O termo ESG (do inglês Environmental, Social e Governance) é um chamado da ONU (Organização das Nações Unidas), inicialmente para o mercado financeiro, para que as empresas integrem fatores ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais. O movimento ganhou relevância e tem sido pauta no dia a dia de empresas de diversos segmentos que passaram a olhar de forma estratégica para o tema.

Os critérios ESG estão relacionados aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que representam os principais desafios e vulnerabilidades a serem enfrentadas no mundo. Os objetivos se desdobram em 169 metas a serem cumpridas até 2030.

As empresas têm abraçado cada vez mais esse movimento, passado a traçar metas e realizar ações atreladas aos ODS da ONU e sob a ótica ESG.

Jornada Astra

Em 2021, a Astra instituiu um comitê multidisciplinar com sete membros de diversas áreas para estudar, organizar, desenvolver estratégias e planejar a jornada ESG da empresa, alinhada aos ODS da ONU e em sinergia com as práticas de mercado.

O grupo iniciou uma formação em ESG voltada para as indústrias do mercado da construção, e desenvolveu um planejamento estratégico para ser desdobrado no ano de 2022. Entre as atividades estão 12 ações prioritárias a serem trabalhadas no ano, sendo cinco ambientais, quatro sociais e três de governança; elaboração da matriz de materialidade da empresa, a partir de pesquisa de temas relevantes com os públicos de interesse; adesão ao Pacto Global da ONU; reorganização do Balanço Socioambiental, que agora se chama Relatório ESG.

A preocupação e a atuação da Astra com questões ambientais, sociais e de governança fazem parte da cultura da empresa. Ações e projetos consagrados na área social, por exemplo, já existem há mais de vinte anos. Este site é uma das evidências da tradição destas ações, que agora são apresentadas com uma organização que segue o conceito ESG.

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece orientações para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio das corporações. Seu papel é engajar o setor empresarial mundial para que desenvolva ações que contribuam para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde maio de 2022 a Astra é integrante do Pacto Global, se comprometendo com os Dez Princípios universais e com os ODS da ONU para a construção de um futuro mais sustentável para os negócios, a sociedade e o meio ambiente.

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.