No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Cor do ano Pantone 2022: saiba como usá-la em casa

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

Cor do ano Pantone 2022: saiba como usá-la em casa

Tempo de Leitura: 6 minutos

O novo tom, Very Peri, promete inspirar e trazer ideias de decoração para os mais variados ambientes

Imagem de divulgação oficial da Pantone sobre a cor do ano Pantone 2022. Ao fundo, texturas de pelos e bolinhas na tonalidade Very Peri e à frente uma caixa branca com o escrito “Color of the Year 2022 Pantone® Very Peri 17-3938.
 (Foto: Reprodução/Pantone)

A PANTONE® divulgou oficialmente a cor do ano para 2022. A escolhida da vez foi a Very Peri, descrita como uma combinação inédita entre o violeta avermelhado e um azul dinâmico.

A tonalidade é a primeira a ser desenvolvida “do zero” pelo programa educacional de cores PANTONE®. O tom remete ao estreitamento entre o mundo físico e virtual, estimulando coragem e abrindo portas para a criatividade e o dinamismo. 

As tendências das estações também já foram apresentadas. A escolha dessas cores é baseada em diferentes ramos e suas situações no mundo atual. Com isso, a linha seguida para 2022 é de aconchego, conforto, esperança e segurança.

Se você conhece bem seu estilo e tem em mente as mudanças que deseja fazer, é fácil usar a cor do ano PANTONE® 2022 em sua decoração. Confira a seguir algumas curiosidades sobre essa tonalidade e como usá-la em sua casa.

Processo de escolha da cor do ano Pantone

A PANTONE®, criada em 1963 por Lawrence Herbert, tem a premissa de que cada pessoa vê e interpreta as cores de maneira diferente. Assim, foi idealizada a criação de um catálogo de cores que identificasse os tons de maneira técnica e codificada

A escolha da cor do ano começou em 1999 e o trabalho de marketing e influência foi baseado no início do milênio. Desde então, vem se escolhendo um novo tom a cada ano, ou duas cores de uma vez, como foi o caso de 2021. 

Baseada no processo de observação e pesquisa, a seleção da cor é feita por especialistas, que levam em consideração vários quesitos. A indústria do entretenimento, moda, arte e novos artistas, estilos de vida e socioeconômicos são alguns exemplos.

Além disso, também existe a influência do meio tecnológico, têxtil, de materiais, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas de mídias relevantes e futuros eventos que podem ganhar foco mundial. 

Como usar a cor do ano PANTONE® 2022 na decoração?

Há inúmeras possibilidades para atribuir a cor Very Peri e os tons tendência à decoração de ambientes. Repaginar o acabamento de paredes, inserir elementos decorativos e móveis que se assemelham à cor do ano são algumas formas de trazer à tona essa tendência. 

Separamos algumas inspirações e detalhes para você usar os tons em diferentes situações:

Pequenos detalhes decorativos

Comece inserindo a cor em pequenas quantidades. Os tons considerados tendência mudam com frequência e, em algumas situações, pode acontecer de você não gostar mais da cor com o passar do tempo.

Por isso, é interessante começar com pequenas mudanças! Além dessa opção ser mais prática e barata, você tem a vantagem de poder trocá-la com facilidade sempre que desejar.

Para complementar o ambiente, a dica é acrescentar objetos na cor escolhida. Aposte em almofadas, quadros e pequenos itens decorativos em prateleiras na tonalidade. Você pode trocá-los de lugar até encontrar o visual que mais te agrade, viu? 

Papel de parede

Fáceis de aplicar e com diversas opções e modelos, o papel de parede é uma boa aposta para quem quer mudar o visual de um cômodo, mas não quer aplicar a cor na parede toda.

Você pode escolher a estampa e como a cor ficará disposta no cômodo. Além disso, é possível fazer combinações com outras cores e mesclá-las com formatos diferentes.

Outra opção interessante é instalar placas de Revestimento 3D. É possível aplicá-lo facilmente e depois fazer a pintura no tom Very Peri utilizando pistola de pintura ou spray. É uma solução prática, rápida e de ótimo custo-benefício.

 Uma sala de banho com revestimentos tridimensionais ao fundo, pintados no tom very peri, a cor do ano 2022. Ao lado esquerdo, um vaso comprido na cor branca e ao centro uma banheira vitoriana branca. O chão é de cimento queimado.
Salas de banho são ótimos ambientes para instalar revestimentos 3D customizados com a cor do ano Pantone 2022.

Tecidos

Outra forma interessante de acrescentar a cor do ano aos ambientes é com o uso de tecidos, dos mais variados tipos. 

Pode ser com um tapete no centro da sala, quarto ou na cozinha. Toalhas dispostas no banheiro, uma manta para forrar o sofá, edredons e lençóis de cama também são ótimas opções.

Existem inúmeros tipos de combinações para cada cômodo. O legal é brincar com a cor, fazendo uma mescla com outras tonalidades, estampas e sobreposições de tecidos diferentes.

Ah, a cor do ano PANTONE® 2022 também pode ser incorporada à moda, sabia? Combine cores que se assemelham com a tonalidade e deixe seu estilo combinando com a tendência!

