Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda a importância do anel de vedação para vaso sanitário e conheça as principais características.

O banheiro é um dos ambientes mais utilizados da casa. Justamente por isso, situações desagradáveis, como uma bacia sanitária com vazamento ou o retorno dos gases do esgoto, não são bem-vindas.

Esses são alguns dos problemas que podem ocorrer caso a instalação do seu vaso sanitário não seja feita com um bom anel de vedação.

Para te ajudar, separamos as principais informações sobre o anel de vedação para vaso sanitário. Dessa forma, você vai poder escolher o que melhor atende às suas necessidades. Acompanhe a seguir!

O que é um anel de vedação para vaso sanitário?

O anel de vedação é um objeto utilizado para unir e vedar a saída de água da sua bacia sanitária ao sistema de esgoto. Ele também é responsável por bloquear do mau cheiro que pode vir dali.

Um bom anel de vedação para vaso sanitário é composto por borracha butílica, resina sintética, carga inorgânica, pigmento inorgânico, óleo mineral e antioxidante.

Essa composição garante a boa maleabilidade do anel, facilitando sua instalação e aumentando a eficiência da vedação.

Esse anel é o que preenche o espaço entre o vaso sanitário e o tubo de esgoto. Então, utilizando um bom anel de vedação para o seu vaso sanitário, dificilmente haverá vazamento de gases e dejetos no seu banheiro.

Evitando vazamentos no vaso sanitário

A função principal do anel de vedação para vaso sanitário é impedir o vazamento da água. Então, a má instalação ou mal posicionamento do anel de vedação pode causar problemas.

Uma dica para avaliar a necessidade de trocar o anel de vedação é verificar se há água na base da sua bacia sanitária. Isso pode indicar que o encaixe do anel de vedação não está perfeito ou que a bacia sanitária está solta.

Um erro muito comum é rejuntar em volta da base que está no chão ou aplicar silicone. No entanto, essas soluções não funcionam a longo prazo e podem até causar infiltrações no seu banheiro.

Caso a troca do anel de vedação já tenha sido realizada e a sua bacia sanitária continue apresentando vazamentos, busque um profissional. Só ele conseguirá identificar a causa do problema e orientar a melhor solução.

Ilustração de um banheiro com o piso preto. Há um vaso sanitário branco, com a parte de baixo transparente, onde é possível ver o anel de vedação. Também há uma pia em concreto , com alguns acessórios abaixo dela, ao lado do vaso.
Vazamentos podem ser indícios de que é hora de trocar o anel de vedação.

Tipos de anel de vedação

Confira a seguir as diferenças entre os dois principais tipos de anel de vedação:

Anel de vedação com guia

A guia do anel de vedação auxilia no posicionamento correto do vaso sanitário em relação à saída de esgoto. Isso deixa a instalação ainda mais prática.

Anel de vedação sem guia

Funciona da mesma maneira que o modelo com guia. Entretanto, precisa de um cuidado maior na hora de ser posicionado em relação à saída de esgoto para uma instalação de sucesso.

Imagem de um anel de vedação com guia plástica da Astra na cor azul.
A guia plástica é muito útil para alinhar corretamente o anel de vedação.

Quando trocar o anel de vedação?

É muito difícil ter que trocar um anel de vedação para vaso sanitário. Geralmente, ele tem uma vida útil longa, dependendo da qualidade do material escolhido.

Porém, existem alguns motivos para uma troca precoce do anel de vedação:

  • Obras ou reformas;
  • Troca da bacia sanitária;
  • Ressecamento do anel de vedação;
  • Mau odor ou vazamento no vaso sanitário.

No entanto, eles possuem validade e é importante sempre se atentar às orientações do seu fabricante. Normalmente, a validade de um anel de vedação para vaso sanitário é de cinco anos após a data de fabricação.

Dica para instalação do vaso sanitário

Caso esteja passando por uma reforma ou esteja fazendo seu banheiro do zero, pode ser que no momento de instalar o vaso sanitário você se depare com um desalinhamento entre a saída de esgoto no chão e o vaso.

Nesse caso, você precisará utilizar uma bolsa excêntrica para poder instalar o vaso corretamente. Essa solução garante a conexão do vaso com a saída de esgoto.

Imagem de uma bolsa excêntrica instalada no tubo de esgoto de um banheiro. O piso é branco e o revestimento da parede é marrom. A imagem mostra parte de um vaso sanitário com assento branco e um box com ralo e tapete.
A bolsa excêntrica corrige desalinhamentos e garante a conexão do vaso com a saída de esgoto

Depois de tudo alinhado, coloque o anel de vedação para vaso sanitário com um bom material e utilize as peças adequadas na instalação. Assim, você evita maiores problemas no futuro.

Gostou do texto? Confira também dicas de como identificar vazamentos na sua casa.