Material pode ser lavado com produtos simples e esponja macia

Começou aquela faxina em casa e se perguntou como limpar porta de alumínio? Embora algumas pessoas indiquem produtos fortes para deixá-las com mais brilho, nem todos os ingredientes deles podem ser usados para a limpeza do material.

Para garantir que as portas de alumínio da sua casa não vão estragar ou ficar com a pintura desgastada, é importante utilizar esponjas macias e produtos neutros, que não comprometem o material da porta. 

As portas de alumínio são ótimas para sua casa, pois são muito resistentes e podem ser instaladas em diversos pontos, como na entrada, varanda e lavanderia, por exemplo.

Além disso, a limpeza correta ajuda a conservar a qualidade e estética da porta de alumínio.

Confira a seguir como limpar porta de alumínio e as vantagens de instalá-la em sua residência. 

Vantagens de instalar portas de alumínio em casa

As portas de alumínio são muito comuns em algumas residências, principalmente em áreas como a cozinha, sala, varanda e em pontos que dão acesso à parte externa da casa.

Uma das vantagens de instalar as portas de alumínio é a resistência do material. Diferente das portas de ferro e de aço, as produzidas em alumínio não enferrujam.

Por causa dessa característica, as portas de alumínio proporcionam maior custo benefício. 

Outra vantagem de instalar portas de alumínio em sua residência, é que elas não precisam ser pintadas novamente. Os produtos da Astra, por exemplo, recebem a tinta na fábrica, em um processo que garante a durabilidade delas por bastante tempo.

Um ponto positivo para quem gosta muito de limpeza é que as portas de alumínio podem ser lavadas sem causar danos ao material. Isso permite tirar a sujeira com mais facilidade.  

Porta de alumínio de correr pode ser utilizada para dar acesso à área externa da casa e iluminar o ambiente.

Como é a instalação das portas de alumínio 

A instalação das portas de alumínio é bastante semelhante com a de outros materiais.

Em relação à instalação de portas de madeira, que muitas vezes são vendidas em folhas simples e precisam de pintura, as de alumínio saem na frente. Isso porque elas já estão pintadas no momento da compra. 

Além disso, elas já vêm com o batente e a porta montados. Para instalar as portas de alumínio basta chumbá-las na parede antes da reforma acabar. 

O lado interno já vem especificado em um adesivo na embalagem da porta. Assim, basta se atentar para realizar a instalação corretamente.

Para evitar que a porta de alumínio seja danificada e perca a garantia durante a construção ou reforma da sua casa, o ideal é instalá-la com a embalagem de proteção

Independente do modelo da porta, essa embalagem só deve ser removida quando toda a reforma acabar e não houver mais riscos de estragar o alumínio. 

 

Tipos de porta de alumínio

É possível encontrar diversos tipos de porta de alumínio no mercado. Cada um deles pode ser utilizado em um ambiente diferente da residência, como na cozinha, varanda ou entrada da casa. 

Para te ajudar a escolher a porta de alumínio que se adequa ao seu projeto, conheça a seguir os modelos de porta de alumínio da Astra. 

Porta de alumínio de correr

As portas de correr são excelentes para serem instaladas nas áreas de acesso às varandas de quartos e salas.

Além disso, alguns modelos de portas de correr podem ser utilizados no local que dá acesso à área de lazer da casa. Tudo varia de acordo com o projeto arquitetônico, pois essas portas são bem versáteis.

Pensando nessa versatilidade, a linha de portas de alumínio da Astra possui opções com duas, três, quatro e seis folhas. Com isso é possível instalar as portas de correr em diversos pontos da sua casa. 

Portas de correr da Astra podem ser instaladas em diversos locais da casa, como na varanda. Além disso, a porta com vidro fixo pode ser usada na entrada da residência.

Porta de alumínio com vidros fixos 

As portas de alumínio com vidro fixo permitem a entrada de luz na residência. 

Esse modelo fabricado na Astra também garante a privacidade dos moradores. Isso é proporcionado graças ao vidro canelado ou o mini-boreal, materiais que impedem que outras pessoas vejam com nitidez o que há na residência.

As portas com vidros fixos podem ser instaladas na entrada da casa, na cozinha, lavanderia, despensa, casa de máquinas da piscina e até mesmo nas edículas.

Elas estão disponíveis com a pintura branca e acetinada, que é o alumínio fosco. 

Porta de alumínio com vitrô basculantes

Esse modelo de porta de alumínio é bem semelhante ao de vidros fixos e proporciona a entrada de luz na área em que é instalada. Porém, na porta com vitrô basculantes, o vidro pode ser aberto, o que permite a circulação do ar na casa. 

Para garantir a segurança da residência, esse modelo de porta da Astra possui sistema de abertura do vidro apenas pelo lado de dentro da casa.

Para os compradores que desejam mais privacidade nesse modelo de porta, é possível escolher o vidro canelado ou mini-boreal, que tiram a nitidez do que está por trás do vitrô. 

Porta de alumínio com postigo

A porta de alumínio com postigo também possui vidros que proporcionam a iluminação e ventilação no ambiente em que o modelo for instalado. 

A diferença desse tipo de porta de alumínio é que ela possui uma grade em frente ao vidro, o que garante mais segurança. 

Esse modelo de porta de alumínio pode ser comprado em diversas larguras. O tamanho mínimo disponível é de 70 centímetros e o máximo é de 90 centímetros.

Além disso, elas também estão disponíveis na cor branca ou no alumínio acetinado. 

Porta de alumínio com lambri

A porta de alumínio com lambri é um modelo muito utilizado nos projetos arquitetônicos para a entrada das residências. 

Com uma estética mais sofistica, esse modelo de portas da Astra pode ser encontrado no mercado na cor branca e com a pintura que lembra madeira. 

Nesse modelo, o comprador também pode escolher entre a maçaneta comum e o puxador metalizado, que deixa a porta ainda mais elegante.

Nossas opções de portas de alumínio com lambri possuem diversos tamanhos e o comprador pode optar se ela deve abrir para o lado direito ou esquerdo. Isso facilita o uso desse modelo em projetos simples ou mais sofisticados.

É possível encontrar esse modelo com 80, 90 centímetros ou 1 metro de largura. Todas elas medem 2,10 metros de altura. 

 Portas de alumínio com lambri podem receber pintura que parece madeira e deixam a casa ainda mais elegante.

Dicas de como limpar porta de alumínio

Se você não sabe como limpar porta de alumínio e está se perguntando se pode utilizar dicas de faxina que indicam produtos abrasivos, a resposta é: não faça isso.

As portas de alumínio precisam de um cuidado especial na hora da limpeza. Dependendo do produto que você utilizar para lavá-las, a conservação da sua porta será afetada.

O ideal é utilizar uma solução bem simples para limpar a porta de alumínio: água e detergente neutro. Em um balde de plástico, misture uma colher de detergente neutro em um litro de água em temperatura ambiente.

Para limpar todos os tipos de porta de alumínio sem danificá-las, a dica é utilizar água e detergente neutro.

Para ajudar na limpeza, utilize a parte macia da esponja para esfregar a porta e remover a sujeira. Também é recomendado usar panos de microfibra para secar as portas de alumínio após a lavagem. 

Um item proibido na hora de limpar as portas de alumínio é a esponja de aço.

Embora seja conhecida por deixar panelas brilhando, o uso da esponja de aço  deixa a porta de alumínio com riscos, o que compromete a estética do material. Por isso o ideal é não utilizá-la para a limpeza. 

A pintura das portas em alumínio é um dos pontos favoráveis, pois é realizada na fábrica e dura bastante tempo. Porém, se você utilizar ácidos para limpá-las, a tinta perderá seu brilho. 

Isso ocorre porque os ácidos deixam a porta de alumínio com aspecto fosco

Todos os produtos a base de petróleo devem ser evitados. 

O thinner e querosene, por exemplo, são recomendados para deixar a porta de alumínio com mais brilho. Isso até funciona quando utilizados nas primeiras vezes. 

No entanto, o uso constante desses produtos remove a película de proteção contra poeira. Assim, a durabilidade das portas fica comprometida. 

Se você já utilizou uma faca para limpar os cantinhos das portas de alumínio, não faça mais isso. Esses objetos pontiagudos danificam o material e a pintura

No lugar deles, você deve optar por pincéis com cerdas bem macias para limpar os cantos da porta de alumínio. Também vale reaproveitar aquela escova de dentes macia e que já está velha para a limpeza. 

Já para limpar os vidros da porta de alumínio, você pode utilizar um pano de microfibra com um pouco de álcool. Após isso, passe uma folha de jornal no vidro para deixá-los sem nenhuma mancha.

Está precisando trocar as portas da sua casa? Conheça nossa linha completa de portas de alumínio!