Iniciativa reformou e decorou abrigo de crianças em São Paulo

Transformar a vida de crianças dando a elas alegria, esperança e um verdadeiro lar. Essa é a missão do projeto Decor Social, que desde 2017 vem reformando e decorando casas que acolhem jovens cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados.

A iniciativa conta com a ajuda voluntária de profissionais das áreas de arquitetura, decoração e paisagismo, e recebeu doações de produtos Astra para a reforma do Lar “João Paulo”, da Associação Maria Helen Drexel, entregue no dia 12 de dezembro durante evento de inauguração.

A arquiteta Mari Ani Oglouyan, uma das profissionais envolvidas com o Decor Social, foi a responsável por coordenar a reforma do banheiro principal da casa. O desafio era criar um projeto para dez crianças, entre meninos e meninas de diferentes idades, utilizando os acessórios para banheiro e itens da linha de utilidade doméstica da Astra.

“Instalamos os nichos na parede do banheiro para que cada criança possa organizar melhor suas coisas. Na bancada, colocamos dois porta-escovas de dente e porta-objetos para armazenar itens de higiene pessoal, além das saboneteiras. Na área do banho optamos pelos acessórios com ventosa e os cestos multiusos em inox”, explica Mari Ani. “Mesclamos cores neutras com amarelo e laranja, o que deixou o ambiente ainda mais alegre”, ressalta a arquiteta.

Os cabides em aço inox e a Lixeira de Dupla Abertura foram outros itens utilizados no projeto:

A psicóloga e gestora da Associação Maria Helen Drexel, Roberta Aidar Kennedy Lund, comenta que outro ponto positivo da reforma diz respeito à melhora da autoestima das jovens. “Para crianças e adolescentes que tiveram muitas privações ao longo da vida é extremamente importante ter uma casa bonita, aconchegante, enfim na palavra deles: a casa dos sonhos”, diz Roberta.