Uma base branca e sobre ela elementos na tonalidade da cor do ano Very Peri, como uma cartela de cores, um cachecol, uma bolsa, um par de tênis, um roupão, celular e parte de um Guia Pantone.
A cor Very Peri, assim como tons semelhantes, também é tendência no segmento da moda. (Foto: Reprodução/Casacor)

Prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos são ótimas soluções para organizar objetos de forma criativa e prática. Esses itens podem ser customizados com a cor desejada e  dispostos em uma parede branca. 

Pode apostar que serão um destaque charmoso e elegante, mas preste atenção nos objetos adicionados a elas. Tome cuidado para não colocar nada muito destoante da cor central ou de fundo, tá bom?

Móveis 

Se escolher um móvel já é uma tarefa considerada difícil, pensar na cor dele requer ainda mais atenção para manter a harmonização. Embora seja uma grande mudança, apostar nas cores tendência para a mobília é uma opção interessante e assertiva. 

Para quem já quer adotar a cor do ano Pantone 2022 na decoração, pode optar por mobílias em tons semelhantes. Por ser uma tonalidade completamente nova, ela ainda não está presente em muitas opções no mercado. 

No processo de escolha também é importante prestar atenção no espaço disponível. Algumas cores fazem o ambiente parecer maior ou menor.

Para locais pequenos, por exemplo, aposte em tons leves e neutros, isso pode dar a sensação de que o cômodo é maior. Nestes casos, os espelhos também são peças -chave, pois ajudam a trazer a sensação de amplitude e ainda deixam o ambiente mais elegante.

Já para os lugares maiores, combinar móveis de tons mais escuros com os claros deixa o cômodo mais aconchegante. Fica a dica! 

A foto aparenta ser uma sala de jantar, com uma mesa comprida e oito cadeiras à mostra numa tonalidade semelhante ao Very Peri. Em cima dela há um vaso, com detalhes em dourado. As paredes e o chão também estão pintados no tom da cor do ano, junto a um quadro na parede. Ao fundo do espaço tem uma abertura na parede, uma porta e, ao lado, uma parede de cimento queimado com uma mesa menor e objetos em cima.
A pintura de paredes e mobílias com a nova cor definida pela Pantone promete transformar ambientes. (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

Área externa

As áreas externas também não poderiam ficar de fora do processo de renovação da decoração, né? Essa mudança pode ser feita usando um adereço na porta de entrada, móveis e vasos no quintal ou varanda.

Para condomínios onde é permitido customizar ambientes como entradas, pintar a porta é uma boa pedida. Isso dará um destaque especial e único à sua casa ou apartamento.

Quem tem um quintal próprio no lar pode usar e abusar das cores e mesclar a Very Peri aos vasos de hortas ou plantas, por exemplo.

Paletas complementares para 2022

Junto com a aguardada cor do ano, a PANTONE® também divulgou quatro paletas de cores exclusivas que harmonizam com a Very Peri. 

Cada uma delas transmite um cenário diferente e ilustra a versatilidade da cor anual. Você pode se inspirar nessas paletas para compor a decoração de um ambiente com mescla de cores. Confira abaixo a combinação de cada “palette”:

Balancing Act

É uma paleta que traz a combinação de tons quentes e frios, reforçando uns aos outros. Junto ao Very Peri elas criam um sentimento de vivacidade e visual vibrante.

Oito quadrados, cada um com uma cor da paleta Balancing Act, da Pantone.
Os tons quentes e frios ajudam a criar vida junto a cor do ano. (Foto: Reprodução/Pantone)

Wellspring

Destacando a compatibilidade da cor Very Peri com tons verdes, essa paleta é uma combinação holística e harmoniosa em fusão com a natureza.

 Oito quadrados, cada um com uma cor da paleta Wellspring, da Pantone.
Para quem busca trazer natureza para o ambiente, essa paleta é a certa! (Foto: Reprodução/Pantone)

Star of the show

Composta por tons clássicos e neutros, essa paleta remete uma mensagem mais sutil de sofisticação atemporal, com essência elegante e estilosa.

Oito quadrados, cada um com uma cor da paleta Star Of The Show, da Pantone.
Junto à Very Peri, as cores sóbrias trazem elegância para qualquer proposta. (Foto: Reprodução/Pantone)

Amusements

Com cores mais alegres e divertidas, essa paleta está em harmonia com a Very Peri, encorajando e estimulando a expressão e experimentação.

Oito quadrados, cada um com uma cor da paleta Amusements, da Pantone.
As cores alegres fazem menção à busca por criatividade. (Foto: Reprodução/Pantone)

Acrescentar um pouco mais de cor à decoração não é uma tarefa fácil. Porém, com as dicas acima e com as cartelas de cores complementares da PANTONE®, é possível fazer diferentes combinações.

Seguindo essas dicas, você terá um processo de transformação de ambientes mais assertivo, que combina ao seu gosto pessoal. Deixe a sua criatividade fluir!

Quer mais dicas para decorar a sua casa toda? Confira outros artigos em nosso blog

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro