Visitantes poderão conhecer as novidades e o portfólio das marcas em um ambiente inovador, desenhado a partir de referências plásticas e sensoriais

A Astra, um dos mais importantes fornecedores de itens para a construção civil do país e a maior fabricante de assentos sanitários da América Latina, e a Japi, fabricante de produtos para construção civil e decoração, estarão presentes na maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir 2024, que acontece de 19 a 22 de março de 2024, no pavilhão São Paulo Expo

Para o evento, que inaugura o calendário de negócios nacional da construção, as empresas apresentarão um estande inovador, projetado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake e pelo designer Oswaldo Mellone, com inspiração nas obras do artista plástico venezuelano Jesús Rafael Soto.

“A ideia é que o espaço expresse um conceito abstrato, sendo um volume visualmente permeável que explore uma relação de transparências, de modo a revelar parcialmente o interior do estande e estimular curiosidade ao espectador, como um convite para visita. Além disso, o percurso do visitante entre os ambientes de exposição dos produtos da Astra e da Japi é especialmente divertido, experimental e repleto de elementos inusitados, como os tubos pendurados na cobertura que formam a arquitetura do estande de 400m²”, destacam Ohtake e Mellone.

Outro grande destaque do estande é o mobiliário, formado por peças fabricadas em resina pelo processo de rotomoldagem também desenhadas por Rodrigo Ohtake e Oswaldo Mellone para a Japi. Trata-se de um novo conceito de móveis para jardim e áreas externas com linhas modernas, super-resistentes e leves. “Desenhamos um percurso criativo e curioso para dispor os produtos da marca, de forma a valorizá-los. Além dos móveis – bancos, poltronas, mesas e sofás – a exposição também contará com cubas, metais sanitários, assentos sanitários, banheiras e outros utensílios que se encaixam entre os nichos formados pelas linhas curvas do desenho do estande, delimitados pelos tubos semitransparentes que envolvem todo o projeto”, explicam Ohtake e Mellone.

Tanto os móveis quanto os cerca de 30 mil tubos que serão usados para a montagem do estande são 100% recicláveis. Após a feira, os tubos voltarão para a fábrica da Astra para moagem e reutilização na fabricação de produtos da marca que usam a mesma resina no processo produtivo.

No centro do estande, um cubo preto de 52m² se destaca. No interior, foram projetados três ambientes de salas de banho, de uma forma divertida e desconstruída, com produtos instalados no chão, paredes e teto. Essa composição, somada aos tubos plásticos, que dão forma ao estande, e ao mobiliário exposto – que também será usado como área de atendimento a clientes -, submetem o visitante a uma experiência sinestésica, com uma combinação de elementos que estimulam os sentidos – tato, olfato, visão e audição – e proporcionam máxima interação com os produtos da Astra e da Japi.

“Esta será a maior participação da Astra e da Japi em uma Revestir. Queremos mostrar ao público visitante a potência das duas marcas e sua capacidade de inovação e transformação. A parceria com nomes de peso na arquitetura e design nacionais, como Rodrigo Ohtake e Oswaldo Mellone, são parte de uma estratégia que busca atingir novos mercados consumidores para as marcas. Com certeza, será uma participação surpreendente”, destaca Ana Oliva Bologna, presidente das empresas.

Serviço: 
Expo Revestir 2024 – 19 a 22 de março
Local: Pavilhão de Exposições São Paulo Expo (estande G86)
Endereço: KM 1,5, Rodovia dos Imigrantes, Vila Água Funda, São Paulo
 

Sobre Rodrigo Ohtake e Oswaldo Mellone

Rodrigo Ohtake
Rodrigo Ohtake é arquiteto e designer brasileiro, nascido em São Paulo. Ele é filho do renomado arquiteto Ruy Ohtake, o que lhe proporcionou uma forte influência no mundo da arquitetura desde cedo. Rodrigo graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em São Paulo. Sua paixão pelas cores e formas livres o levou a explorar várias vertentes criativas, destacando-se especialmente na área de design de mobiliário e objetos.

Oswaldo Mellone
Oswaldo Mellone é referência no design industrial brasileiro. Durante dez anos foi colaborador e grande amigo do icônico arquiteto e designer Jorge Zalszupin. Desenvolveu projetos para L’Atelier, Hevea, Ensec, Marco Polo e outras grandes marcas. A convite do governo japonês estudou naquele país, aprimorando seu conhecimento sobre o desenho do mobiliário. Entre seus principais prêmios estão IF Design, Alemanha; ID Magazine , Golden Award USA; IDSA Industrial Designers Society of America e MCB (Museu da Casa Brasileira).

Sobre a Astra e Japi

Astra e Japi são indústrias genuinamente brasileiras, sediadas em Jundiaí, no interior paulista, que estão entre os principais fornecedores do mercado de construção, acabamento e decoração. Juntas, as marcas comercializam cerca de oito mil itens, em mais 37 mil pontos de venda em todo o Brasil. Além disso, exportam para 30 países em todos os continentes. Em 2023, as marcas faturaram cerca de R$ 1 bilhão e empregaram 2.200 pessoas em seus 144 mil metros quadrados de área construída.

Com 67 anos de mercado, a Astra possui em seu portfólio produtos como assentos sanitários, sistemas de descarga, armários e espelhos, banheiras e spas, esquadrias de alumínio, itens hidráulicos e elétricos, acessórios para banheiro e construção, produtos para acessibilidade, utilidades domésticas, tubos, conexões e válvulas, além de uma linha premium voltada para o mercado de luxo e uma linha técnica destinada a construtoras.

Já a Japi possui 30 anos de atuação e trabalha com louças e metais sanitários, ferramentas, acessórios para banheiro e para jardinagem e vasos decorativos conhecidos internacionalmente. Recentemente, expandiu sua atuação com a abertura de uma fábrica na República Dominicana.