No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Mantenha a casa livre de infiltrações

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Mantenha a casa livre de infiltrações

Tempo de Leitura: 5 minutos

Um dos principais problemas enfrentados em residências são as infiltrações, por isso, veja 4 dicas para evitar esse contratempo

Na imagem temos uma parede branca com manchas amarelas, muito provavelmente, devido a uma infiltração.

É muito comum que com o passar do tempo, os imóveis comecem a dar problemas devido a idade. Um desses problemas são as infiltrações, que aparecem quando a água da chuva, do solo ou até mesmo de canos, penetra nas paredes causando manchas e mofo.

As infiltrações podem surgir devido a umidade do imóvel, podendo aparecer no teto, nas paredes e no chão. Em casos mais graves, essa condição pode deteriorar o imóvel com mais rapidez, causando maiores preocupações aos moradores.

Além disso, as infiltrações podem provocar o desenvolvimento de problemas respiratórios, como sinusite, bronquite, rinite e asma. Portanto, é essencial saber o modo correto para acabar e também evitar o surgimento de novas infiltrações.

Confira a seguir alguns pontos importantes para combater esse problema:

1. Principais causas para o surgimento de infiltrações

A infiltração normalmente acontece em imóveis que possuem constante contato com umidade, devido a àgua que se acumula nos cômodos. 

A falta de impermeabilização na laje, por exemplo, permite que o recurso proveniente da chuva acabe penetrando na superfície, agravando o problema. Lembre-se, é muito importante realizar a impermeabilização antes do assentamento de revestimentos.

O vazamento em tubulações hidráulicas danificadas ou mal instaladas também pode provocar o surgimento de infiltrações ao longo do tempo. Fique atento com as áreas de passagem de canos, principalmente na cozinha e banheiro.

Telhas quebradas também são responsáveis pelo surgimento desse problema. Com a proteção nos cômodos danificada, a água acaba infiltrando em paredes e tetos, deixando essas superfícies úmidas.

Outro ponto de atenção está nas calhas. Mantenha sempre uma manutenção periódica. Essa tarefa evitará dores de cabeça com o sistema, como o entupimento ou qualquer outro problema.

A Astra possui uma linha completa de calhas de PVC, com peças resistentes que garantem a coleta de grande volume de água. Confira!

Na imagem temos uma casa mostrando a parte externa, principalmente o telhado, que conta com um sistema de calha de PVC instalado por todo o beiral do telhado.
Paredes com manchas ou bolhas são sinais de que o imóvel pode estar sofrendo com infiltrações.

Um sistema de drenagem ruim também pode ser um inimigo, proporcionar problemas de infiltrações. Por isso, antes de qualquer construção, é sempre necessário realizar um plano de drenagem para um escoamento adequado das águas pluviais do terreno, evitando o acúmulo no quintal.

Para evitar problemas futuros, é preciso se atentar a essa questão antes da construção do imóvel. Pense sempre nas características do solo e verifique se a drenagem vai ser superficial ou subterrânea. Nesses casos, o ideal é consultar um profissional para auxiliar no projeto. 

Os vizinhos, de certo modo, também podem ser responsáveis pelo aparecimento de infiltrações. Em muitos casos, sua residência pode ser afetada pelo problema quando há um cano quebrado, desnivelamento de piso ou uma rachadura no muro na divisa dos dois imóveis.

 2. Como identificar uma infiltração?

O meio mais comum para identificar casos de infiltração é observar manchas escuras, descamação da tinta ou bolhas. Os revestimentos também podem sofrer deformações, ficando estufados e com imperfeições. Geralmente esses são alguns dos indícios de infiltração proveniente da água da chuva.

Rachaduras no teto também são sinais de uma possível infiltração, podendo ocorrer por falta de impermeabilização da laje, ou caso seja em um apartamento, vazamento na tubulação dos apartamentos superiores.

A umidade favorece a formação de bolor, com isso, é muito comum sentir um cheiro ruim proveniente da formação deste tipo de fungo. É essencial não esperar os problemas se agravarem para buscar uma solução. Procure uma alternativa o quanto antes!

No caso de casas ou apartamentos térreos, problemas como rodapés soltos ou manchados podem ocorrer com mais facilidade. Isso acontece em decorrência do contato direto com o solo, pois eles absorvem a umidade do terreno. Está aí, novamente, a importância da impermeabilização.

3. Soluções para infiltrações residenciais

Para achar uma solução para combater a infiltração, primeiramente deve-se identificar o local de onde vem a umidade. Afinal, não vale a pena arrumar um local se a infiltração está vindo de outro ponto.

Muitas vezes, a origem do problema pode ser facilmente resolvida, em casos como uma telha quebrada ou uma peça da calha com vazamento. Se a superfície continuar sendo afetada, o problema pode ser a falta de impermeabilização como mencionado.

Neste caso, retire toda a pintura e o reboco do local e, após isso, aplique por toda a superfície o produto impermeabilizante de sua preferência – seja por meio de mantas ou de forma líquida. E lembre-se, siga as instruções do fabricante para melhores resultados.

Na imagem estão dois homens com peças azuis fazendo a aplicação do impermeabilizante supostamente em uma laje.
A utilização do impermeabilizante é fundamental para evitar o surgimento de infiltrações nos imóveis.

Caso o problema seja na fundação, no piso ou no teto, é possível que seja necessário realizar uma reforma mais complexa. Nesses casos, uma impermeabilização completa será necessária para solucionar o problema de vez.

Após realizar a impermeabilização correta, você deve fazer o acabamento final da parede ou do teto danificado pela umidade.

Para isso, é preciso preparar a superfície para o recebimento da pintura, com a aplicação do selador e da massa corrida, por exemplo, para que o acabamento seja duradoura e evite retrabalho.

4. Busque ajuda profissional

Caso não tenha certeza do problema (ou a situação esteja muito grave), o correto é buscar ajuda de um profissional. Ele terá a experiência necessária para cuidar desse tipo de situação, além, é claro, dos equipamentos corretos.

É extremamente importante que você não deixe o problema se agravar. Assim que notar algo de diferente em sua residência, busque resolver  o quanto antes.

Isso facilitará a solução do problema já na fase inicial, evitando dores de cabeça e, consequentemente, maiores gastos.

Na imagem temos um profissional com uma macacão azul, segurando uma prancheta e em cima da pia, temos a sua maleta de ferramentas, nas cores preta e amarela.
A busca por um profissional é essencial para evitar que o problema aumente com o decorrer do tempo e vire a famosa “bola de neve”.

Caso tenha que fazer alguma reforma e está buscando por itens que irão garantir durabilidade em toda a estrutura do seu imóvel, a Astra é sua aliada!

O nosso catálogo é composto por produtos indicados para todas as situações de reparos hidráulicos, como sifões, ralos, engates, caixas sifonadas e muito mais. Acesse nosso site e confira!

Essas foram algumas dicas para você combater uma infiltração de maneira adequada e correta. Acompanhe o nosso Blog e encontre mais dicas e conteúdos como esse.

Aproveite para conferir mais três textos no Blog Astra que podem lhe ajudar em sua casa: saiba quais são as ferramentas necessárias para pequenos reparos; confira quais são os itens indispensáveis para organizar a sua cozinha e conheça os produtos necessários para uma boa funcionalidade do sistema hidráulico.


Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro