No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Você está lendo

Saiba como fazer a limpeza correta dos espelhos

No Blog da Astra você encontra ótimas Dicas para Decoração, Organização de Casa, Faça Você Mesmo e muito mais | Clique e Saiba Mais!

Fica a dica

Saiba como fazer a limpeza correta dos espelhos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Na hora de realizar a higienização dos vidros devemos utilizar produtos que não mancham ou deixam marcas

Em uma sala de jantar, temos uma mesa e duas cadeiras na cor branca. Em cima da mesa, alguns vasos também na cor branca, fazem a decoração. Ao fundo temos o espelho Dália da Astra em uma parede em cimento queimado. Ao lado esquerdo, finalizando a decoração do ambiente, se encontra um vaso com uma folhagem de tamanho médio.

A limpeza da casa sempre é um momento trabalhoso e que requer cuidado e atenção, principalmente em objetos como espelhos e vidros. Nessa etapa, uma higienização incorreta pode deixá-los manchados, por isso algumas soluções são necessárias.

Os espelhos são objetos que servem não somente para atividades de cuidados pessoais, mas também para ampliar a sensação do ambiente, sendo um item aliado à decoração. E é nessas horas que espelhos sujos ou com manchas atrapalham o uso no dia a dia, deixando o ambiente não tão atraente.

Dessa forma, devemos sempre nos atentar aos produtos utilizados para realizar a limpeza da peça, garantindo assim maior durabilidade e vida útil aos espelhos.

Neste artigo do Blog Astra, listamos os procedimentos mais adequados na hora da limpeza de vidros e espelhos. Seguindo-as, você terá mais facilidade para mantê-los sempre limpos e impecáveis. Confira a seguir!

Itens para realizar a limpeza dos espelhos:

1 – Retirar o pó:

Antes de começar a limpeza de locais espelhados, é preciso retirar o pó da superfície. Com isso, na hora de passar qualquer líquido, esta sujeira não ficará grudada no local. Para retirar o pó, utilize um espanador ou até mesmo um pano macio.

2 – Álcool:

O produto mais comum na hora de realizar qualquer limpeza é o álcool. Utilize-o juntamente com um pano, dê preferência fabricado em microfibra, para que não risque o espelho.

É sempre bom ressaltar que o álcool é um líquido altamente inflamável. Dessa forma, maneje-o com cuidado e, se possível, não utilize o produto com composição abaixo de 30% de água (opte por “álcool 45%” – ideal para limpeza).  

Outro ponto importante para tomar cuidado é na hora de higienizar espelhos com LED. O sistema elétrico presente na parte de trás requer atenção, para evitar que algum líquido entre em contato e danifique o item.

Na imagem uma mulher utilizando luvas, está realizando a limpeza de um espelho redondo. Ela está segurando um borrifador com alguma mistura e passando um pano no vidro do espelho.
Utilizar um pano macio com álcool é uma excelente opção para realizar a limpeza dos espelhos.

3 – Detergente:

Outro produto muito utilizado na hora de realizar a limpeza de superfícies reflexivas é o detergente neutro.

O produto é o mais comum para retirada de manchas. Uma alternativa é fazer uma mistura com água e esfregar delicadamente a superfície. Em seguida, utilize um pano seco e que não solte fiapos para secar o espelho.

4 – Vinagre:

Agora entrando nas dicas mais caseiras, fazer uma mistura de vinagre e água, colocando-a em um borrifador, pode ser outra forma de realizar a limpeza dos espelhos.

Espirre a mistura no espelho e faça a limpeza de maneira delicada com o lado macio de uma esponja. Por fim, para finalizar a limpeza, utilize um pano de microfibra.

5 – Pasta de dente:

Pode parecer estranho, mas outro produto possível para a limpeza do espelho, principalmente depois de um banho quente em que o vidro fica embaçado, são as pastas de dentes.

Para utilizá-la, basta colocar em uma esponja macia e espalhar no espelho, deixe agir por alguns minutos e depois retire com um pano seco. Aqui vai um ponto de atenção: verifique sempre as indicações do fornecedor/fabricante antes de realizar qualquer tipo de limpeza na peça.

Para quem quer praticidade, a linha Astra Conceito possui modelos de espelhos que já possuem sistema desembaçador embutido, que é acionado com um simples toque no botão touch.

Um diferencial atrelado ao produto que garante espelhos sempre prontos para o uso, mesmo após um banho quentinho. Confira mais detalhes acessando nosso site!

Na imagem vemos uma pia dupla na cor rosa, dois espelhos Nice instalados em uma parede com revestimento 3D. Ambas as cubas são da linha concreto da Astra Conceito. Ao meio temos alguns itens de decoração que compõem a bancada.
Os modelos de espelho com desembaçador embutido são um diferencial que traz comodidade aos usuários.

Além dos pontos citados acima, outros locais que possuem vidros, como mesas, portas, box blindex, etc, também devem ter um cuidado especial na hora de realizar a limpeza periódica.

A frequência de limpeza de vidros e espelhos

Agora que você já sabe como realizar a limpeza correta destes itens, procure saber qual a frequência para limpá-los.

Ambientes como sala e quartos, não necessitam de uma limpeza semanal nos espelhos. Essa tarefa pode ser feita quinzenalmente. Já em ambientes úmidos, como os banheiros, recomenda-se fazer a limpeza toda semana, principalmente por ser um local de higiene pessoal.
Caso você esteja procurando por espelhos, acesse a Loja Virtual da Astra e confira todas as opções. A Astra dispõe de diversos modelos em seu portfólio para atender aos mais variados gostos e necessidades. 

Se você gostou das dicas desse artigo, acesse o Blog Astra e confira outros conteúdos para leitura que podem te ajudar, desde a limpeza de ambientes até algumas dicas de decoração.

Aproveite para ler outras dicas de limpeza, como: qual a melhor forma de realizar a limpeza dos banheiros e confira 7 dicas de higiene e limpeza de ambientes.

Caso esteja pensando em utilizar espelhos como itens de decoração, porém está com dúvidas, clique aqui e saiba como usá-la em cada ambiente, aproveite para conferir também o espelho ideal para cada ambiente.

Seis dicas para a maquiagem perfeita Como usar a decoração com nichos no banheiro