Confira essas sugestões que podem ser adotadas em todos os cômodos da residência!

A imagem mostra uma sala de estar integrada à cozinha. No ambiente, é possível ver um sofá marrom-escuro, um tapete marrom-claro, uma mesinha de centro, uma porta de alumínio branca da Astra e duas banquetas posicionadas em frente ao balcão da cozinha.

É difícil viver em ambientes bagunçados, não é? Organizar a casa toda é uma prática essencial para deixar os cômodos mais aconchegantes. Além disso, guardar todos os itens no lugar correto contribui para a funcionalidade e praticidade no dia a dia. 

Embora a maioria das pessoas goste de ver o lar sempre arrumado, sabemos que nem sempre é possível fazer aquela faxina na casa toda para deixar tudo no lugar. Por isso, algumas vezes os armários e cômodos menos evidentes, como porão ou lavanderia, ficam um pouco mais bagunçados. 

Porém, ao aplicar algumas dicas de organização bem simples ao seu dia a dia, é possível manter a casa sempre arrumada, sabia? 

Para te ajudar, separamos seis desses truques. Confira a lista a seguir!

1. Guarde os objetos logo após usá-los

Uma das dicas de organização fundamentais para a casa é guardar os objetos toda vez que terminar de utilizá-los. 

Esse é hábito um bem simples e comum, mas se você ainda não costuma fazer isso no dia a dia, vai perceber o quanto essa prática vai te ajudar a deixar os ambientes arrumados. 

Esse macete serve para todos os cômodos da casa: sala, cozinha, quartos, banheiros e, até mesmo, a lavanderia. 

Se você tem o costume de deixar os sapatos em um espaço fora de casa sempre que chega, para higienizá-los mais tarde, pode acabar acumulando os calçados durante a semana e bagunçando esse ambiente.  

Uma solução para evitar a desorganização nesse caso é colocar uma caixa grande, ou uma sapateira, na entrada da casa. Assim, você consegue guardar esses calçados logo que chega. 

E se os brinquedos das crianças ficam quase sempre espalhados pela casa, você pode utilizar alguns cestos de roupas ou caixas plásticas para armazená-los. Além disso, vale a pena incentivar os pequenos a guardarem os objetos quando terminarem de brincar. 

Outra atitude que contribui para a desorganização da casa é deixar as roupas jogadas em cima da cama, de uma cadeira ou no banheiro. Se elas estiverem limpas, guarde-as após usá-las. Porém, se estiverem sujas, não se esqueça de separá-las em um cesto

 A imagem mostra em destaque um cesto de roupas cinza aberto. Ao redor dele, é possível ver uma poltrona marrom e uma mesinha marrom, na qual há alguns itens de decoração: um porta-retrato, um difusor, dois potes de vidro e uma caixa.
Para ajudar na organização, você pode deixar um cesto no quarto para colocar as roupas sujas.

2. Analise com frequência o que você não precisa mais

Analisar regularmente o que você não usa mais e desapegar é outra dica de organização que pode ser usada na casa toda. Isso porque quanto mais objetos você tiver em casa, mais difícil será manter tudo sempre organizado

Por isso, fazer uma boa faxina nos armários da cozinha, dos quartos, banheiros, sala e da lavanderia vai te ajudar a encontrar coisas que não são mais necessárias para o seu cotidiano e que estão apenas ocupando espaço. 

Se você tem muita roupa e já não sabe onde guardar as peças novas, por exemplo, é interessante fazer essa análise no seu armário. Durante a faxina, você provavelmente vai encontrar blusas, calças e outros itens que não veste há bastante tempo e que não pretende voltar a usar. 

Nesse caso, vale a pena separar algumas peças para doação ou vendê-las em sites como o Enjoei e em grupos de bazar nas redes sociais. Essa prática vai te ajudar a conseguir mais espaço no armário e a mantê-lo mais organizado.  

O mesmo pode ser feito na cozinha. Sabe aqueles potes e panelas que estão guardados há muito tempo e que você não usa? Talvez esteja na hora de descartá-los para liberar o espaço e evitar a bagunça.

Também é interessante realizar essa faxina nos armários do banheiro e da lavanderia para descartar os produtos vencidos ou que estão praticamente vazios. 

E se você tem um porão ou um quartinho em casa usado para guardar objetos pouco utilizados, não se esqueça de analisar o que ainda é importante e o que não tem mais serventia. 

3. Otimize os espaços

Otimizar o espaço em cômodos pequenos é uma prática que auxilia muito a organizar a casa.  

Nos armários da cozinha, por exemplo, você pode guardar os potes um dentro do outro. O mesmo pode ser feito com as panelas: coloque as pequenas dentro das maiores e melhore a organização desses itens. 

Essa dica também pode ser usada para organizar a lavanderia. Ao colocar os baldes e bacias um dentro do outro, os itens ficam todos arrumados no mesmo lugar.

Outra forma para aproveitar melhor os espaços da sua casa e organizá-la é com a instalação de prateleiras. Elas vão te ajudar bastante, principalmente se você não possui armários suficientes para organizar alguns objetos do quarto, lavanderia ou cozinha.

Além disso, é possível aproveitar as paredes vazias desses cômodos para instalar as prateleiras. Na cozinha, por exemplo, você pode usá-las para guardar alguns eletrodomésticos, como liquidificador, batedeira e a panela elétrica. 

Nos quartos, as prateleiras são ótimas para arrumar os livros e alguns itens de decoração, como porta-retratos. E na lavanderia, você pode usá-las para organizar os produtos de limpeza. 

Porém, antes de comprar qualquer tipo de prateleira, é importante se atentar às características do material para não ter problemas futuramente.

Os modelos de prateleiras comercializados pela Astra, por exemplo, são resistentes a até 25 kg, então você pode organizar bastante coisa na sua casa. Elas também são fabricadas em plástico, por isso não atraem cupim, não empenam e são resistentes à umidade.

Dicas de organização: Na imagem, uma prateleira branca Atra comporta um liquidificador vermelho e uma chaleira prateada. Ao lado uma janela branca. A parede da imagem é de pastilhas vermelhas.
Prateleiras ajudam a otimizar o espaço e organizar a área de estudos ou de home office.

4. Arrume os objetos dos armários e gavetas por categorias 

Categorizar os objetos guardados em armários e gavetas também é uma dica de organização muito valiosa para a casa toda. 

Com essa prática, fica fácil encontrar o que você precisa para o dia a dia sem precisar revirar o guarda-roupa em busca de algum item.

Você pode criar categorias para arrumar os utensílios da casa toda. No quarto, por exemplo, você pode separar uma parte do guarda-roupa para as peças de verão, outra para os casacos e uma diferente para itens como calças, shorts etc. 

Na cozinha é interessante categorizar as gavetas. Você pode separar uma apenas para talheres pequenos, outra para conchas e colheres de pau, e uma terceira gaveta para guardar os panos de prato. 

Também vale a pena categorizar algumas partes do armário para armazenar apenas os alimentos. Uma dica para ajudar é deixar próximas as comidas que são comumente cozinhadas juntas, como o macarrão e o molho.

Não se esqueça de também categorizar as partes do armário da cozinha usadas para guardar os utensílios do dia a dia, como copos, xícaras, taças, pratos, panelas e potes multiúso. 

5. Utilize caixas organizadoras

As caixas organizadoras facilitam bastante na arrumação dos armários, por isso não poderiam ficar de fora das nossas dicas de organização para a casa toda. 

Elas são bem versáteis e podem ser utilizadas para armazenar diversos objetos em cada cômodo da casa. Os modelos comercializados pela Astra estão disponíveis em vários tamanhos, em formato de caixa e de cesto, com ou sem tampa.

Por conta dessas características, as nossas caixas organizadoras são ótimas aliadas para a arrumação da casa inteira. Na sala, por exemplo, você pode usá-las para guardar os controles da televisão e videogame.

A imagem mostra duas caixas de plástico, uma cinza e outra azul, com as tampas abertas. No interior da primeira, há controles de videogame. Na segunda, é possível ver controles de TV. Elas estão sobre uma estante marrom.
Se os controles dos aparelhos costumam ficar largados pela casa, vale a pena usar uma caixa organizadora para guardá-los.

Nos quartos, as caixas ajudam a organizar itens como bijuterias, perfumes, óculos de sol e até mesmo livros. Também podem ser usadas na lavanderia, para organizar produtos de limpeza e panos. 

Nos banheiros é interessante usá-las para guardar papel higiênico e toalhas. Para itens específicos, como algodão e cotonete, vale a pena apostar em porta-objetos

No armário da cozinha, você pode usar os organizadores para armazenar as embalagens de alimentos. E para deixar tudo mais arrumado, é interessante escolher as caixas retangulares de 3 ou 5 litros aqui da Astra, pois elas podem ser empilhadas e permitem otimizar o espaço do armário. 

Além disso, os organizadores com tampa são excelentes para guardar os talheres nas gavetas. Porém, também são ótimos para guardar itens como lápis, maquiagem, colares, objetos de costura, etc. 

Você pode usar a criatividade e dar um novo uso para esse item.  

6. Guarde o que não usa com tanta frequência em caixas grandes

Sabe aqueles objetos que você não usa com frequência, mas que não podem ser descartados e acabam ficando jogados no porão ou em um quartinho da casa? Guarde-os em caixas grandes com tampa!

Aqui na Astra temos a caixa plástica de 50 litros, que é bem versátil e pode ser utilizada para armazenar diversos tipos de objetos. Esse modelo possui tampa dobrável e conta com um sistema de encaixe, o que permite empilhar diversas caixas e otimizar o espaço.

A imagem mostra a lavanderia de uma casa. Da esquerda para a direita, é possível ver uma pia, na qual há um pote multiúso e um cesto de prendedores verde. Ao lado, há uma bancada cinza, sobre ela há uma caixa plástica preta, vidros de produtos de limpeza, uma bacia plástica verde e algumas peças de roupa. Abaixo da bancada, é possível ver duas lavadoras.
Caixas plásticas de 50 litros podem ser utilizadas para organizar objetos raramente usados na lavanderia, porão e outros cômodos.

Além disso, a nossa caixa plástica é fabricada em polipropileno. Esse material é bastante resistente, não mancha, não retém sujeira e pode ser lavado facilmente. 

As caixas de 50 litros estão disponíveis em três cores: preto, branco e translúcido. Então, se você quer encontrar facilmente os objetos que estão guardados, pode apostar no modelo transparente. 

Gostou das nossas dicas de organização para a casa toda? Saiba também como arrumar a mudança facilmente!