Exercícios diários para os alunos do projeto também são disponibilizados no Youtube

As aulas online foram a resposta da Escolinha de Triathlon Formando Campeões para enfrentar o isolamento social imposto pela pandemia de Coronavírus. Com exercícios práticos passados em vídeo pelos professores, a garotada segue em atividade, mantendo o condicionamento físico.

Os vídeos são distribuídos diretamente pelos professores às suas turmas, por e-mail. Também são disponibilizados diariamente no canal Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Youtube, para quem quiser acompanhar as aulas.

Professores Carlos e Rodolfo durante aula online. (Foto: divulgação)

A medida faz parte de um plano de contingência criado pela Escolinha de Triathlon para enfrentar o desafio desse período mais delicado. Numa primeira etapa, os técnicos de cada núcleo transmitiram às suas turmas dicas, lições e atividades a serem realizadas em casa por eles e seus familiares.

“O objetivo era melhorar a convivência dentro de casa, ao mesmo tempo em que dávamos a eles a oportunidade de um momento de atividade física”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. Enquanto isso, os atletas do alto rendimento passaram a ser acompanhados por seus treinadores com planilhas e conversas online. “Precisamos preservar a imunidade deles, por isso os treinamentos estão sendo mais conservadores, verificando dia a dia a saúde de cada um.”

Agora, nesta segunda fase, os treinadores estão ainda mais próximos, por meio das aulas diárias online e atendimento por telefone aos que não têm acesso à internet.

Após a liberação dos órgãos estaduais e municipais dos locais de treinamentos, a Escolinha de Triathlon montará uma estratégia para que todos possam treinar com toda a segurança possível, fazendo a higienização diária dos locais e equipamentos. O número de atletas nos treinos também deverá ser reduzido, com agendamento de horários e preferência por locais abertos.

“Este é um momento para reaprender, ter esperança. Se tudo for acompanhado com responsabilidade, sermos vencedores na vida e no esporte”, destaca Ricardo Júnior Cardoso.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon completou 5 anos de existência em 2020. Atualmente, atende 200 alunos da rede pública de ensino no total, sendo 80 alunos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, e outros 120 nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, em espaços esportivos mantidos pela Prefeitura de Curitiba, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.