As novidades do tema foram divulgadas na última semana nas redes sociais da empresa

A Astra lançou na terça- feira (07) sua Jornada ESG, alinhada aos movimentos de mercado e aos valores da empresa, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro mais ético, justo e sustentável. Durante a semana, foram divulgadas nas redes sociais da Astra ações que integram essa etapa da Jornada, que está apenas começando.

O conceito ESG (do inglês Environmental, Social e Governance) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que encoraja as empresas a participar ativamente da busca por transformações sociais, ambientais e de governança.

Relatório ESG

Capa do Relatório ESG 2021 da Astra

Embora esteja entre as principais discussões do mundo corporativo atual, muitas ações contempladas no ESG não são novidade para a Astra. A empresa sempre teve em seu DNA a preocupação com os impactos de suas atividades na sociedade e no meio ambiente e com uma atuação ética, séria e transparente com todos os seus públicos. Exemplos não faltam e podem ser conhecidos no Relatório ESG 2021, recém-lançado pela Astra. O documento, publicado anualmente desde o início dos anos 2000 – antes conhecido como Balanço Socioambiental – foi reformulado e passou a trazer as ações organizadas de acordo com o conceito ESG.
O Relatório também conta com um capítulo específico sobre a jornada da empresa e o anúncio do seu compromisso com os ODS da ONU, “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, conforme publicado no site brasileiro das Nações Unidas. Os 17 ODS possuem juntos 169 metas a serem alcançadas mundialmente. No Relatório ESG da Astra, os projetos que atendem a uma ou mais metas dos ODS recebem o símbolo correspondente.

Adesão ao Pacto Global 

Outra novidade é a entrada da Astra no Pacto Global, uma iniciativa para encorajar as corporações a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Para se juntar às 1.500 empresas brasileiras que fazem parte do Pacto Global foi preciso enviar uma carta à ONU, assinada pela presidente do conselho da Astra, Ana Oliva Bologna, afirmando o compromisso da empresa com os 10 princípios do Pacto Global e a responsabilidade de enviar anualmente uma COP (Comunicação de Progresso) com o andamento das ações promovidas. 

Produtos de matéria-prima sustentável 

As novidades também contemplam o portfólio de produtos Astra, que lançará itens produzidos com dois tipos de matéria-prima sustentável:

Linha de produtos de matéria-prima reciclada da Astra

PCR de Polipropileno: resina de pós-consumo feita de resíduos plásticos reciclados. A matéria-prima contribui para a diminuição das emissões de carbono e com a economia circular.

Polietileno Verde (PE Verde): bioplástico de fonte renovável feito a partir do eteno (composto químico) obtido da cana-de-açúcar. Seu processo produtivo captura toneladas de gases do efeito estufa da atmosfera, prejudiciais para a camada de ozônio. O PE Verde mantém as mesmas características e aplicações da resina tradicional. 

Na próxima semana, a Astra lançará 13 itens de PCR, em sua linha de utilidades domésticas, e mais quatro modelos de regadores feitos de PE Verde. Estes produtos e mais 55 itens de UD para banheiro, cozinha e lavanderia farão parte de uma ação inédita na história da Astra: uma parceria com a instituição Amigos do Bem para ajudar a transformar vidas no sertão nordestino. Em breve, mais informações sobre o projeto.