No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

A importância dos ralos e caixas de gordura

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica Qual a diferença...

A importância dos ralos e caixas de gordura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Saiba para que cada uma serve e confira algumas dicas
antes de comprar estes produtos

Na imagem temos a caixa de gordura da Astra e o cesto removível para facilitar a limpeza no dia a dia.

Durante a construção de um imóvel, ou até mesmo na hora de realizar uma reforma, a parte hidráulica deve ser um dos pontos primordiais a ser planejado. Deste modo, pensar em itens que trazem comodidade e eficiência para o bom funcionamento desta etapa é muito importante.

Para realizar o descarte correto dos resíduos à rede pública, evitando a volta de mau cheiro e insetos, deve-se utilizar alguns itens para a montagem do sistema hidráulico, dentre eles, os ralos simples, a caixa sifonada e a caixa de gordura.

Mas você sabe qual a real importância de cada item? Confira neste artigo do Blog Astra, quais são as principais diferenças entre esses produtos e algumas dicas para comprar cada um corretamente:

Ralos

Os ralos podem ser encontrados em diferentes versões e formatos, de modo que atendam as mais diversas necessidades do ambiente. Existem vários tipos de ralo, como o ralo seco simples, ralo sifonado, ralo oculto, ralo de canto e o ralo linear.
Quem diria que um simples produto teria tantas opções, não é mesmo?!

Na imagem temos o ralo da Astra na cor branca, instalado em um piso azul que está molhado.
Os ralos são itens pequenos, mas essenciais para o bom funcionamento da parte hidráulica do imóvel.

Entenda um pouco mais sobre cada modelo

Confira agora a diferença entre os modelos de ralos citados a cima:

Ralo seco simples:

Os ralos simples são modelos pequenos que possuem uma única saída para conduzir a água. São os mais comuns nas casas dos brasileiros. Esse tipo de ralo geralmente é produzido em plástico, alumínio ou inox.

Eles são instalados sob o revestimento, ficando visíveis e alinhados com o piso, tendo como principal função, absorver a água e encaminhá-la para a tubulação de esgoto.

Devido a essas características, eles são indicados para ambientes que possuem pouco volume de água, como nos banheiros. Em ambientes com grande volume de água, esse tipo pode não dar conta da vazão, resultando no acúmulo de água em cima da grelha.

Este modelo costuma não possuir sifão, sendo ligado diretamente à tubulação de esgoto. Dessa forma, o caminho é livre para o retorno de mau cheiro. Por isso é aconselhado a utilização de uma caixa sifonada conectada ao sistema, o que evitará o retorno do odor.

Possuindo os preços mais acessíveis do mercado, os ralos simples possuem medidas padrões, como 10×10 cm, 15×15 cm e 20×20 cm. Já os redondos possuem opções com diâmetro de Ø 9,7 cm ou Ø 15 cm. Em nossa Loja Virtual você encontra esse modelo ralo. Acesse e confira!

Ralo sifonado:

Outra opção é o ralo sifonado, modelo que possui compartimento que armazena água em seu interior e, com isso, retém o mau cheiro. Esse diferencial do ralo sifonado torna-o ainda mais completo e eficaz que o ralo seco.

Na imagem está uma cozinha com um armário em tons de madeira. Ao centro está uma pia com acabamento em mármore e em cima da bancada itens de utilidades domésticas da Astra, na cor solar.
Mármores podem ser usados em frontões de pias para combinar com o acabamento.

Ralo oculto:

Uma opção mais moderna são os ralos ocultos, também conhecidos como ralo invisível. Este modelo é uma ótima opção para quem deseja um sistema com acabamento discreto, já que fica rente ao chão.

Comparado ao ralo comum, esta versão oculta não necessita de porta-grelha, pois as aberturas para escoamento se encontram nas laterais da peça. Em cima, será instalado um recorte do mesmo revestimento utilizado no espaço, garantindo um acabamento primoroso.

Além de possuir tamanho universal, sendo compatível com caixas sifonadas, outra característica desta versão da Astra é a proteção anti-inseto, que impede a volta de insetos pelo ralo. Esse modelo também está disponível no kit com a caixa sifonada. Confira!

Na imagem temos um banheiro com uma bacia sanitária, lixeira e escova sanitária. Dentro do box, se encontra o ralo oculto e uma parede revestida com acabamento amadeirado.
O ralo oculto é uma opção mais discreta e sofisticada em relação aos ralos convencionais.

Ralo de canto:

O ralo de canto é um modelo tendência e inovador, indicado para ser instalado nos cantos dos ambientes, principalmente em banheiros e lavanderias. O modelo da Astra também possui proteção anti-inseto, devido ao fechamento automático da peça de saída.

Na imagem é possível ver um banheiro com acabamento em granito, o tapete de plástico flexível da Astra e ao fundo o ralo de canto.
Uma opção diferenciada são os ralos de canto, que possuem excelentes características.

Ralo linear:

Esse modelo de ralo pode ser encontrado em lojas de materiais de construção com facilidade. Com características próximas às dos ralos ocultos, são itens com mais elegância e modernidade.

Além disso, são peças com funcionalidade ideal para ambientes externos, como corredores e quintais. O ralo linear geralmente é feito em inox ou plástico resistente, sendo uma excelente opção, pois é discreto e evita o entupimento devido ao seu tamanho.

Caixa de gordura:

Já as caixas de gordura estão presentes em diversas construções, sendo um item de extrema importância. Este produto tem o intuito de proteger a tubulação, evitando entupimentos. A solução também é responsável por impedir que gorduras sejam depositadas na rede de esgoto, causando males ao meio ambiente.

Essas foram algumas dicas do Blog Astra desta semana. Fique ligado e encontre mais artigos como este! Confira algumas dicas para planejar uma reforma residencial de maneira efetiva e sem dor de cabeça. Clique aqui e confira!  
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida referente a diferença entre os ralos, acesse o artigo para escolher o ralo ideal para o seu banheiro. Acesse clicando aqui!

Por fim, aproveite e descubra como reformar e mudar sua casa para o final do ano e saiba como desentupir o encanamento de maneira fácil e simples.

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro