Em 2021, projeto amplia público e dobra premiação

Na quarta-feira (16), a Astra lançou a 25ª edição da Olimpíada Estudantil Astra de Matemática. O evento, online, contou com a participação de membros do conselho, diretoria e colaboradores da Astra, professores e coordenadores de escolas públicas e particulares de Jundiaí e região, além de representantes da Diretoria de Ensino de Jundiaí. Em 2021, o tradicional projeto que incentiva o estudo da matemática, contará com algumas novidades.

A principal delas diz respeito à aplicação das provas. Neste ano, as escolas terão acesso ao arquivo digital das provas da primeira fase e poderão definir a melhor forma de aplicá-las aos alunos: de maneira presencial, nos próprios colégios, ou online, por exemplo. A medida tem como objetivo preservar a saúde e integridade física dos participantes da Olimpíada de Matemática, levando em conta o atual cenário de pandemia de covid-19.

A prova da segunda fase, antes realizada nas dependências do clube de campo da empresa, deverá ser realizada na própria escola dos estudantes. Nesta etapa, participam dois alunos de cada colégio participantes que obtiveram as melhores colocações na primeira fase.

Outra novidade diz respeito ao público participante. Além dos alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular de Jundiaí e região, excepcionalmente neste ano, os estudantes do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados também poderão participar da Olimpíada. A exceção foi considerada já que, em 2020, não foi possível realizar o projeto em decorrência do coronavírus.

Premiação

A 25ª edição da Olimpíada terá o dobro de prêmio aos alunos com as melhores colocações. Os dois primeiros colocados do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio da rede pública e particular receberão um notebook e uma impressora cada. As respectivas escolas de cada um dos estudantes serão contempladas com um computador e uma impressora cada.

Já os classificados do 3º ao 10º lugar do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio da rede pública e particular ganharão um tablet cada.

A iniciativa ainda premia todos os concorrentes da segunda fase do projeto com um brinde e um certificado.

Atravessando gerações

Durante o evento de lançamento, Ana Oliva, presidente do Conselho da Astra, reforçou a importância do projeto, que tem atravessado gerações. “Só em Jundiaí, uma em cada quatro pessoas já participou da competição. Uma estatística, a meu ver, espetacular! Se analisarmos, os primeiros participantes já são adultos com famílias, com seus filhos participando destas edições mais recentes”, contou. “A Olimpíada Estudantil Astra de Matemática é um projeto que atravessa gerações, sempre promovendo valores essenciais para nossa vida e nossa comunidade”, reforçou a empresária.

Histórico

Realizada pela primeira vez em 1996, a Olimpíada Estudantil Astra de Matemática conta com o apoio da Diretoria de Ensino da região de Jundiaí. Em sua primeira edição, o projeto contou com a participação de 1.500 inscritos de 41 escolas. Em 2019, 10.151 alunos de 128 instituições participaram da primeira prova. Já são mais de 177 mil participantes ao longo de 25 anos.