Aparelho é uma alternativa para economizar energia elétrica

Vai instalar o sistema de aquecimento a gás em casa ou precisa trocar o aparelho antigo, mas não sabe como escolher o melhor aquecedor a gás

Existem diversas opções de aquecedores no mercado. Para comprar o ideal, você deve analisar algumas características da sua casa:

Se você possui apenas um chuveiro com aquecimento a gás, por exemplo, o modelo do aparelho será mais simples. 

Já para aquecer mais de um chuveiro e diversas torneiras, o melhor aquecedor a gás deve ser um mais potente. 

Quer saber mais sobre o aparelho e como escolher o melhor aquecedor a gás? Confira a seguir o que é, como funciona, quais são os benefícios e os modelos disponíveis no mercado.

Benefícios de utilizar o melhor aquecedor a gás

O melhor aquecedor a gás proporciona água na temperatura ideal.

A água é aquecida com a chama do gás dentro do aparelho, por isso,  a temperatura alcançada é mais alta do que em chuveiros elétricos. 

Isso proporciona tomar banhos bem quentes no inverno.

Alguns modelos de aquecedores dependem da energia elétrica para acender a chama do gás. Mesmo assim,  ao instalar o aquecedor em sua casa, você vai economizar mais energia que ao utilizar um chuveiro elétrico, pois a água depende do gás para ser aquecida. 

Outro ponto positivo de escolher o sistema de aquecimento a gás, é que o aquecedor dura cerca de 15 anos. Embora os equipamentos para instalá-lo sejam mais caros que o aquecimento elétrico, o custo-benefício acaba compensando. 

Além disso, para encontrar a temperatura ideal nos modelos mecânicos, é necessário misturar a água quente e a fria. Por isso, o consumo de água é maior que a do chuveiro elétrico. 

No entanto, nos aquecedores a gás digitais, é possível definir a temperatura ideal da água. Assim, não é preciso misturá-la e não há desperdício.

Mesmo assim, se você estiver interessado em um aquecedor a gás, seus benefícios acabam compensando estes pontos de atenção, então vale a pena investir em um.

Qual a diferença entre o aquecedor mecânico e o digital 

Antes de decidir qual é o melhor aquecedor a gás para sua casa, você deve saber que existem dois tipos: os mecânicos e os digitais.

Os aquecedores mecânicos possuem botões para regular a intensidade da chama, para deixar a água mais ou menos quente.

Com eles, o usuário precisa ajustar a potência manualmente quando o chuveiro e a torneira estiverem abertos ao mesmo tempo, por exemplo.

Já os aquecedores digitais possuem ajuste automático da chama. Assim, se dois chuveiros forem ligados ao mesmo tempo, o aquecimento será ajustado automaticamente para evitar que a água fique fria.

Se você deseja praticidade, o melhor aquecedor a gás é o digital. No entanto, esse modelo costuma ser mais caro que os mecânicos. 

Por isso, para quem deseja gastar menos, o tipo mais comum de aquecedor encontrado no mercado é o mecânico.

O aquecedor digital ajusta a potência automaticamente quando dois chuveiros e uma torneira quente são ligados ao mesmo tempo.

Como escolher o melhor aquecedor a gás

Para escolher o melhor aquecedor a gás para seu apartamento ou casa, primeiro você precisa se atentar a alguns detalhes bastante importantes. 

Tipo de gás

Um dos detalhes para se atentar antes de comprar o equipamento é o tipo de gás que você vai utilizar

Se você mora em apartamento, pergunte ao síndico ou ao zelador se o gás instalado é natural, ou seja, se vem da rua, ou se é gás liquefeito de petróleo (GLP), fornecido através de botijão. 

Após descobrir qual será o tipo utilizado, procure por modelos de aquecedor que sejam compatíveis com ele. 

A Astra, por exemplo, possui modelos que são destinados para os dois tipos de gás. 

Pontos aquecidos

Para que o aquecedor consiga esquentar a água da melhor maneira, você deve verificar quantos chuveiros e torneiras serão aquecidos

Além da quantidade, é importante pensar em quantos desses equipamentos podem ser ligados ao mesmo tempo, pois isso afeta na hora de escolher o melhor modelo de aquecedor. 

Se você possui dois chuveiros e três torneiras aquecidas em casa, qual é probabilidade de utilizar todos os equipamentos simultaneamente? 

Essa conta depende do número de pessoas que moram com você. Uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, não vai utilizar todos esses equipamentos ao mesmo tempo. 

No entanto, vale a pena considerar a possibilidade de receber visitas, que podem lavar a louça enquanto outras duas pessoas tomam banho, por exemplo. 

Depois de fazer essa conta, verifique a vazão de cada chuveiro e das torneiras. Você pode encontrar essa informação na embalagem dos produtos ou no site do fabricante.

