Tempo de Leitura: 7 minutos

O modelo certo pode valorizar a decoração do seu lar!

Uma sala de estar com um sofá branco, uma mesa de centro e um tapete também branco. Ao lado, sem divisórias, uma sala de jantar, com uma mesa e quatro cadeiras. Todo o ambiente é bem iluminado por lâmpadas embutidas e o chão é de madeira.

Seja na sala, no quarto ou no banheiro, os tapetes estão sempre presentes em nossas casas. Eles servem para decorar os ambientes, além de torná-los mais seguros e aconchegantes

Para contemplar os diferentes gostos e estilos de cada pessoa, e proporcionar inúmeras oportunidades de uso, existem vários tipos de tapetes. Cada um possui características únicas, capazes de valorizar a peça e deixá-la em uma posição de destaque, se bem aproveitadas.

Para te ajudar a escolher o melhor tipo de tapete para a sua casa, preparamos este artigo cheio de dicas. Confira a seguir!

Por que ter tapetes em casa?

Os tapetes têm muitas funções. Eles costumam ser bastante requisitados em locais onde conforto e beleza são necessários. Responsáveis por proporcionar uma superfície macia e aconchegante, também podem ser peça integral ou até principal da decoração de um ambiente.

Mas não é só isso. Entre suas funções, também está garantir maior aderência em pisos molhados. Seja em banheiros, lavanderias, varandas ou outras áreas externas, muitos acidentes podem ser evitados com a utilização de um tapete adequado.

Ainda falando sobre piso, tapetes também podem oferecer proteção extra contra danos. Áreas de grande circulação de pessoas, como corredores, costumam sofrer desgaste no piso devido a essa intensa movimentação. Por isso, uma passadeira é uma ótima pedida para evitar ou diminuir o desgaste.

Por último, mas não menos importante, vários tipos de tapetes são ótimos isolantes térmicos. Além de proteger contra a friagem, eles também diminuem a transferência de calor, ajudando a manter a temperatura do ambiente. Sendo assim, sua utilização é bem-vinda tanto no verão, quanto no inverno.

Uma sala de estar com um sofá, duas poltronas, uma mesa de centro, uma estante embutida com alguns quadros, um espelho, uma lareira e um tapete.
 Beleza, conforto e segurança são os requisitos de um bom tapete.

5 tipos de tapetes para sua casa

São muitas as opções de tapetes disponíveis. Existem desde modelos mais simples e baratos, que visam praticidade, até os mais caros e requintados, que chegam a ser considerados artigos de luxo. 

Com um leque tão grande, pode ser difícil escolher o mais adequado. Por isso, listamos abaixo os principais tipos e suas características. Acompanhe!

1. Shaggy

Por ter uma pelagem alta, esse tipo de tapete proporciona maciez e movimento, perfeito para se aconchegar em noites frias. Podem ser fabricados com fibras sintéticas ou, em casos mais raros, fibras naturais.

Não são indicados para ambientes com animais de estimação, pois a pelagem e as fibras podem ser danificadas com os resíduos de urina e fezes. Por esse motivo, é ideal para quartos e salas de estar.

Sua limpeza pode ser feita com detergente neutro e amaciante ou lavagem a seco. Porém, para uma lavagem mais completa e para evitar possíveis avarias ao tecido, o ideal é enviar o tapete para uma lavanderia.

Um dos tipos de tapetes, o shaggy rosa aparece sobre um piso branco, com uma folha de papel em cima.
Todo mundo gosta de deitar ou pisar descalço nesse tapete.

2. Persa

Remetendo à cultura dos povos da antiga Pérsia, como o nome sugere, esses tapetes são fabricados manualmente. Tecelões habilidosos, com o auxílio de teares, produzem essas peças consideradas verdadeiras obras de arte.

Materiais como seda, algodão ou lã são utilizados e depois tingidos com pigmentos naturais. Cada cor possui um significado, aumentando o grau de riqueza de detalhes desse tipo de tapete. Seu estilo e suas tonalidades combinam com várias decorações, então ele pode ser usado em praticamente todos os ambientes internos da casa

Os tapetes persa podem ser lavados com uma solução de água e sabão neutro ou shampoo/detergente de tapete e uma escova. Porém, devido à delicadeza dos materiais usados em sua fabricação, o ideal é enviá-lo para uma lavanderia.

É possível ver um quarto, com uma cama box com uma armação, uma mesa de cabeceira, uma poltrona, um abajur sobre um móvel de madeira, um ventilador e um tapete persa. O piso é de madeira.
Os tapetes persas eram formas de expressão artística.

3. Tapetes em couro

Esses modelos se destacam por seu formato irregular. Por isso, esses tapetes são perfeitos para causar contraste em ambientes com decoração muito regular.

A facilidade de limpeza, a alta durabilidade e o menor acúmulo de poeira permitem que ele seja usado em diversos ambientes. Locais de convívio social, como salas de estar e de jantar, e locais mais reservados, como quartos, são os mais indicados.

Na maioria das vezes, são fabricados com couro de animais, principalmente o couro bovino. Porém, existem ainda as opções de tapetes feitos com couro sintético ou ecológico, para atender veganos ou pessoas que não utilizam produtos derivados de animais.

A limpeza desse tipo de tapete pode ser feita com um aspirador de pó uma vez por semana. Sempre que necessário, também é possível lavar com água, detergente neutro e uma escova de cerdas macias. Uma boa dica é passar hidratante de couro no tapete para proteger contra envelhecimento e rachaduras, tá bom?

