Leandro Macedo atuará junto a coordenadoria do projeto na periodização e planejamento dos treinos.

Único brasileiro campeão mundial de triathlon, Leandro Macedo volta a formar uma dobradinha com Juraci Moreira, antigo adversário, ex-pupilo e outro nome de destaque na modalidade. O objetivo é ajudar a formar uma nova geração de triatletas vitoriosos no País. Assim, Leandro será o consultor técnico da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto paranaense idealizado por Juraci e referência nacional no desenvolvimento das categorias de base. Também fará a consultoria da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, equipe com os dez atletas do projeto com maior potencial para chegar às Olimpíadas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões revelou, em três anos de trabalho, nomes que estão brilhando no cenário nacional e internacional da modalidade, como Gabrielle Lemes e as irmãs Alice e Maria Fernanda Forti Tinelli. Para Leandro Macedo, o projeto está no caminho certo para retomar a trilha de vitórias do esporte no Brasil. Sua expectativa, com a nova parceria firmada, é de que o projeto seja ampliado para todo o País.

“Depois da nossa geração, minha e do Juraci, ficou um vácuo no triathlon no Brasil. Diferente de outros países, aqui não houve um investimento na base do esporte. Esse é o trabalho que a Escolinha vem fazendo, e já vejo alguns triatletas com muito potencial. É o caso da Gabrielle Lemes, por exemplo, que vem crescendo e já é campeã sul-americana júnior, entre outros que já observei. Agora, o ideal é que esse modelo se espalhe para outros estados, para que possamos investir em novos talentos”, ressalta Macedo.

Consultoria técnica

Hoje coordenador da própria assessoria de triathlon em Brasília, voltada para o treinamento de atletas amadores e profissionais, Leandro Macedo é também presidente da Comissão de Treinadores da Confederação Brasileira de Triathlon. Na Escolinha de Triathlon e na Seleção Escolinha, Leandro atuará diretamente junto ao coordenador dos projetos, Ricardo Júnior Cardoso, na periodização e planejamento dos treinos, além de fazer visitas periódicas para observar os alunos e trocar experiências.

“Iniciamos o trabalho com a Escolinha de Triathlon com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes a prática esportiva, a sociabilização e o melhor rendimento por meio do esporte. Com a evolução natural desse trabalho, abrimos um leque de oportunidade àqueles que vêm se destacando, e agora fomos premiados com a nova parceria com o grande triatleta olímpico Leandro Macedo. Ele nos ajudará de forma singular como consultor técnico. Com certeza, sua aproximação com os atletas nos permitirá avançar ainda mais no projeto da Seleção, e para nós é um privilégio ter como gestor e como consultor técnico dois atletas olímpicos, ajudando a elaborar o trabalho com excelência”, destaca Ricardo Júnior Cardoso.

Ricardo ressalta ainda a importância do trabalho conjunto com a equipe de técnicos e parceiros. “Contamos com técnicos experientes, materiais de treino adequados e parcerias importantes. O Colégio da Polícia Militar do Paraná sedia o projeto e nos oferece toda a estrutura, incluindo piscina, pista de mountain bike e musculação. A UFPR nos oferece a pista de atletismo e a clínica Incorp faz um trabalho fisioterápico de excelência. A chegada do Leandro Macedo só vem somar a esse projeto.”

A Escolinha

Atualmente, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.

Foto: Fernanda Paradizo