Esse é um dos pontos fundamentais na hora de escolher o aquecedor. 

Se a vazão de todos os chuveiros e torneiras for maior que a quantidade de litros por minuto especificada no aquecedor, a água não vai ficar tão quente. 
Por isso, a dica é comprar um aparelho que esquente mais litros de água por minuto do que a soma da vazão das torneiras e chuveiros. Assim, se você utilizar todos os aparelhos ao mesmo tempo, a temperatura continuará a mesma.

Para aquecer a água de torneiras, chuveiros e da banheira ao mesmo tempo, você deve calcular a vazão por minuto de todos esses equipamentos. 

Pressão da água

Após checar a vazão, é importante verificar a pressão da água. E como fazer isso?

Quanto mais perto da caixa d’água estão os pontos de água, menor será a pressão. Assim, casas térreas ou apartamentos no último andar, possuem baixa pressão de água. 

Se o modelo de aquecedor que você pretende comprar possui pressão mínima para o acionamento, a água pode ficar gelada em casas com pouca pressão

O ideal para esses casos é utilizar um pressurizador no encanamento. 

Para verificar se o aquecedor a gás possui pressão mínima para ser acionado, confira a ficha técnica do produto. Essa informação é representada em metros de coluna d'água (mca). 

Exaustão

Uma das medidas de segurança para instalar um aquecedor de água a gás em casa é a exaustão dos gases. Por conta disso, os aparelhos devem ser instalados em áreas de ventilação da casa.

Existem modelos de aquecedores com três tipos de exaustão: natural, forçada e de fluxo balanceado.

Os modelos com exaustão natural não possuem ventoinha e os gases saem lentamente do aquecedor. 

Já os aquecedores com exaustão forçada possuem ventoinha elétrica, o que facilita na liberação dos gases. Por conta disso, esse modelo precisa ser instalado em um ponto com conexão elétrica.

O aquecedor com fluxo balanceado pode ser instalado em qualquer área da casa, inclusive no banheiro. Isso porque não há consumo de oxigênio do ambiente na combustão. 

No entanto, diferente dos outros aquecedores, esse modelo requer a instalação de dutos específicos. 

Modelos de aquecedores disponíveis no mercado

Agora que você já está decidido a instalar um aquecedor a gás para seus chuveiros e torneiras e sabe qual o melhor modelo para sua casa, vamos falar sobre os modelos disponíveis.

Aquecedor de 6 l/min a 13 l/min

Esse é o modelo mais simples de aquecedores

Ele esquenta poucos litros de água por minuto. Por isso, é o melhor aquecedor a gás para casas com apenas um chuveiro ou uma torneira aquecida.

É possível encontrar modelos de aquecedores com 6, 8 e até 13 l/min. Para escolher a melhor opção, não esqueça de verificar a vazão da torneira ou do chuveiro. 

O modelo é ideal para casas com apenas um banheiro, na quais não vão ser utilizados dois equipamentos aquecidos a gás ao mesmo tempo.

Por ser mais simples, esse tipo de aquecedor é encontrado apenas com ajuste mecânico da potência. 

Também é possível encontrar o modelo com exaustão natural, forçada ou balanceada.

Aquecedor a gás de 6 l/min é o mais simples e esquenta apenas um chuveiro ou uma torneira.

Aquecedor de 15 l/min

O aquecedor de 15 l/min permite esquentar dois chuveiros ao mesmo tempo ou um chuveiro e uma torneira.  Assim, ao utilizar os dois aparelhos juntos, a água mantém o aquecimento.

É possível encontrar aquecedores de 15 l/min com ajuste de potência mecânicos ou digitais. 

Nos modelos da Astra, esse tipo de aquecedor possui exaustão forçada, natural ou balanceada

Aquecedor de 20 l/min

Já o modelo com aquecimento de 20 l/min permite ligar dois chuveiros e uma torneira aquecida ao mesmo tempo.

O modelo é recomendado para casas com dois banheiros, que não vão utilizar mais de dois equipamentos no mesmo momento. 

Os aquecedores de 20 l/min estão disponíveis na versão mecânica, com exaustão natural, e na digital, com exaustão forçada. 

Aquecedor de 24 l/min

O modelo mais potente é o de 24 l/min. Ele é o melhor aquecedor a gás para casas com mais de duas pessoas.

Com esse tipo de aquecedor, você pode ligar dois chuveiros e duas torneiras ao mesmo tempo

Ele também pode aquecer até três chuveiros ao mesmo tempo, mas não é possível ligar a torneira aquecida sem que a temperatura caia.

Por ser mais potente, é possível encontrar esse modelo de aquecedor apenas na versão digital e com exaustão forçada. 

Aquecedores a gás possibilitam mais economia de energia e conforto aos usuários.

Já sabe qual é o melhor aquecedor a gás para sua casa? Conheça os nossos modelos de aquecedores!