Escolher o local, a paleta de cores e os móveis influencia a sua produtividade durante o trabalho remoto

O home office tem se tornado cada vez mais comum e essa modalidade de trabalho exige bastante disciplina

Para algumas pessoas que precisam trabalhar de casa, manter a produtividade e evitar grandes distrações durante o expediente pode ser uma tarefa bastante complicada. 

Por isso, é interessante adotar algumas técnicas que já são bastante difundidas  para se sair bem. 

Definir horários fixos para começar e parar de trabalhar, ter os equipamentos adequados e escolher um local confortável para montar seu escritório, por exemplo, podem colaborar com a sua concentração no teletrabalho.  

Você sabia que a decoração e organização do home office também interferem no seu rendimento no trabalho remoto? Então vale a pena utilizar alguns elementos que vão contribuir para sua eficiência diariamente. 

Para te ajudar, separamos algumas ideias para você deixar o home office decorado e organizado. Confira a seguir!

Cinco ideias para a decoração e organização do home office

Antes de começar a decorar e organizar seu escritório em casa, você precisa saber como escolher o ambiente mais adequado, quais cores influenciam positivamente o seu humor e o que priorizar na hora de comprar os móveis. 

Na lista abaixo, você encontra algumas dicas para não errar! 

1. Escolha o ambiente mais adequado da sua casa

Escolher o local da sua casa que será usado para montar seu escritório é o primeiro passo para conseguir se concentrar e ser produtivo no trabalho remoto. 

Prefira um ambiente silencioso, sem muita movimentação de pessoas, para manter o foco em seus afazeres. Também é importante que o cômodo seja bastante iluminado, tanto com a luz natural quanto artificiais. 

A claridade do escritório em casa evita que você force a visão enquanto trabalha. Isso reduz as chances de ficar com a vista embaçada, olhos secos e dores de cabeça frequentes. 

A iluminação ideal do ambiente também ajuda a diminuir a sonolência durante o expediente. Assim, sua produtividade também é beneficiada.  

Para aproveitar bem a luminosidade do dia, você pode posicionar sua escrivaninha perto de uma janela. Em dias nublados ou quando você precisar trabalhar à noite, as luzes artificiais vão te ajudar bastante.

As lâmpadas brancas são as mais indicadas. Procure instalá-las no cômodo e ter luminárias de mesa nessa tonalidade para não forçar a visão quando precisar ler algum documento ou livros. 

 Uma mesa branca acoplada a um armário da mesma cor aparece na imagem. Em cima dela há uma caixa azul com dois álbuns de fotos, uma luminária branca e um tablet branco.
A luminária de mesa ajuda a complementar a iluminação do escritório em casa e evita que você force a visão.

2. Use cores neutras na decoração do seu escritório em casa

Utilizar cores neutras no cômodo que abriga seu escritório em casa também é uma ótima prática para conseguir se concentrar no trabalho remoto. 

Esses tons deixam o ambiente com uma sensação maior de relaxamento e conforto. Por isso, usá-los pode te ajudar a desenvolver suas tarefas com mais eficiência. Vale ter paredes, móveis e itens de decoração em cinza e branco. 

Isso não significa que você não pode ter itens mais vívidos em seu home office. Porém, antes de escolher os pigmentos mais chamativos, é importante avaliar alguns pontos explicados pela psicologia das cores

De acordo com esse estudo, alguns comportamentos humanos são influenciados pelas diferentes colorações. O nosso cérebro é impactado por cada uma delas e isso interfere em nossas emoções, humor, concentração e produtividade.

O branco, por exemplo, nos dá a impressão de paz e simplicidade. Usar esse tom na decoração deixa o ambiente iluminado e dá a sensação de amplitude. Por isso é interessante ter itens em cores mais fortes para complementar.

A cor cinza emite o sentimento de seriedade e também traz calma ao ambiente. Uma prática que tem se tornado tendência na decoração é a pintura de ao menos uma parede nesse tom, para fazer uma contraposição ao branco. Você pode aproveitar essa ideia para seu home office!

Além dessas, o verde transmite paz, saúde e frescor. Para ter essa sensação em seu escritório, vale decorar o cômodo com algumas plantas, como cactos, suculentas, samambaias e outras. 

Também é interessante usar o marrom em alguns itens decorativos e nos móveis do seu espaço de trabalho. Essa cor nos dá a sensação de conforto, segurança e confiança, por isso pode ajudar a manter a produtividade no trabalho remoto. 

Mesclar branco, cinza e marrom em seu home office pode te ajudar a deixar o ambiente mais confortável para o dia a dia de trabalho remoto.

3. Tenha móveis funcionais em seu home office

Após decidir a paleta de cores do seu escritório em casa, é importante pensar nos móveis necessários para deixar o cômodo confortável e funcional para o seu dia a dia de trabalho. 

A mobília é uma parte essencial para decorar e organizar todos os ambientes. Porém, quando o assunto é home office, elas se tornam ainda mais importantes. 

Escolher uma escrivaninha muito pequena, armários que não comportam os principais itens do escritório ou uma cadeira desconfortável, pode gerar um transtorno bem grande e atrapalhar sua produtividade. 

Por isso, antes de comprar os móveis, avalie o que você vai precisar para o home office e se os itens serão suficientes. Se você só usa apenas um notebook para trabalhar, não será necessário ter uma escrivaninha muito grande. 

Porém, se você precisa de um computador com dois monitores, mesa digitalizadora, impressora, telefone e outros objetos que tomam espaço, é importante escolher uma mesa grande.

Outro ponto para observar na hora de escolher os móveis do seu home office é a praticidade. Escrivaninhas com gavetas ou que acompanham armário acoplado são ótimas opções para deixar o escritório mais organizado.

Para não ter problemas com dores na coluna, preste atenção na altura da mesa para não comprar uma muito baixa ou uma muito alta para você. 

Comprar uma cadeira com assento confortável e com o encosto que pega toda a região das suas costas também evita que você sinta desconfortos durante a jornada de trabalho. 

4. Aproveite os espaços livres nas paredes

Aproveitar os espaços livres na parede do seu home office é uma ótima maneira de decorar e organizar o espaço. 

Se a sua mesa de trabalho fica em frente a uma parede vazia, por exemplo, você pode instalar alguns armários aéreos para guardar documentos e livros. 

O uso de prateleiras também é uma boa opção para aproveitar esse espaço. Simples de instalar, elas podem ser utilizadas para organizar e decorar o escritório.

Uma escrivaninha marrom com um tablet, um porta-lápis e um caderno aparecem na imagem. Na parede atrás do móvel há uma prateleira azul com um item de decoração e dois livros.
Prateleiras coloridas ou em tons neutros são ótimas opções para otimizar o espaço e decorar seu home office.

O modelo da linha Office comercializado aqui na Astra está disponível em oito tamanhos diferentes. Então você pode escolher o que é compatível com o espaço livre na parede do escritório ou que melhor atende às suas necessidades. 

Além disso, elas suportam até 25 kg distribuídos uniformemente e são bastante resistentes, podendo abrigar vários itens.

Se você quer manter a tonalidade neutra em seu escritório, pode instalar prateleiras brancas. Porém, para quem deseja colorações mais vivas, temos opções coloridas disponíveis em verde, azul, rosa e amarelo. 

5. Tenha organizadores no seu escritório

Utilizar organizadores plásticos também ajuda a deixar seu escritório decorado e sempre arrumado. Esses objetos são ótimos para colocar tudo no lugar correto e evitar distrações durante o expediente.

Você pode apostar em vários tipos de objetos para organizar a mesa de trabalho, os armários, gavetas e até mesmo as prateleiras.
Ter um porta-objetos multiúso

em cima da escrivaninha, por exemplo, permite que você guarde alguns lápis e canetas sempre ao alcance para fazer anotações importantes.

Se você gosta de usar bloquinhos de papel ou post-it para não se esquecer de nada e precisa deles sempre por perto, pode gostar do modelo de porta-lápis fabricado aqui na Astra. Ele tem espaço para colocar suas canetas, pequenas folhas e clipes.

Uma escrivaninha marrom com um Macbook e alguns porta-objetos da linha Office da Astra aparecem na imagem.
Porta-objetos são excelentes para deixar os itens da sua mesa de trabalho sempre arrumados.

Para deixar os documentos sempre organizados, é interessante ter algumas caixas plásticas do tamanho das folhas. Aqui na Astra temos alguns modelos de cinco litros que podem ser empilhados, por isso você pode otimizar ainda mais a arrumação dos papéis importantes.

Às vezes as gavetas da escrivaninha podem ficar bagunçadas. Para que isso não aconteça, você pode usar um organizador com tampa, daqueles comumente usados para armazenar talheres, para arrumar lápis, canetas, cabos de eletrônicos etc.

As caixas com tampa podem te ajudar a organizar sua mesa ou uma prateleira. As comercializadas aqui na Astra estão disponíveis em três cores e tamanhos diferentes. Elas são práticas e permitem guardar diversos objetos, grandes e pequenos.

Além disso, ter uma lixeira sempre por perto permite que você descarte o que não tem mais serventia e deixe sua mesa de trabalho sempre arrumada. Por isso, lembre-se desse item quando for comprar os organizadores para seu escritório em casa.  

Gostou das nossas dicas e quer comprar objetos de decoração e organização para o seu home office? Conheça nossa loja virtual e encontre o que precisa!