A Astra, um dos mais importantes fornecedores de itens para a construção civil do país e a maior fabricante de assentos sanitários da América Latina, lança uma linha de assentos sanitários com edição limitada especialmente ilustrados pela artista, designer e criadora de conteúdo, Karol Stefanini. Trata-se da primeira collab da indústria deste segmento com uma artista, especializada em lettering, uma técnica artística que envolve desenhar letras e palavras de maneira criativa e estilizada.

O objetivo da iniciativa é oferecer uma opção descontraída para estes itens que, geralmente, não têm destaque em composições decorativas. As artes ilustrarão assentos sanitários brancos, almofadados e em formato oval,  trazendo as seguintes frases: “Zona de conforto”, “Hora de atualizar o feed” e “Faça bem feito”.  

Com mais de 2,5 milhões de seguidores só no Tiktok, Karol Stefanini é uma artista brasileira que se destaca como referência em lettering. Formada em design, ela expressa sua criatividade por meio de desenhos e pinturas que tem uma forte comunicação visual e sentimental.

Fã de artistas gráficos e muralistas, como Kobra e Os Gêmeos, ela atua nesta área há quase dez anos. “Tudo começou quando eu postei meu processo de trabalho e isso chamou muita atenção no Instagram, fazendo com que as pessoas começassem a me fazer encomendas”, diz Karol. A artista, que decora estabelecimentos comerciais, paredes de quartos infantis, cozinhas, malas de viagem e até mesmo caixinhas de transporte de animais de estimação, já fez obras para celebridades como a atriz Larissa Manoela, o cantor Ferrugem e o jogador de futebol Marquinhos.

Collab Astra e Karol Stefanini

Assim como no início de sua carreira, a ideia para a collab surgiu quando Karol fez um vídeo desenhando em um assento sanitário que viralizou em suas redes sociais. Na sequência da primeira postagem, ela fez uma nova publicação em que diz “imagina se essa ideia chega na marca que fabrica esses assentos sanitários e a gente não acaba trabalhando juntos?”. Ao identificar a postagem, a Astra entrou em contato com a artista para realizar uma ativação em seu estande durante a feira de construção civil e arquitetura de 2023, a FEICON. 

Como o projeto foi um sucesso, com muitas pessoas que passaram pela feira queriam comprar o assento estilizado, a parceria foi ampliada para a criação da Linha Fun, com a coleção exclusiva de assentos sanitários desenvolvida em parceria com a artista Karol Stefanini.

A pré-venda do novo modelo de assento decorado foi liberada inicialmente para os colaboradores da Astra e para um grupo selecionado de representantes comerciais, como parte da estratégia de divulgação adotada pela marca. A partir do dia 9 de agosto, a venda dos assentos será feita com exclusividade no e-commerce da Astra e em suas lojas físicas, o showroom dentro da fábrica, em Jundiaí, e a loja Astra, localizada no Shopping Dom Pedro, em Campinas. Os consumidores poderão encontrar os modelos de assentos decorados nas principais lojas de material para construção, em breve.