O que era marcante na casa de vó? A decoração, os produtos e o estilo da casa? Relembre algumas características marcantes da época.

Tons pastel, cortinas rendadas, cheiro de café e aquele carinho que só nossos avós sabem dar. A casa de vó representa afeto e é repleta de detalhes que trazem nostalgia.
Neste artigo, vamos relembrar os ambientes clássicos da casa de vó e destacar produtos que ajudaram a compor esse lar.
Arquitetura da casa de vó
Casas de vó são mais antigas, por isso revelam estilos de outras épocas e ajudam a contar das construções urbanas.
Construções próximas da calçada, quintais espaçosos com jardins e árvores, paredes de taipa de pilão ou tijolos aparentes, telhados com forro de madeira e revestimentos coloridos são algumas das características marcantes.
Cada cantinho da casa tinha uma estética única, com elementos que hoje voltam à moda como parte da decoração retrô.
Vamos relembrar características marcantes de cada cômodo.
Cozinha de vó
Esse é, sem dúvidas, o cômodo mais recheado de itens marcantes. Aquela vó boleira de mão cheia, limpava e organizava sua cozinha com todo cuidado para preparar tudo com muito carinho.
Na cozinha de vó todos os itens tinham uma capa, não é mesmo? Capa para botijão de gás, filtro de água, fogão e liquidificador.
Um dos itens que se tornou um verdadeiro ícone foi o Girapotes, lançado em 1991.
Ele organizava mantimentos como farinha, açúcar e café em compartimentos giratórios, facilitando o dia a dia das vovós e otimizando espaço na cozinha.

Além disso, armários de madeira, geladeira colorida, fogão e outros eletrodomésticos sempre combinavam, criando características cheias de raízes.
Sala da casa de vó
Fotos dos netos não podiam faltar nesse cômodo da casa. A televisão de tubo sempre marcando presença em cima de um rack de madeira maciça, para assistir todas as novelas e jornais.
Ainda, o sofá estampado dava um toque super aconchegante no ambiente, não acham?
Quarto
Essa parte da casa dedicada à privacidade e independência, sem dúvidas era o ambiente com mais cara de vó.
Lençóis, fronhas e colchas com estampas floridas deixam o enxoval do cômodo completo.
Ainda, fundamental para deixar os quartos da casa de vó bem arrumados, sem roupas espalhadas pelo chão, o roupeiro era indispensável.

Diferente dos roupeiros atuais, antigamente era muito comum a versão em madeira.
Esses itens auxiliavam no armazenamento de roupas, lençóis e toalhas, limpos ou sujos.
Banheiro antigo
O banheiro de casa de vó é sempre muito característico, né? Azulejos e pisos florais e geométricos incrementavam a decoração.
As louças, como pia, bidê e vaso sanitário sempre eram coloridas. Quem se lembra dos vasos sanitários caramelo, cinza, marrom, rosa ou bege?

Mais cara de vó do que os assentos sanitários com tampa decorada, impossível!
As opções dos tons pastel com estampa davam um toque charmoso ao banheiro.
Os banheiros da casa com certeza tinham a famosa caixa de descarga com cordinha que as crianças tinham dificuldade para puxar. E esse item é amplamente utilizado até hoje!

Além disso, os armários de alumínio eram muito populares em casas antigas. Ficavam embutidos na parede e possuíam espaço interno, para guardar os produtos de higiene e deixar fora do alcance das crianças.
Sem contar o pronto socorro residencial, ideal para os avós montarem uma ‘farmacinha’ em casa para as pequenas emergências.
Um item muito característico dessa época era a papeleira de alumínio. Quem se lembra daquela portinha na parede que era utilizada para guardar o papel-higiênico?
Além de super prática e higiênica, a papeleira dava um toque especial no cômodo.

Confira o Blog Astra para mais dicas, informações e curiosidades.