No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

A elegância dos pisos e revestimentos na decoração

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Como decorar?

A elegância dos pisos e revestimentos na decoração

Tempo de Leitura: 5 minutos

Saiba como a escolha do melhor tipo para sua casa pode potencializar tendências de design de interiores

Em um banheiro, duas cubas de concreto parecem lado a lado. Junto de cada cuba está uma torneira e, atrás, um espelho com iluminação LED da Astra Conceito. Na parede, encontram placas de revestimentos 3D formando uma composição atrás de cada conjunto de cuba e espelho. Ao centro da bancada estão alguns vasos decorativos.

Quando o assunto é reforma residencial, a escolha dos acabamentos é uma das fases mais decisórias e com infinitas possibilidades.

É justamente nessa etapa que a definição do piso e do revestimento fará toda diferença, já que o acabamento será responsável por dar o toque final à decoração de sua casa!

Ao visitar lojas de materiais de construção é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos, e que melhor se adequam ao seu estilo. A dica é buscar referências e ter em mente modelos previamente definidos, para chegar à escolha do revestimento perfeito para você, e sua casa.

Confira neste artigo quais são os principais pontos a se atentar na hora de escolher um revestimento, e saiba também quais são os acabamentos indicados para cada cômodo:

Diferentes tipos de materiais para pisos

Ao entrar numa loja de material de construção ou home centers em busca de revestimentos, você irá encontrar tipos variados, em diversos tamanhos e materiais de fabricação.

Cerâmica, porcelanato, madeira e pedras são algumas das matérias-primas mais comuns, com diferentes características ideais para determinados ambientes.

A cada temporada, fabricantes costumam apresentar novas coleções de revestimentos para seguir as últimas tendências de design de interiores. No mercado, essas peças costumam ser vendidas em placas com medidas padronizadas – normalmente por metro quadrado – nos modelos tradicionais.

Nos últimos anos, a tendência europeia dos revestimentos maxi formatos ganhou destaque no Brasil, apresentando peças em grandes dimensões, que conferem um acabamento com emendas quase invisíveis.

Com tantas opções, fica até difícil saber qual o modelo indicado para cada ambiente da casa, não é mesmo?! Mas abaixo, você confere a indicação do tipo ideal para cada cômodo!

Uma ampla sala de estar apresenta uma parede alta com duas composições de revestimentos, sendo um feito com placas 3D e outra com de mármore. Um sofá, um vaso de planta e uma escada com corrimão aparecem na parte de baixo da imagem.
A escolha do acabamento para cada cômodo tem o poder de trazer mais personalidade e presença ao espaço.

Revestimentos indicados para cada cômodo:

Para adequação ao seu projeto, alguns modelos de revestimentos são mais indicados  para utilização em determinados cômodos do que outros. Pensando nisso, listamos abaixo alguns tipos de pisos que são indicados para cada ambiente. 

Essa separação garantirá a melhor usabilidade do material, garantindo as condições necessárias às especificações do espaço. Confira as respectivas indicações:

Banheiro:

A utilização de revestimentos no banheiro é comumente feita por completo, ou seja, tanto no chão quanto nas paredes, para impermeabilização do espaço. Essa característica ajuda a manter a limpeza em dia com mais facilidade. 

Por conta de questões de higiene e antibacteriana, nesses espaços é indicado o uso de revestimentos que são “naturalmente” impermeabilizados, como os cerâmicos, porcelanatos, ou a utilização de pastilhas – a aplicação de rejuntes impermeáveis.

Com eles, o risco de infiltração diminui e há a possibilidade de lavar todo o espaço para uma completa higienização. Dentro da área molhada, uma outra opção para utilizar é o piso box, muito comum na Europa, principalmente em países frios.

O principal destaque da peça é ser um substituto do piso “tradicional” localizado na área do banho, sendo uma peça única com saída de água sobre o concreto.

Com a solução, não é necessário executar a impermeabilização, caimento do piso e o acabamento cerâmico do local. Na Loja Virtual da Astra você encontra modelos de piso box em diferentes tamanhos.

Cozinha:

Sendo considerada “o coração da casa”, a cozinha é um dos locais onde as pessoas costumam passar a maior parte do tempo. Pensando nisso, aqui os revestimentos são peças-chave na decoração. 

Neste ambiente, a aplicação do revestimento pode ser feita em diferentes superfícies. Em alguns casos, ele pode ser aplicado nas paredes e na parte da rodabanca (ou no frontão da pia), visando a facilidade da limpeza do espaço. 

