Empresa convida seus colaboradores e a comunidade a prestar o ato de solidariedade

A Astra deu início, em junho, a mais uma edição da sua campanha de doação de sangue. A iniciativa, que em 2021 completa 17 anos de realização, terá duração de três meses. Assim, como em anos anteriores, além dos colaboradores da empresa, a comunidade também está convidada a participar da ação de solidariedade.

A campanha da Astra acontece em um momento oportuno: com o início do inverno e a pandemia da covid-19, os hemonúcleos estão com estoques reduzidos, o que prejudica diretamente o fornecimento de sangue para os hospitais. A Colsan Jundiaí – responsável por atender as demandas do município onde está instalada e das cidades vizinhas – está atualmente com o estoque 30% menor. Normalmente, o local tem capacidade para coletar 120 doações por dia, porém esse número só está sendo alcançado apenas às sextas-feiras e aos sábados.

Doação segura

Desde o início da pandemia, a Colsan Jundiaí tem seguido todas as medidas preventivas contra o coronavírus. As cadeiras para doação seguem o distanciamento e são higienizadas após o uso; a desinfecção do local é feita regulamente; todos os prestadores de serviço da unidade fazem uso de máscaras, e dispensers de álcool em gel foram disponibilizados também para os doadores.

Requisitos para doar

Para doar sangue, o candidato deve atender a alguns requisitos, como ter entre 18 e 69 anos; pesar acima de 50 quilos; possuir boas condições de saúde; estar bem alimentado, mas ter evitado alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

As pessoas que tenham tido covid-19, devem aguardar 30 dias após desaparecimento dos sintomas para doar sangue. Quem foi imunizado recentemente com a vacina CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan), deve aguardar 48 horas antes da doação; para aqueles que receberam a vacina Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz), o prazo de espera é de sete dias após a aplicação. O mesmo vale para a vacina da gripe: quem foi imunizado também precisa aguardar 48 horas antes de fazer sua doação de sangue.

Para participar da campanha da Astra, os interessados devem agendar o horário da doação no aplicativo da Colsan. No dia agendado, é necessário apresentar um documento original com foto e informar na recepção que doará sangue para a campanha da Astra.

A Colsan Jundiaí atende na Rua XV de novembro, nº 1848, Vila Municipal (11) 4521-4025. O horário de atendimento é de segunda à sábado, das 7h30 às 12h30. Acesse www.colsan.org.br para mais informações.