Campanha de doação visa aumentar estoques da Colsan, que chegam a estado crítico

A pandemia do novo coronavíus tem afetado não apenas a economia e o sistema de saúde, mas também os hemocentros de todo o país, que registram baixas históricas em seus estoques. A Colsan Jundiaí – responsável por atender os hospitais do município e de outras regiões, como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Itatiba -, teve queda de mais de 50% de doadores durante este período de distanciamento social.

Como uma forma de ajudar a reverter esse quadro e elevar o número de doações, a Astra segue com sua campanha própria. Lançada durante o mês de março, a iniciativa já levou 60 doadores, entre funcionários e dependentes, à Colsan Jundiaí. Além dos colaboradores da Astra, Finamax, Japi e Urbitec | FA Oliva, a campanha também é direcionada à população.

“Neste momento delicado, entendemos a importância em mobilizar e incentivar não apenas nossos funcionários e seus dependentes a doarem sangue, mas também os moradores de Jundiaí e das cidades vizinhas. O número de doações sofreu uma grande queda, mas a demanda por bolsas de sangue nos hospitais continua”, explica João Storarri, gerente de Recursos Humanos da Astra. “Se conseguirmos reverter essa situação, toda a população será beneficiada”, completa Storarri.

Como participar

Para participar da campanha, é preciso agendar com antecedência sua doação na Colsan Jundiaí, pelo telefone (11) 4521-4025. O objetivo do agendamento prévio é evitar aglomeração. Informe no ato do agendamento que você está participando da Campanha da Astra. Depois, envie uma foto do comprovante da doação para o celular (11) 99491-7692 e participe de uma ação especial que será realizada posteriormente.

Os doadores precisam atender aos seguintes requisitos: ter entre 18 e 69 anos; pesar acima de 50kg; estar em boas condições de saúde, bem alimentado e evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não ter apresentado sintomas gripais nos últimos 30 dias; não ter tido contato com pacientes confirmados ou casos suspeitos do novo coronavírus nos últimos 30 dias; apresentar um documento oficial com foto no dia doação.

Histórico

Criada há 13 anos, a campanha de doação de sangue da Astra mobiliza os colaboradores das empresas Astra, Finamax, Japi e Urbitec | FA Oliva e incentiva a doação de sangue para a Colsan Jundiaí. Em 2019, entre os meses de maio de agosto, foram arrecadas 300 bolsas de sangue, que ajudaram a salvar o equivalente a 1.200 vidas.