Na última quarta-feira (24), a Astra anunciou, durante evento online, os vencedores da 25ª Olimpíada Estudantil Astra de Matemática – projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos.

Nesta edição, a iniciativa contou com a participação de 14.021 estudantes de 99 escolas públicas e particulares do Aglomerado Urbano de Jundiaí e do município de Itatiba. Desde 1996, ano em que foi lançada sua primeira edição, mais de 190 mil jovens já foram impactados pelo projeto.

“Os números são realmente impressionantes! De cada quatro moradores de Jundiaí, um já participou das olimpíadas. Muitos participantes já são adultos e, inclusive, têm filhos participando das edições mais recentes”, afirmou Ana Oliva, presidente do Conselho da Astra. 

Olimpíada e covid-19

Além dos alunos do nono ano do ensino fundamental, a Olimpíada Estudantil Astra de Matemática foi estendida aos estudantes da primeira série do ensino médio. A exceção foi concedida já que, em 2020, o projeto não pode ser realizado devido às restrições da pandemia de covid-19. 

As duas fases da olimpíada, que envolveram provas com questões de matemática e raciocínio lógico, foram desenvolvidas por um comitê da Astra e aplicadas pelas próprias escolas.

De acordo com o professor Oswaldo dos Santos, representante da Diretoria de Ensino de Jundiaí e região, “essas avaliações dão um significado muito grande para os colégios. Os professores já incorporaram o evento na sua prática, preparando os alunos, que aguardam ansiosos por cada etapa do projeto”. 

Premiação

A 25ª Olimpíada Estudantil de Matemática contou com um fato histórico: premiou o dobro de estudantes. Foram 32 tablets entregues para os alunos do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, das escolas públicas e particulares, que conquistaram do 3º ao 10º lugar, além de oito notebooks e oito impressoras para os alunos do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, da rede pública e privada, que ficaram com o 1º e 2º lugar. 

As escolas dos estudantes vencedores com as duas melhores notas de cada categoria também foram premiadas com um computador e uma impressora multifuncional.

Todos os participantes da segunda fase da 25ª Olimpíada Estudantil Astra de Matemática receberam um certificado de participação e foram convidados a participar do processo seletivo da empresa. Os dez primeiros colocados de cada categoria participarão ainda de uma visita técnica na empresa, em 2022.

Presidente da Astra, Ana Oliva, premia dois primeiros vencedores da 25ª Olimpíada de Matemática

Formação de pessoas 

A Olimpíada Estudantil Astra de Matemática é a porta de entrada para muitos jovens. Atualmente, mais de 20 ex-participantes do projeto são colaboradores da empresa e trabalham em diferentes áreas. 

Funcionária desde 2011, Amanda Mendonça Barros participou da Olimpíada de Matemática em 2010. “Quando soube que tinha passado para a segunda fase, recebi um apoio tremendo dos meus professores e da minha escola, o que fez toda diferença, porque eu nunca tinha participado de algo semelhante em minha vida”, conta Amanda.

Prestes a se formar em engenharia, Amanda  lembra da sua trajetória. “Comecei a trabalhar na Astra aos 15 anos de idade. Evolui e me moldei como profissional dentro da empresa, e tudo isso começou com a Olimpíada de Matemática”, conta.

A contratação de jovens sem experiência, em busca do primeiro emprego, faz parte da cultura da Astra.

“Seguimos juntos nesta missão, às vezes tão difícil, de construir um futuro melhor, impactando positivamente a nossa comunidade”, declara Ana Oliva.