios.

Quartos

Nos quartos, existem muitas possibilidades de decoração com a cor do ano de 2021. Colchas e almofadas podem compor o ambiente e dar uma cara nova a ele.

Quarto Montessoriano, que é um modelo de arquitetura para quartos infantis focado no aprendizado e autonomia dos pequenos desde cedo, é um projeto que pode contar com essas duas cores para deixar o ambiente mais aconchegante para a criança.

Outra aposta para compor o quarto com a cor do ano Pantone, está em detalhes de objetos que podem ser versáteis, como organizadores de gaveta, que vão manter os utensílios organizados separadamente.

Caso precise de ajuda, temos um artigo que fala sobre como organizar o guarda roupa!

Você também pode utilizar um roupeiro para guardar brinquedos ou até mesmo apostar em detalhes pequenos como um porta-cotonetes e porta-bijuterias.

Banheiro

A imagem mostra uma pia com quatro elementos em cima dela, todos na cor amarela. Há um porta-cotonetes, um porta-algodão, um porta-sabonete líquido e um porta-escova.
Acessórios podem ser a cereja do bolo na decoração do seu banheiro.

O banheiro está entre os primeiros ambientes que visitamos ao acordar, pois envolve nossas primeiras atividades do dia.

É importante que esse espaço seja bem iluminado e combine com sua personalidade. Então, para isso, você pode utilizar uma paleta de cores que seja a sua cara.

As possibilidades de decorar o banheiro com a cor do ano Pantone podem ser direcionadas aos acessórios, que valorizam e dão uma nova cara ao espaço.

Você pode investir na decoração da pia, trocando os itens da bancada por objetos da cor amarela. E também investir em novos jogos de tapetes, toalhas, cestos de lixo e até mesmo os suportes dentro do box, como cantoneiras.

Além de tornar os ambientes mais agradáveis, renovar a casa pode trazer uma mudança que irá refletir o significado das cores eleitas: força e otimismo. E de brinde, trazem consigo um toque de beleza e estilo.

Gostou do conteúdo? Confira também banheiro dos sonhos: o que você precisa saber sobre banheiras!

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro