Afirmação foi feita pela presidente do conselho administrativo da Astra, Ana Oliva, durante lançamento da 24ª edição do projeto.

No dia 29 de março, aconteceu nas dependências da Astra, o lançamento da 24ª edição da Olimpíada Estudantil Astra de Matemática. Estiveram presentes no evento membros do conselho, da diretoria e colaboradores da Astra, professores e coordenadores de escolas públicas e particulares de Jundiaí e região, além de representantes da Diretoria de Ensino de Jundiaí. Na ocasião, o público presente foi apresentado ao regulamento 2019 do projeto e às datas de realização das provas.

De acordo com Ana Oliva, presidente do conselho administrativo da Astra, a Olimpíada de Matemática atravessa gerações. “19% da população da nossa região já fez uma das nossas provas. Só em Jundiaí, uma em cada quatro pessoas já participou”, destacou. “Se pensarmos em longevidade, os alunos que participaram da primeira edição são adultos com famílias estabelecidas, às vezes com filhos já aptos a participarem das provas”, comentou Ana Oliva.

A Dirigente Regional de Ensino de Jundiaí, Maria Ludmila Catalá Mendes, considera a Olimpíada de Matemática promovida pela Astra é uma ferramenta de ensino relevante. “Este projeto é importante para os professores e em especial para os alunos, que podem se preparar para outras olimpíadas de matemática estaduais e até mesmo nacionais”, revela.

Podem participar da Olimpíada de Matemática alunos das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Itupeva e Louveira, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual, municipal ou particular. As inscrições para a primeira fase da olimpíada começam no dia 29 de março e devem ser feitas pelos diretores das escolas até 30 de abril.

Dividida em duas fases, a olimpíada dá a oportunidade de todos os classificados para a segunda etapa participarem do processo seletivo, podendo ingressar nas empresas do Grupo Astra como aprendizes ou já no quadro de colaboradores efetivos, para os setores administrativos ou de acabamento de produtos. Atualmente, 40 ex-participantes do projeto trabalham em empresas do grupo.

Premiação

A premiação é dividida entre escolas públicas e particulares. Os dois primeiros colocados de ambas as modalidades recebem um notebook e uma impressora multifuncional. Suas escolas de origem ganham um computador e uma impressora cada. Os classificados do 3º ao 10º lugares das escolas públicas e privadas que obtiverem essas colocações ganharão um tablet cada.

Vale ressaltar que todos os concorrentes da 2ª fase receberão um brinde e um certificado de participação.

O regulamento, provas anteriores para consulta e outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.olimpiadaastradematematica.com.br.