No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Saiba como ensinar o pet a fazer as necessidades no local correto

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Saiba como ensinar o pet a fazer as necessidades no local correto

Tempo de Leitura: 5 minutos

Na hora de passear ou até mesmo em casa é essencial que seu animal de estimação faça as necessidades em locais adequados

Ter um animal de estimação é um ato de muito amor, pois requer muita atenção e responsabilidade, já que você irá lidar com o bem-estar e a saúde do seu pet.

Levar ao veterinário, proporcionar momentos de lazer e passeio, e até mesmo educá-lo  para fazer as necessidades em locais corretos são essenciais para não enfrentar problemas no futuro.

Já imaginou chegar em casa e encontrar uma poça de xixi em locais indesejados? Além do mau cheiro, o trabalho para limpar os ambientes será muito maior do que a limpeza de um espaço específico para seu pet fazer as necessidades, não é mesmo?!

Esses problemas não se restringem somente aos filhotes. Animais adultos também enfrentam esses problemas, às vezes para chamar a atenção ou até mesmo por não conseguirem segurar o xixi.

Mas como treinar seu pet para fazer suas necessidades no local adequado? Muitas pessoas buscam por adestradores profissionais. Eles podem auxiliar no desenvolvimento dos animais tanto para fazer xixi e cocô no lugar correto, quanto para outras situações.

Confira a seguir, 8 formas de acostumar seu pet a utilizar somente um local da casa na hora de fazer as necessidades:

 1 – Treinar desde o primeiro dia:

Caso você tenha adotado um animal, tanto cachorro quanto gato, o ideal é começar com o treinamento desde o primeiro dia, para que ele se acostume com o local. Essa dica vale para filhotes e adultos, todos têm a capacidade de aprender, independente da idade.

 2 – Não dê broncas:

Chamar a atenção do animal, na maioria das vezes, é prejudicial para o desenvolvimento e compreensão do mesmo. Essas maneiras não são educativas e deixam seu pet com medo e podem, consequentemente, agravar o problema.

Ter paciência e cuidado são pontos essenciais para que seu animal desenvolva a rotina de utilizar o local indicado para se aliviar. Não desista de treinar seu pequeno, pois o aprendizado leva algum tempo.

Na imagem vemos uma mão branco apontando para o cachorro, aparentemente chamando atenção e o animal demonstrando estar  triste.
Existem diversas formas de ensinar seu pet e corrigir quando ele fizer algo errado. Por isso, evite brigar com ele, pois pode gerar medo e desconforto ao animal.

 3 – Escolha o cantinho ideal:

Escolher o cantinho em que seu animal irá fazer as necessidades é fundamental para a adaptação. Defina um espaço específico para que ele se acostume. O local deve ser sempre o mesmo para que ele não fique perdido e comece a fazer xixi e cocô em outros locais.

Vale ressaltar a importância de não utilizar o  mesmo local da comida e da água, para que ele possa diferenciar um ambiente do outro.

 4 – Utilize itens que facilitem a adaptação:

Muitas pessoas acabam optando pelo tradicional jornal, que no começo já é essencial para a adaptação dos pets. Porém, utilizar itens específicos e próprios para isso pode acelerar o processo com os animais. 

O treinamento do animal de estimação, na hora de aprender a fazer as necessidades em um determinado local, pode ser facilitado com alguns itens específicos: a linha Astra Pet, por exemplo, possui o tapete sanitário para os cachorros e a caixa de areia para os gatos, além da pá higiênica que facilita na limpeza do local.

São itens de ótimo custo-benefício que ajudarão neste processo de adaptação, garantindo maior higiene e economia com a limpeza do espaço.

Na imagem temos, em primeiro plano, o tapete higiênico da Astra Pet sob um fundo vermelho com patas e alguns jornais ao lado direito da imagem.
Utilizar a caixa de areia ou o tapete higiênico facilita na compreensão do animal e na manutenção da limpeza do local.

5 – Tenha paciência:

Cada animal possui um comportamento diferente, dessa forma, nem todos aprenderão no  primeiro momento. Alguns podem demorar para se adaptar ao local.

Manter a paciência e um relacionamento saudável com seu pet, permite mais facilidade no ensinamento. Procure entender as características e os momentos de seu animal, pois muitas vezes ele precisará da ajuda de um profissional para entender o que pode ou não ser feito.

Aqui no Blog Astra, você encontra um artigo com sete dicas para cuidar do seu cachorro. Confira!

6 – Limpeza do ambiente:

Caso seu animal tenha feito as necessidades em um local incorreto, deve-se realizar a limpeza do espaço o mais rápido possível. Assim você eliminará os odores e manterá o espaço sempre limpo.

Essa limpeza pode ser feita com produtos enzimáticos, que retiram o odor do ambiente e são capazes de combater a proliferação de germes e bactérias.

A limpeza também vale para o local correto, onde o seu pet está sendo ensinado para fazer as necessidades. Isso vai manter a higiene do seu pet Utilize produtos específicos para isso, e faça uma faxina regularmente.

7 – Associação positiva:

Toda vez que seu pet fizer as necessidades no local correto, busque elogiar, brincar e até mesmo oferecer um petisco como incentivo. Dessa forma, seu bicho de estimação perceberá que você está feliz e vai entender  que aquela ação teve uma recompensa.

Quem não gosta de ser “mimado”, não é mesmo? Os animais também gostam, em especial os cachorros. Receber um carinho e um elogio pode ajudar seu pet a assimilar que aquele local é o ideal para ele fazer o xixi e cocô.

Vemos nesta imagem uma pessoa branca dando um petisco para o cachorro com pelos brancos.
Dar uma recompensa ao animal após ele acertar o lugar de fazer as necessidades facilita o aprendizado e torna o processo menos trabalhoso.

8 – Crie um comando:

Caso você perceba que o seu pet vai urinar, o correto é levá-lo para o local adequado, escolhido e reservado especialmente para isso . Dessa forma, criar um comando que ele entenda e obedeça na hora de fazer xixi e cocô é uma boa ideia. 

Escolha palavras de fácil entendimento. Isso vai ajudar na memorização do animal, facilitando a percepção do pet e tornando uma rotina para o mesmo. Com o tempo, esse comando pode passar a não ser mais necessário e ele já saberá o que deve ser feito.

Com todas essas dicas, vemos o quão trabalhoso é ensinar um pet a fazer as necessidades no lugar correto. Trate os bichinhos com carinho e tenha paciência, assim ele terá mais facilidade para se adequar à nova rotina.

Os animais necessitam de atenção e cuidado. Assim como qualquer pessoa possui um tempo de aprendizado, fazer do treinamento um momento de diversão também pode tirar um pouco do estresse, e deixar tanto você quanto o animal mais relaxados.

E como já ressaltamos, os filhotes tendem a ter mais facilidade para aprender do que os adultos. Tente começar os ensinamentos com seu pet desde as primeiras semanas de vida. Entretanto, isso não quer dizer que seja impossível adestrar os mais velhos. Qualquer animal pode ser treinado!

Aproveite para conferir em nosso Blog mais artigos que podem auxiliar no cuidado com seu pet. Conheça os tipos de coleira mais indicados para cachorro e saiba como escolher o melhor comedouro para cachorro.

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro