Tamanho, capacidade, formato e material devem ser considerados na hora de comprar o produto ideal

Quem nunca imaginou chegar em casa após um longo e cansativo dia de trabalho e tomar aquele banho relaxante de banheira? 

Se você está pensando em ter um banheiro com banheira, precisa se atentar a algumas características dos produtos e do ambiente.

Para ter o banheiro dos sonhos e desfrutar momentos de conforto, separamos algumas dicas para escolher sua banheira. Confira a seguir!

O que você precisa saber sobre banheiras antes de comprar

Antes de escolher uma banheira, você deve medir o espaço disponível em seu banheiro

Com as medidas em mãos, é possível escolher o produto mais compatível com a sua casa.

Outro detalhe para se atentar na hora de comprar a banheira ideal é verificar a posição padrão da motobomba. Ela é responsável por fazer a água circular e deve ficar acessível para a manutenção. 

Por isso, na hora de escolher o produto, garanta que o modelo permitirá fácil acesso à motobomba.

Se o espaço do seu banheiro é pequeno, o ideal é adquirir uma banheira retangular com capacidade para uma pessoa.

Material das banheiras

Existem duas opções de materiais para o acabamento: gel coat e acrílico. Ambas fornecem um resultado semelhante, porém possuem diferenças importantes.

O acrílico é um tipo de plástico resistente, transparente e incolor que pode ser moldado quando exposto a altas temperaturas. 

Na produção de banheiras é usado o processo de vácuo-formagem (vacuum forming) para moldar o acrílico no formato desejado.

o gel coat é uma resina, com aparência de uma tinta grossa

Ele é aplicado ao casco da banheira como a pintura, que funciona como um revestimento de cor e também como proteção. 

A pintura de gel coat protege a fibra de vidro do desgaste e age contra a ação dos raios ultravioleta e da umidade. Ele também é um material usualmente utilizado em barcos e aviões.

Um diferencial das banheiras com acabamento em gel coat é que elas podem ser produzidas em qualquer tonalidade pantone. Assim, há mais de 10 mil opções de cores, o que permite mais flexibilidade em ambientes com decorações mais arrojadas. 

O acabamento gel coat dá menos brilho à peça, porém permite reparo em furos e trincas.

Tanto o acabamento em acrílico quanto em gel coat estão disponíveis em opções de banheiras e SPAs, em diferentes formatos e capacidades e podem deixar seu banheiro com banheira 

Formatos mais comuns de banheiras

Na hora de adquirir uma banheira é necessário escolher o formato ideal.

Para isso, você deve ver qual combina melhor com o projeto do seu banheiro dos sonhos e considerar o seu gosto pessoal. 

As banheiras de canto possuem design produzido para os cantos do cômodo. Esse modelo permite aproveitar mais os espaços no projeto do banheiro e criam uma decoração minimalista.

Já as banheiras redondas ou ovais possuem curvas no design. Essa característica proporciona um layout moderno e sofisticado ao espaço.

Outro modelo bem comum, é o das banheiras retangulares. Esse formato é um dos mais fáceis de adaptar a qualquer layout, por isso pode te ajudar a ter o banheiro com banheira dos sonhos. 

Elas podem ser encaixadas no meio do banheiro ou encostada à parede, usando alvenaria ou não. 

Além disso, o formato das banheiras retangulares proporciona mais conforto ao usuário, pois permite acomodar um corpo ereto.  

Na hora de escolher um modelo também é importante pensar na quantidade de pessoas que vão utilizar a banheira. A Astra possui banheiras para uma, duas e três pessoas. 

Além delas, há SPAs que acomodam até 12 pessoas.

Modelo de banheira oval pode ser instalado sem precisar de uma estrutura de alvenaria.

Estilos de banheiras

As características das banheiras variam de acordo com o estilo delas, podendo ser de imersão, hidromassagem, ofurô ou SPA.

As banheiras de imersão são pensadas para garantir conforto, tranquilidade e relaxamento.

Esse estilo de banheira possui diversos modelos de angulações em sua base e bordas. 

Seu design, com curvas suaves, acentua a sensação agradável que o produto proporciona. Dessa forma, as banheiras de imersão oferecem um toque elegante e decorativo ao banheiro.

Diferente das banheiras comuns, as de imersão não possuem jatos de hidromassagem e outros acessórios, apenas entrada e saída de água. 

Esse estilo de banheiras da Astra possui o conceito free standing. Por isso ela não necessita de acabamento em alvenaria, o que facilita no momento da instalação.

Com um estilo que lembra os banhos das rainhas de filmes, as banheiras de imersão vitorianas são sofisticadas e fáceis de instalar no banheiro.

As banheiras de hidromassagem possuem jatos e mini-jatos de água que são perfeitos para relaxar, aliviar a pressão do corpo e problemas articulares. 

A cada uso, o usuário pode escolher entre ativar ou não a hidromassagem.

Já o ofurô é um estilo de banheira japonesa. Ele ajuda a diminuir o estresse, relaxar, além de estimular a mente e o corpo. 

Diferente das banheiras, o ofurô é mais fundo, possibilitando ao usuário a imersão na água até a altura dos ombros, o que dá ainda mais sensação de bem-estar.

 

Ofurô é pequeno e mais profundo que as banheiras, o que proporciona um banho relaxante.

Versão das banheiras

Escolher a versão de uma banheira é como escolher a versão de um carro. 

Cada modelo vem com itens de série específicos e possui itens opcionais, que você pode incluir na hora de determinar a versão. 

Por isso, é importante ficar atento aos acessórios que você deseja acrescentar para deixar o seu banho de banheira ainda mais relaxante.

Você pode optar por cromoterapia, jatos de hidromassagem, alças, almofadas, cascatas, frigobar e outros acessórios.

As banheiras de hidromassagem e ofurô da Astra, por exemplo, possuem a versão Luxo, Super Luxo e Gran Luxo.

Já as banheiras de SPA, contam com as mesmas versões das de hidromassagem e há ainda as versões Standard, Econômica e Première. 

Banheiro pequeno

Ter um espaço pequeno não significa abandonar o sonho de ter um banheiro com banheira.

Utilizar uma banheira compacta na área de banho faz com que o item ocupe exatamente o espaço destinado para o box e o chuveiro. 

Esse é uma opção para juntar o útil ao agradável. A ideia dispensa a mudança no design geral do banheiro e grandes reformas.

Para aproveitar o espaço do banheiro pequeno, é possível instalar a banheira no espaço do box.

Banheira em apartamento

Para adquirir uma banheira é preciso pensar na estrutura do ambiente como um todo, já que nem todos podem receber uma banheira.

No caso de apartamentos, por exemplo, uma banheira cheia pode sobrecarregar a edificação, pois chega a pesar em média 300 quilos. 

Com isso, uma banheira com um volume de água que ultrapassa a carga determinada para a construção pode causar danos às estruturas, provocando vazamentos e rachaduras.

Para verificar se a estrutura física do seu apartamento suporta uma banheira, é necessário verificar os limites de carga que a edificação pode receber. Eles estão previstos no projeto e no manual do condomínio.

Também é necessário ter uma avaliação profissional de um engenheiro ou arquiteto. Assim, você terá certeza se é possível instalar a banheira. 

Além dessa avaliação, é necessário consultar o síndico do condomínio.

Por último, atente-se às tubulações, ralos e conexões para a chegada da água até a banheira. Para isso, contate o condomínio e um encanador.

Cuidado com as regiões litorâneas

Morar próximo ao mar pode ter seus desencantos se os devidos cuidados não forem tomados.

Quem vive em regiões litorâneas convive permanentemente com um fenômeno da natureza: a maresia.

A principal característica dela é ocasionar a corrosão e oxidação de objetos de diversas matérias-primas, componentes eletrônicos e até mesmo de estruturas de concreto.

Por conta desse fenômeno, quem mora na praia e opta por ter uma banheira, precisa ficar atento a alguns detalhes deste produto, para não ter prejuízos.

As banheiras podem sofrer muito com os efeitos da maresia

Os acessórios que compõem esse produto, como jatos de hidromassagem, válvula de saída e entrada de água são produzidos em ABS cromado. 

O material pode se deteriorar com o tempo, perder sua cor e brilho e ter a estética comprometida.

Por isso, é recomendado que as banheiras instaladas em regiões litorâneas tenham acessórios produzidos em inox, pois o material é mais resistente e não oxida. 

O casco e o acabamento das banheiras não são afetados pela maresia. Portanto, fique atento aos acessórios das banheiras. 

Economia de água

Você sabia que é possível reutilizar a água da banheira para algumas atividades domésticas e economizar um pouco de água? 

As banheiras possuem filtragem química e física. Com isso, a água permanece limpa e pode ser usada em outras atividades, como lavar o quintal, o carro e regar o jardim. 

Ela também pode ser reaproveitada na descarga do vaso sanitário. 

Para reaproveitar essa água, o ideal é utilizar um reservatório, como um eco tanque utilizado para cisternas.

Se você acredita que a banheira gasta muito mais água que o chuveiro, está enganado.

As banheiras utilizam o mesmo volume de água de um banho de chuveiro. Porém, como a água do chuveiro é escoada, não é possível perceber a grande quantidade que é utilizada.

A água utilizada nas banheiras SPA pode ser tratada e reaproveitada, o que proporciona economia.

Se você optar por um modelo de banheira SPA e não quer desperdiçar água, pode ficar tranquilo. Esse tipo de banheira possui filtro físico, que elimina a sujeira mais grossa. 

Além disso, o ozonizador, que fica dentro do sistema da SPA, faz a limpeza química e elimina os microorganismos existentes na água. Os dois mantêm a água limpa por mais tempo.

Outro ponto positivo das banheiras SPA, é que a capa protetora delas reduz em até 90% a perda de volume por evaporação. Com isso a economia será maior, já que não é necessário ficar enchendo a SPA a todo momento.

Já sabe onde instalar e o formato do modelo, mas ainda não decidiu qual comprar? Conheça a nossa linha de banheiras!