Os tipos mais indicados para utilização são os fabricados em cerâmica, mármore ou até mesmo os mais modernos, produzidos à base de resina epóxi.

Na imagem está uma cozinha com um armário em tons de madeira. Ao centro está uma pia com acabamento em mármore e em cima da bancada itens de utilidades domésticas da Astra, na cor solar.
Mármores podem ser usados em frontões de pias para combinar com o acabamento.

Quartos, salas e áreas sociais:

Conforto é a característica que deve ser levada em consideração na escolha dos pisos desses espaços. Aqui, os revestimentos padrões podem sim ser utilizados, porém, a dica é instalar pisos que conferem aos pés uma sensação mais suave e macia.

O uso de modelos em madeira maciça (ou até os pisos laminados) é a recomendação nesses cômodos. É um tipo de revestimento de alta durabilidade, que, dependo do material, resiste à abrasão, manchas e até mesmo cupins.

Através do piso laminado também é possível garantir conforto térmico ao espaço, além disso, alguns possuem características hipoalergênicas.
Para quem quer aplicar revestimentos nas paredes, a dica é seguir a tendência dos revestimentos tridimensionais.

Normalmente, esse tipo é vendido em placas plásticas (ou até mesmo de gesso). Ainda é possível combinar modelos e realizar paginações diferentes para criar uma parede de destaque.

Área externa e varandas:

Nesses espaços há maior degradação causada pelo tempo, por isso é importante escolher peças resistentes e que garantam maior segurança dos usuários. Revestimentos cerâmicos, com características antiderrapantes são os mais recomendados.

Em alguns casos, pedras podem ser utilizadas para revestir a superfície. O uso de pisos cimentícios também é outra boa opção. Já para quem adere à uma decoração mais rústica, decks de madeira são uma alternativa complementar à decoração.

Defina o estilo de paginação:

Após escolher o tipo de revestimento para cada cômodo, é hora de definir qual padrão será adotado na hora de assentá-lo.

Alguns modelos de pisos podem ser aplicados em diferentes estilos, denominados de paginações. Essa nomenclatura define as posições utilizadas na formação do layout dos pisos.

Algumas opções são: alinhados (horizontal e vertical), na diagonal, no formato de escama ou espinha de peixe, transpasse ou dama. Esses são os tipos mais comuns ao buscar referências.

Uma arte apresenta sete exemplos de paginação de revestimentos, sendo, respectivamente, horizontal, vertical, diagonal, escama de peixe, espinha de peixe, transpasse e dama.
Usar tipos de paginação diferentes é capaz de transmitir uma presença ao espaço desde de a superfície.

Alguns modelos de revestimento, como os denominados “subway tiles” (em português, “azulejos de metrô”), ganharam fama e preferência dos consumidores pela sua versatilidade.

Esse tipo pode ser facilmente instalado seguindo as paginações ilustradas acima, em diferentes cômodos como banheiro e até mesmo na cozinha, em rodabancas ou frontões.

Aplicação correta do revestimento 

Vale ressaltar que, independente do modelo escolhido, é preciso seguir as instruções do fabricante e técnicas para garantir a melhor aplicação e durabilidade do revestimento. 

Para o assentamento correto de pisos e revestimentos é preciso planejar e preparar o local. Siga as etapas necessárias para colar as peças e fazer o devido acabamento. Também fique atento à escolha da argamassa correta para o respectivo tipo de revestimento. 

Outro ponto importante para um acabamento perfeito é o nivelamento e espaçamento entre as peças. A dica infalível é utilizar um sistema de nivelamento, capaz de padronizar e trazer mais eficiência à sua obra. 

No Blog Astra você encontra o artigo completo com sete dicas para garantir o assentamento de piso correto em sua casa. Clique aqui e confira!

Em uma imagem 3D, temos um alicate nivelador em funcionamento. A ferramenta aparece apertando a cunha junto ao clipe, nivelando os pisos apresentados no ambiente.
Pisos nivelados conferem um acabamento mais premium aos revestimentos, além de facilitarem a limpeza do ambiente.

Agora que você já conferiu os principais tipos de revestimentos disponíveis no mercado, confira outras dicas exclusivas do nosso Blog para complementar a decoração do seu lar.

Saiba como reformar e mudar sua casa para o final do ano, confira dicas para manter sua casa livre de infiltrações e aproveite para conhecer quais as ferramentas mais utilizadas e necessárias para iniciar uma reforma.


Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro