Faleceu nesta quinta-feira, 09 de março de 2017, aos 90 anos, José Augusto Pinto Paes, um dos fundadores da Astra. Paes deixa esposa, uma filha, dois netos e um bisneto.

A Astra lamenta profundamente a perda de José Paes, que esteve presente ativamente no Conselho Administrativo da empresa até poucos dias antes de seu falecimento. O exemplo do empresário continuará presente no cotidiano da empresa, em sua memória.

Biografia

Nascido em 1926, o jundiaiense José Augusto Pinto Paes era descendente de Fernão Dias Paes, um dos mais afamados bandeirantes paulistas. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, trabalhou na Prefeitura de Jundiaí e foi professor de cálculo e da área industrial, vocação herdada de sua mãe, Ana Pinto Duarte Paes, que dá nome a uma escola estadual no bairro Ponte São João.

Em 1957, Paes juntou-se a um grupo de amigos para assumir a administração da marcenaria do seu irmão João Carlos Duarte Paes. Dessa união nasceu a Astra, que também contou em sua sociedade com outro irmão de José Paes, o Geraldo Pinto Duarte Paes, que trabalhava com seguros na época.

Além de estar envolvido na administração da Astra, José Paes sempre manteve uma construtora, responsável entre outras obras pela construção do tradicional Mercadão do Vianelo, do prédio da Câmara Municipal e dos escritórios da Vulcabrás, todos em Jundiaí. Em 1994, em sociedade com o genro, Nestor Gregori, fundou a Paes & Gregori, incorporadora à frente da obra do Hotel Ibis Jundiaí, inaugurado recentemente.

Paes foi casado com a professora Iris Cassatella Paes por 64 anos. Da união, nasceram a filha Ana Lúcia Cassatella Paes, dois netos e um bisneto. O casal sempre se orgulhou do que realizou ao longo da vida. A satisfação em dar à sociedade um retorno em troca do sucesso de seus empreendimentos foi o motor que levou Paes e Iris a este resultado.