Uma sala de estar com um sofá, duas poltronas, uma mesa de centro, um móvel de madeira e um tapete de couro bovino. O piso é de madeira.
Tapetes de couro dão um ar mais despojado à sua decoração. (Foto: Reprodução/Pinterest/Cristina Nascimento)

4. Tapetes em diversos materiais

Esses tipos de tapetes buscam oferecer uma coisa muito importante: versatilidade. Com vários tamanhos e formatos, eles podem ser utilizados em todos os ambientes da casa, desde a sala, até o banheiro e áreas externas.

Além disso, sua manutenção é fácil e prática. Podem ser limpos com lavagem a seco ou lavagem computadorizada, indicada para a limpeza profunda das fibras. A secagem deve ser realizada na horizontal ou na vertical, sem torcer, conforme as instruções do modelo escolhido. Confira alguns exemplos:

Polipropileno

São feitos com um tecido hipoalergênico, composto por fibras resistentes às manchas e ao desbotamento causado pelo sol. Esse tipo de tecido não acumula eletricidade estática. Com isso, a poeira não é atraída para ele, facilitando a limpeza. 

Os modelos da Astra possuem base emborrachada, que dificulta escorregamentos. O uso é recomendado somente em superfícies limpas e secas, combinado?

Um tapete de polipropileno da Astra na cor “Terracota”.
Deixe o ambiente mais acolhedor com o toque suave desse modelo.

Microfibra

Esse tipo de tapete da Astra é formado por mini bolinhas de microfibra, que proporcionam uma sensação térmica agradável. Pode ser utilizado em áreas secas de ambientes como quartos, salas e banheiros. Possui superfície em poliéster e base em borracha SEBS.

Um tapete de microfibra da Astra na cor “Branco 1”.
O tapete de microfibra proporciona conforto e maciez para os seus pés.

Viscosoelástico

O tapete viscosoelástico da Astra contém um enchimento feito de material viscoelástico que se molda ao formato dos pés. É indicado para áreas secas de quartos, salas e banheiros. Ele possui base em EVA, que dificulta o escorregamento.

Um tapete de viscosoelástico da Astra na cor “Branco 1”.
Confeccionado em poliéster, esse modelo consegue reter o calor.

5. Tapetes especiais

Os tapetes especiais são modelos com uma função específica, que buscam atender uma necessidade única. Com foco na eficiência e praticidade, esses tipos de tapete são muito úteis e facilitam a sua vida. Veja alguns exemplos:

Tapete em plástico flexível

São feitos para áreas molhadas, principalmente banheiros. Na Astra, você pode encontrar dois modelos: o padrão, com design discreto e funcional, e o felpudo, com cerdas que o deixam mais confortável. 
Ambos possuem tratamento antimofo, não rasgam com facilidade e ainda têm ventosas antiderrapantes, que proporcionam maior conforto e segurança.

 Um tapete de plástico flexível da Astra na cor “Bordô”.
 O design vazado desse tapete não deixa a água acumular.

Tapete sanitário para pets

É claro que seu bichinho não poderia ficar de fora, né? O tapete sanitário para pets da Astra é ideal para manter a higiene do animal e também da casa. Ele foi desenvolvido para ensinar seu cão a fazer xixi no local correto.

Esse tipo de tapete possui grade removível, o que facilita a limpeza. Pode ser usado com jornal ou tapete higiênico e é indicado tanto para ambientes internos, quanto externos.

Um tapete sanitário para pet da Astra nas cores preto e laranja. O fundo da imagem está dividido em duas partes. A da esquerda é vermelha e tem alguns desenhos de patas de cachorro. Já a da direita está coberta por jornais.
Quando necessário, você pode levar o tapete sanitário em viagens.

Como escolher o tapete ideal?

Muitos aspectos devem ser considerados para essa tarefa. Primeiramente, analise a paleta de cores e o estilo do ambiente que vai receber o tapete. Assim, você pode selecionar um tapete que combina ou contrasta com as cores. O importante é que todos esses elementos se complementem.

Analise o tipo de piso onde o tapete será colocado e determine qual o melhor modelo e material a ser usado. Isso é importante para que nem o tapete, nem o piso, sejam danificados.

Avalie também o tamanho, o formato e o tipo de tapete que mais se encaixa no ambiente. O tamanho deve ser proporcional ao do ambiente, de forma que o tapete fique rente aos móveis e não embaixo deles.

Tapetes redondos podem funcionar em um estilo mais moderno. Já os tapetes retangulares ficam ótimos em ambientes mais formais ou clássicos. Os tapetes de outros formatos geométricos ou irregulares são ótimos para estilos mais ousados. Por fim, lembre-se de que cada tipo de tapete é indicado para diferentes situações.

Atente-se ainda para outros fatores, como a principal funcionalidade do tapete no ambiente. Você deseja conforto, segurança ou praticidade? Pense se você possui tempo e condições de fazer a limpeza e manutenção do tapete desejado. Também é interessante se questionar se há pessoas alérgicas em casa.

Todas essas são questões a se considerar para a escolha do tipo de tapete ideal. Afinal, uma peça tão importante para a beleza, conforto e segurança do seu lar precisa ser escolhida cuidadosamente.

Entendeu as diferenças entre os principais tipos de tapetes? Visite o nosso site e escolha o melhor modelo para a sua casa!